23.02.2018
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Como a imagem pessoal e o marketing digital podem beneficiar sua carreira?

 minutos de leitura
calendar-blank-line
23.02.2018
Sabemos que cuidar da imagem pessoal e do marketing digital requer cuidados especiais e procedimentos estratégicos. Para falar desse assunto, convidamos a consultora Carol Meyer, autora do blog Dicas da Carol, e a publicitária Ana Paula Coelho, à frente do site Ainda que Tardia. Leitura recomendada!
minutos de leitura

Temas intrínsecos e fundamentais para o crescimento profissional de todo arquiteto e designer de interiores atualmente: cuidar da imagem pessoal, saber projetar-se nas mídias sociais e aplicar Marketing Digital em seus negócios. São temas relevantes, mas que muitos profissionais desconhecem a melhor forma de começar a investir nesses segmentos.

Esses temas foram discutidos esta semana na Portobello Shop Savassi, em Belo Horizonte (MG), para cerca de 50 especificadores da loja. A consultora de imagem e marketing pessoal, Carol Meyer, autora do blog Dicas da Carol, e a publicitária e especialista de Marketing Digital, Ana Paula Coelho, à frente do site Ainda que Tardia, foram as palestrantes convidadas. E ao Archtrends Portobello, deixam dicas importantes sobre esses assuntos. Acompanhe!

Consultora de moda, Carol Meyer, dá dicas de como construir uma boa imagem pessoal para os profissionais na Portobello Shop Savassi - Belo Horizonte
Consultora de moda, Carol Meyer, dá dicas de como construir uma boa imagem pessoal, na Portobello Shop Savassi - Belo Horizonte

Imagem pessoal x profissional

Acredito que construir uma boa imagem pessoal é o resultado de um conjunto de ações, tanto externas quanto internas, e que tem o poder de nos deixar mais seguras e felizes!

Assim define a consultora de moda, Carol Meyer.  Para ela, uma boa imagem pessoal significa, basicamente, ter uma harmonia entre o que você é e o que quer mostrar para o outro. “Quando somos reconhecidas como uma pessoa de estilo e identificadas de acordo com a nossa profissão, isso mostra como a nossa imagem está bem articulada”, afirma. E ainda completa com dicas rápidas:

  • É necessário que as roupas sigam certas regras no âmbito profissional e sejam mais descontraídas no meio pessoal. Existem pessoas que são tão formais no trabalho que não conseguem relaxar no dia a dia. Tem que separar!;
  • Tenha em mente que você pode usar a moda a seu favor;
  • Mantenha seu estilo com postura, isso transmite segurança aos seus clientes;
  • E não se esqueça: goste de você, respeite e ame seu corpo! A autoestima precisa sempre ser sua grande aliada!
Consultora de moda e imagem Carol Meyer. Foto: arquivo pessoal
Consultora de moda e imagem Carol Meyer. Foto: arquivo pessoal

Quando você se sente bem, tudo parece fluir melhor. A autoestima está diretamente ligada à imagem que fazemos de nós e como somos recebidos e percebidos pelo outro. "Tem coisa melhor do que sair de casa e receber um elogio? Se olhar no espelho e ter segurança para encarar a vida? Tudo isso faz com que os relacionamentos, tanto pessoais como profissionais, aconteçam e cresçam. Uma pessoa feliz que cuida da sua imagem é capaz de conquistar o mundo!”, ressalta.

Nas mídias digitais e redes sociais, a imagem pessoal precisa mais do que nunca ser bem planejada. "É muito importante diferenciar o seu perfil pessoal do profissional. Em uma página ou site os seus gostos e preferências não importam, muito pelo contrário. Falar sobre o seu time de futebol ou dar uma opinião política pode afastar possíveis compradores e deixar a sua empresa com uma fama ruim. Imparcialidade é a palavra de ordem", pondera.

Segundo ela, toda ferramenta de divulgação, incluindo o Archtrends Portobello, quando bem utilizada, tem um grande poder de fomentar e melhorar uma imagem. Uma boa foto, informações objetivas, formas claras de interação e todos os contatos fazem toda a diferença! Veja mais Dicas da Carol sobre como usar as mídias sociais a seu favor.

Exemplo de perfil de arquiteto como portfólio digital no Archtrends Portobello
Exemplo de perfil de arquiteto como portfólio digital no Archtrends Portobello

Faça Marketing Digital

Publicitária Anna Paula Coelbo defende estudo de marketing digital para arquitetos e designers
Publicitária Ana Paula Coelbo defende estudo de marketing digital para arquitetos e designers

Para Ana Paula Coelho, além de saber cuidar da imagem pessoal/profissional, utilizar ferramentas digitais para dar visibilidade aos trabalhos e atrair novos clientes, é imprescindível. “Consumidores acordam do mesmo jeito que nós: olhando para a tela de um celular. Se antes sabíamos o que fazer para chegar aos consumidores, usando as chamadas "mídias tradicionais", hoje estamos descobrindo novas maneiras de nos comunicarmos com eles, especialmente por meio de mídias digitais”, afirma.

A cada dia surge uma nova ferramenta e uma nova tendência de marketing, a exemplo do YouTube, com um bilhão de horas de vídeo assistidos por dia; os chatbots de marcas para redes sociais, com estimativa de 85% das interações dos clientes, a maioria da geração millenials; e a explosão dos stories publicados no Instagram, WhatsApp e Facebook, como estratégia fundamental de marketing social.

Mas para Ana Paula, todas essas enxurradas de possibilidades estão em sua maioria distantes para a realidade dos pequenos negócios. “Tem gente preocupada em conhecer a grande tendência para 2018", mas sequer sabem fazer o básico sobre marketing digital, que é ter um excelente portfólio, com bom SEO e presença marcante em mídias sociais e sites do segmento, como Linkedin, Instagram e Pinterest. E é para esse público que indico importantes passos para gerar anúncios segmentados, criar personas, fazer uso inteligente de palavras-chave e outros métodos para usar a internet e atrair novos clientes".

Percebendo que pequenos empreendedores e profissionais liberais têm dificuldade de se atualizar sobre esses conteúdos, ela indica cinco links , especialmente ao Archtrends Portobello, que os ajudarão a se envolver mais no movimento de marketing digital. Veja a seguir:

  1. Assinar uma boa newsletter sobre o assunto: Think Google , The Brief, que fala sobre tecnologia em geral e Ainda que Tardia);
  2. Fazer um curso sobre o assunto para entender o contexto geral;
  3. Participar de grupos de discussão para ficar sabendo de novidades;
  4. Curtir a página Facebook para Empresas (lembrando que Instagram e Whatsapp são do Facebook)
  5. Entrar na comunidade do Google Adwords.

Além desses links, ela afirma que sites do segmento de arquitetura e design que ajudam a ampliar a presença no mundo digital, como o Archtrends Portobello (crie aqui seu perfil), é uma ótima oportunidade para se destacar.

"Quando um consumidor está procurando por produtos ou serviços para comprar quase sempre ele inicia essa busca no Google e profissionais com perfis em destaque nas primeiras páginas da busca ampliam suas chances de sucesso. Um bom trabalho de presença digital é exatamente mapear sites do segmento em que a empresa (ou o profissional) atue e manter sua presença atualizada nestes canais", conclui.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Como a imagem pessoal e o marketing digital p...

Como a imagem pessoal e o marketing digital podem beneficiar sua carreira?

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Millena Ramos
Colunista
Jornalista

Jornalista colaboradora do Archtrends, formada pela UFAL. Pós-graduada em Língua Portuguesa pela Academia Alagoana...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies