Design Design

Veja como deixar sua casa mais perfumada com um aromatizador de ambientes!

E para fazer um desses em casa não tem segredo. Com poucos materiais já é possível deixar a casa com o cheirinho que você mais gostar.

Os aromas possuem uma relação direta com o estímulo de sensações. É por isso que o uso de determinadas essências pode servir, por exemplo, para promover a tranquilidade, aumentar a concentração e até mesmo a fome. E para que você possa explorar cada uma dessas sensações, ensinaremos no post como fazer aromatizador de ambiente.

Um aromatizador de ambientes é uma forma fácil de deixar sua casa mais perfumada com aromas suaves e duradouros.

Como fazer um aromatizador de ambientes

Em alta na decoração dos interiores, o difusor com palitos é uma maneira simples de perfumar os ambientes.

E para fazer um desses em casa não tem segredo. Com poucos materiais já é possível deixar a casa com o cheirinho que você mais gostar. Lembre-se apenas de trocar os palitos de posição a cada cinco horas, para que o perfume se disperse constantemente.

Para fazer um aromatizador de ambientes caseiro você vai precisar dos seguintes materiais:

  • 1 frasco de vidro de 200 ml
  •  100 ml de água destilada
  •  100 ml de álcool de cereal
  •  30 gotas de óleo essencial
  •  Varetas de madeira (tipo palitos de espetinho)

Com os materiais acima em mãos, basta seguir o seguinte passo a passo para fazer um aromatizador de ambientes para sua casa:

  1. Primeiro coloque o álcool de cereal no vidro;
  2. Acrescente o óleo essencial;
  3. Coloque a água destilada;
  4. Feche o vidro e misture com suavidade;
  5. Deixe a mistura descansando por três dias;
  6. Abra o frasco, colocando as varetas para umidificar.

Tipos de aromatizadores

Existem inúmeros tipos de aromatizantes disponíveis no mercado. Entre os principais, podemos citar as velas aromáticas, os sprays, os pulverizadores, os aromatizadores de plug de tomada, o difusor com palitos e os clássicos sachês.

Alguns utilizam óleo essencial e é importante que você escolha o que mais combina com a sua casa porque também são compostos de propriedades medicinais e podem auxiliar no tratamento de saúde, com o auxílio da aromaterapia.

Pode ocorrer de algumas pessoas serrem alérgicas. Nestes casos, o ideal é evitar produtos sintéticos e optar pelos óleos essenciais.

Algumas essências e suas aplicações

Ao escolher o aroma, tenha em mente que cada fragrância tem a sua característica, como a de acalmar, dar energia, aumentar a concentração, entre outras. Elas podem ser facilmente encontradas em lojas de produtos naturais e em farmácias de manipulação.

Abaixo citamos alguns dos aromas mais comumente utilizados. Cada um deles, de acordo com o feng shui e especialistas em aromaterapia, possui suas peculiaridades, benéficas em diversas situações.

Canela

A canela é uma das especiarias mais antigas do mundo. O seu aroma quente e apimentado desperta o apetite, estimula os sentidos, reduz a sonolência e a irritabilidade.

Sândalo

O sândalo tem um perfume envolvente, quente e aconchegante. Ele é recomendado para acalmar a mente, a agitação e a ansiedade. Sua ação aromaterápica tem a ver com a função de estimular o sistema nervoso central.

Capim-limão

O capim-limão é um dos preferidos para aromatizar os ambientes, pois seu cheiro é agradável e traz bem-estar. Ele é indicado para o cansaço físico, mental e a falta de concentração. Além disso, ajuda a estimular a criatividade, a clareza mental e a intuição.

Eucalipto

Para manter o equilíbrio constante e ainda manter a respiração funcional, o aroma de eucalipto é o ideal. A essência revigora o organismo e ainda serve como poderoso descongestionante.

Lavanda

Além de digestivo, a lavanda melhora a sensação de bem-estar e o sistema imunológico, fortificando as defesas do corpo. Uma gota no travesseiro ajuda a relaxar, assim como em difusores ou em spray, borrifado no ambiente.

Rosas

As rosas têm um efeito calmante muito agradável, ativados principalmente em situações de depressão, medo, tensão e stress.

Patchouli

O patchouli é nativo do sudeste asiático. Seu aroma quente, intenso, amadeirado, doce e balsâmico acalma, relaxa e induz a meditação.

Agora que você já sabe como fazer aromatizador de ambiente, não há mais desculpas na hora de deixar a casa toda cheirosa. Para outras dicas e inspirações, continue acompanhando os posts em nosso blog.

E no site da Portobello você ainda encontra inúmeros produtos para revestir a sua casa e deixá-la incrível.

Até a próxima!

11 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *