Menu
Projetos e Obras
Busca

Conteúdo Arquitetura

Como montar sua cozinha gourmet

13/01/2020

Ideias para montar uma cozinha gourmet com muita cor, textura, e formas! Veja e inspire-se!

Prática, funcional e versátil: caracterizada pela integração entre espaços e a união entre culinária e convivência, a cozinha gourmet vem conquistando cada vez mais pessoas. E não é à toa.

Além de toda a funcionalidade e a comodidade que representa no dia a dia, esse modelo de cozinha pode ser montado em espaços grandes ou compactos, o que o torna perfeito para qualquer lar.

Planejamento da cozinha gourmet

Integração é a palavra-chave quando o assunto é cozinha gourmet. Afinal, esse ambiente combina culinária e convivência, reúne quem cozinha e quem come e, frequentemente, integra a cozinha e outro cômodo, como sala de estar ou de jantar. Por isso, para projetar sua cozinha, o primeiro passo é integrar ambientes.

Nesse sentido, é muito comum que a parede que divide a cozinha e a sala dê lugar à bancada gourmet, utilizada tanto para servir os pratos quanto para acomodar os convidados durante o preparo da comida e na hora da refeição.

cozinha gourmet

Cozinha planejada com detalhes em azul (Projeto: Degradê Arquitetura e Interiores)

A bancada pode acomodar ainda a torneira de cozinha ou o cooktop, oferecendo mais funcionalidade. Ela também pode contar com gavetas, portas e outros compartimentos para que seja possível guardar utensílios e otimizar a organização do cômodo.

cozinha gourmet

Estilo contemporâneo traz elementos mais despojados na decoração (Projeto: Roberta Barnett Zaghe)

Em alguns estilos de cozinha gourmet, a bancada também pode ser substituída por uma mesa com cadeiras, que acolhe os convidados durante o preparo e as refeições, além de potencializar também a decoração.

cozinha gourmet

Integração total entre os ambientes (Projeto: Thais Schiavo)

A bancada gourmet para cozinha e os demais móveis do espaço, como armários, costumam ser planejados, embora essa não seja uma obrigatoriedade. Essa escolha se dá pela facilidade oferecida pelas peças planejadas de terem as medidas exatas para cada ambiente, otimizando a utilização do espaço.

Em relação à pia, ao fogão e à geladeira, o ideal é que sejam posicionados formando um triângulo, o que garante mais praticidade no dia a dia. Além disso, o indicado é manter 60 cm de distância entre cada móvel e eletrodoméstico, considerando a abertura de portas e gavetas, para a livre circulação de pessoas.

Vale ressaltar que as cozinhas gourmet permitem uma grande versatilidade na decoração. A cozinha gourmet rústica, por exemplo, traz a sensação de conforto e o estilo da madeira para o cômodo.

cozinha gourmet

Projeto virtual de cozinha gourmet rústica (Autor: Ofício Casa – Érika Ribeiro e Ana Nogueira)

Você também pode apostar na sofisticação de uma cozinha em uma única cor, na beleza dos móveis retrô ou mesmo na descontração de uma cozinha gourmet colorida.

cozinha gourmet

Cores dão mais vidas ao ambiente gourmet (Projeto: Una Design)

O que não pode faltar na cozinha gourmet

Para escolher os itens que farão parte da sua cozinha gourmet, é importante pensar em praticidade, funcionalidade e beleza, três fatores que devem caminhar juntos.

No que diz respeito ao piso, é essencial que seja fácil de limpar, já que se trata de um ambiente utilizado com frequência e que exige cuidados e higiene. Por isso, prefira superfícies lisas e cores que combinem com a proposta de decoração.

A dica da limpeza também vale para os revestimentos de parede, mas aqui é possível ousar nas texturas e estampas. Revestimentos geométricos, coloridos e texturizados fazem sucesso nas cozinhas gourmet e dão ainda mais destaque ao espaço.

cozinha gourmet

Revestimentos geométricos texturizados deixam a cozinha cheia de personalidade (Projeto: IN ARQUITETURA + ENGENHARIA)

Em relação aos móveis, você pode optar por uma ilha, uma bancada ou uma mesa. O importante é que haja um ponto para convivência, característica fundamental dessa área da casa. Em relação às ilhas e bancadas, as superfícies em pedra são lindas e fáceis de limpar.

cozinha gourmet

Jogo de cores e texturas para modernizar cozinha de apartamento (Projeto: Aline Lumazini)

Lembre-se ainda das cadeiras e banquetas, que, além de funcionais, podem dar um charme a mais a qualquer projeto. Neste sentido, é importante também considerar a iluminação, capaz de garantir um toque diferenciado e funcional ao ambiente.

Plafons e spots podem ser utilizados para iluminar toda a área, enquanto pendentes e luminárias de chão oferecem luminosidade em pontos específicos, de acordo com as sensações que você deseja transmitir e as tarefas que pretende realizar.

cozinha gourmet

Mix de tijolinhos deram um show de personalização (Projeto: Luciana Latorre)

Por fim, os eletrodomésticos são os elementos que completam a cozinha gourmet. Opte por itens que otimizem espaço, como cooktops, fornos e micro-ondas de embutir. As coifas também são uma boa opção por manter o local arejado.

Cozinha gourmet clara e sofisticada (Projeto: LM2 Arquitetura)

A cozinha gourmet é uma tendência e pode ser realidade também na sua casa! Se você já tem uma cozinha como essa ou está fazendo o projeto, conte-nos sua experiência e continue acompanhando o Archtrends para mais dicas e informações!

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *