Menu
Projetos e Obras
Busca

Conteúdo Matérias

Como escolher o tapete

18/02/2013

Escolher os tapetes para os diversos ambientes da casa não é uma tarefa fácil. Mas se você seguir algumas dicas nessa combinação, com certeza vai ter um espaço alegre, tranqüilo e acolhedor. Sem segredos. A lei da compensação deve ser usada. Sempre. Mas a principal ideia é deixar o tapete como o último detalhe a(…)

Escolher os tapetes para os diversos ambientes da casa não é uma tarefa fácil. Mas se você seguir algumas dicas nessa combinação, com certeza vai ter um espaço alegre, tranqüilo e acolhedor. Sem segredos. A lei da compensação deve ser usada. Sempre. Mas a principal ideia é deixar o tapete como o último detalhe a ser definido. Desta forma você pode analisar bem o projeto e não cometer excessos. Pensando em tudo isso, separamos algumas dicas de como escolher o tapete.

Por exemplo, se o sofá for colorido ou estampado, prefira peças neutras e lisas, e vice-versa. Mesmo que você não tenha um profissional qualificado ao seu lado, seguindo algumas regras, é perfeitamente possível conseguir um equilíbrio entre os tons e manter a harmonia no espaço.

Como escolher o tapete

1º Na hora de escolher a cor do tapete leve em consideração que junto com a cortina e o sofá, eles são as maiores peças do mobiliário, portanto não use as mesmas cores nessas três peças.

Como escolher o tapete

Para tapetes não existem regras de tamanho, no comprimento do sofá é sempre acerto.

Como escolher o tapete

Se o sofá e os móveis forem neutros, use um tapete de cores mais marcantes. Caso o sofá tenha cores mais vibrantes, utilize um tapete mais sóbrio.

Como escolher o tapete

Caso a intenção seja  ampliar o espaço, a cor do tapete é muito importante,  os efeitos claros e escuros dão a ilusão de o espaço ser maior, de acordo com o restante da decoração.

Como escolher o tapete

Se você desejar investir em um tapete com desenhos aposte num que tenha em suas cores, pelo menos uma cor presente na decoração ou nas paredes.

Como escolher o tapete

Os tapetes lisos, são mais fáceis de combinar e menos suscetível ao erro, cansam menos à vista e dão um toque de requinte, sofisticação e limpeza ao ambiente. E você ainda pode ousar nos objetos de decoração.

Como escolher o tapete

Em sala de jantar o tapete deve conter a mesa e todas as cadeiras abertas para o uso. Ou seja, se sua mesa for de 1(um), metro quadrado seu tapete deverá ter dois metros quadrados.

Como escolher o tapete

Os tapetes redondos podem ser usados em halls de entrada ou em quantos de criança, onde podem ser deslocados com facilidade.

Como escolher o tapete

Textura e sensação lado a lado

como escolher tapete

A textura do tapete é um fator importantíssimo. Um tapete felpudo, bem alto, que quando você o pisa, afunda, transmite uma sensação de conforto extremo e, é ótimo em sala de estar e quarto. Já os tapetes ralos e finos são mais indicados para sala de jantar, corredores, cozinha e banheiro.

Limpeza

Para limpar os tapetes fuja das receitas caseiras. Use aspirador duas vezes por semana e para eliminar manchas, apenas sabão e detergente neutros. Na dúvida consulte o fabricante.

Como escolher o tapete caso você tenha crianças e animais de estimação

como escolher tapete

Quem tem criança ou um animal de estimação sabe como é difícil manter a limpeza dos tapetes. A solução, nesse caso, são os coloridos e os mais escuros, que disfarçam melhor possíveis sujeiras.

LEMBRE-SE: O tapete é responsável pela amarração do ambiente, por isso, use a fita métrica e planeje bem a decoração antes de comprar.

4 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *