Menu
Projetos e Obras
Busca

Conteúdo Arquitetura

Como usar revestimento de cozinha para inovar no seu projeto

22/04/2019

Inspire-se em obras que usaram peças de maneira criativa e transformaram esse ambiente na estrela da casa.

Criatividade na cozinha não se resume apenas às combinações de cores e texturas nas receitas, mas também no uso diferenciado de elementos de decoração funcionais, como o revestimento de cozinha.

Como bem diz o escritor Mia Couto, cozinhar não é só uma tarefa, mas um modo de amar os outros. Portanto, nada mais justo do que dar atenção especial ao espaço onde isso acontece. E no desafio de sair do lugar-comum e criar ambientes criativos, o revestimento de cozinha é um poderoso aliado.

Conheça alguns projetos que exploraram todo o potencial inovador desse material e inspire-se!

3 maneiras de inovar ao usar o revestimento de cozinha

1. Deixe o brilho entrar

Sim, a cozinha também pode ter um toque de glamour! É verdade que esse ambiente precisa ser prático e funcional, mas isso, nem de longe, significa que você não pode investir em combinações mais ousadas, especialmente se a cozinha for um espaço de destaque no imóvel.

Nesse projeto, a sobriedade do branco foi quebrada pelas pastilhas de resina e vidro Star Mix Silver, que reproduzem muito bem o visual do metal, trazendo um toque de brilho sem prejudicar a praticidade já que, apesar da sofisticação, elas são fáceis de limpar.

No piso, o porcelanato Brasília Grafite faz um contraponto interessante ao reproduzir a beleza discreta do concreto. Esse tipo de revestimento de cozinha combina estética com funcionalidade.

A escolha do formato 60 x 120 foi pensada considerando a sensação de amplitude no ambiente, já que peças em tamanhos grandes oferecem continuidade visual. O revestimento de cozinha que reproduz concreto também é uma ótima alternativa para evitar que eventuais respingos e resíduos de líquidos e alimentos, tão naturais nesse tipo de espaço, fiquem evidentes a cada utilização do ambiente.

2. Integre os ambientes

Nesse projeto, o desafio foi integrar sala e cozinha para uma família italiana que adora passar horas conversando reunida à mesa.

Para criar um ambiente elegante e aconchegante, que transmitisse a sensação de continuidade necessária, foi utilizado o porcelanato Ecowood 2.0 Canela, um revestimento de cozinha que reproduz perfeitamente o visual da madeira.

Com bordas retificadas, ele é uma opção inteligente para a cozinha, já que esse formato evita o acúmulo de resíduos no rejunte, mantendo o ambiente limpo por mais tempo.

Para mais harmonia entre o revestimento de cozinha e a decoração da sala, foi utilizado o porcelanato Liverpool Matt Portland. Com acabamento mate e cor clara, ele foi aplicado apenas na parede da pia, para protegê-la contra respingos e resíduos de alimentos.

3. Misture estilos

Outra maneira interessante de inovar ao usar revestimento de cozinha é brincar com a mistura de estilos, como moderno e retrô, para deixar o ambiente descontraído.

Nesse projeto, o porcelanato reproduz fielmente o ladrilho hidráulico, revestindo duas paredes do ambiente e fazendo um contraponto interessante aos elementos ultramodernos da bancada.

As cadeiras em tons fortes tornam o espaço mais alegre, enquanto a parede revestida com pastilhas melhora a sensação de amplitude ao mesmo tempo em que mantém a praticidade do ambiente, já que não acumula sujeira e é fácil de limpar.

Independentemente da proposta do projeto de interiores, o revestimento de cozinha, especialmente nas versões porcelanato e pastilhas, é um item funcional, pois facilita a manutenção e a limpeza do ambiente. Além de prático no dia a dia, esse tipo de revestimento também é um recurso interessante para valorizar o visual do seu projeto.

Agora que você já tem algumas referências para utilizar o revestimento de cozinha e inovar no seu projeto, entenda  como usar o porcelanato decorado no design de interiores.

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *