22.07.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Com poucos detalhes, é possível decorar sua cozinha de maneira elegante e criativa (Projeto: Maria Araújo / Felipe Araújo )

Como decorar uma cozinha: passo a passo para acertar no visual

 minutos de leitura
calendar-blank-line
22.07.2022
Precisa reformar o coração da casa, mas não sabe por onde começar? Veja como decorar uma cozinha em 8 dicas para iniciar já a obra!
minutos de leitura

Preparar e compartilhar uma refeição na cozinha é um dos momentos mais importantes dentro de uma família. É hora de conversar, compartilhar afeto e degustar. Já para quem mora sozinho, a importância é a mesma: cozinhar é praticamente um momento de autocuidado. Por isso, o ambiente é considerado o coração da casa. Mas como decorar uma cozinha e valorizar um cômodo tão importante para uma residência? 

Para quem nunca fez isso, entender como decorar uma cozinha parece complicado. Por isso, preparamos 8 dicas imperdíveis para valorizar o coração da casa! 

12 dicas de como decorar uma cozinha

Veja o que fazer para otimizar sua decoração e aproveitar todo o espaço: 

1. Analise o layout do ambiente 

Aproveitar os espaços é o ponto-chave em como decorar uma cozinha pequena (Projeto: Doma Arquitetura)

Antes de decidir como decorar uma cozinha, é preciso conhecer bem o layout, o formato do ambiente. Um espaço pequeno, por exemplo, provavelmente não vai comportar uma mesa com seis cadeiras. 

Para contornar esse problema, explore bastante o vertical, ou seja, as paredes. Veja algumas dicas:  

  • Use cores chamativas na parede (em uma delas, pelo menos): mesmo que você não coloque muitos itens de decoração, o tom já vai dar aquele ar de ambiente decorado;
  • Prefira armazenar os itens em armários altos e prateleiras: os armários altos também são espaçosos e as prateleiras transformam os itens do dia a dia em parte da decoração; 
  • Coloque uma bancada: ela ocupa menos espaço que uma mesa e dá um ar moderninho ao ambiente. Em alguns casos, pode ser guardada, em outros, armazena itens da cozinha. Uma bancada também pode ser feita de porcelanato
  • Opte por armários suspensos: eles aproveitam um espaço que dificilmente é utilizado; 
  • Escolha móveis que se "encaixam": não precisa comprar uma cozinha completa de uma vez só, mas meça o tamanho das paredes da cozinha e escolha móveis e eletrodomésticos que possam ficar próximos, otimizando o espaço. 

2. Capriche nos revestimentos 

O porcelanato pode revestir rodabancas, backsplash e bancada da cozinha (Projeto: Almma Arquitetura)

Um bom porcelanato é essencial na hora de decorar uma cozinha. Ele é importante não só para manter o ambiente limpo e seguro, mas também para ajudar você na hora de escolher outros detalhes de decoração. 

Além do ambiente em si, os revestimentos também podem fazer parte dos móveis. As Lastras, por exemplo, podem revestir bancadas e mesas, dando a ilusão de espaço contínuo. 

Tipos e acabamentos 

Quanto aos tipos, os porcelanatos podem ser:  

  • Técnicos: não recebem nenhuma camada de esmalte em sua superfície. Por isso, também são conhecidos como "toda massa"; 
  • Esmaltados: recebem uma camada de esmalte por cima da massa com a estampa desejada. Você descobre a indicação técnica ao olhar sua superfície (que pode ser lisa ou áspera, brilhante ou mate).

Os dois tipos podem ser utilizados na cozinha. No entanto, o técnico é mais utilizado em ambientes de alto tráfego, enquanto o esmaltado é mais indicado para o ambiente doméstico. 

Já com relação ao acabamento, podem ser:  

  • Polido: recebe um polimento mecânico, que deixa a peça bastante brilhante e lisa. Pode ser aplicado na parede da cozinha, mas não é indicado para decorar o piso uma cozinha, que é um lugar onde se lida muito com líquidos no geral (o porcelanato polido é mais indicado para pisos de ambientes secos); 
  • Natural: não recebe nenhum acabamento no fim da sua produção. Bastante resistente, fosco e pouco escorregadio, é indicado para qualquer ambiente da casa, incluindo cozinhas.  
  • EXT (externo): como o nome indica, é mais voltado para ambientes externos. É uma versão mais "parruda" do porcelanato, pois é ultrarresistente e impermeável. 

Bordas 

A decoração com porcelanatos cria sofisticação e modernidade a ambientes de cozinha (Projeto: Marina Mariani P. De)

O porcelanato pode ter bordas arredondadas (bold) ou retificadas. Enquanto o primeiro tipo deixa o rejunte mais aparente, o segundo é o mais utilizado na atualidade pelo disfarce entre uma peça e outra, além da facilidade na limpeza.

Quer uma dica superatual de como decorar uma cozinha com porcelanato? Hoje em dia muitos arquitetos estão preferindo trabalhar com os grandes formatos, como as Lastras. Como a necessidade de rejunte é menor, elas dão uma sensação de amplitude no ambiente.  

Mármore e madeira 

Mármore branco Onix Unique no piso faz um contraste elegante com móveis em madeira
(Projeto: Cássio Olivato / Foto: La Rampa Filmes)

Para quem está em dúvida sobre como decorar uma cozinha com porcelanato, o ideal é começar com o clássico. O revestimento que reproduz mármore traz uma elegância já consagrada, além de combinar facilmente com diferentes tipos de decoração. 

Outra combinação é unir o mármore com a madeira. Além de continuar na reprodução de elementos naturais, ainda traz um certo contraste entre o polimento do mármore e o ar rústico da madeira. 

3. Pense na iluminação 

Luminárias ousadas tiram a iluminação do óbvio (Projeto: Maria Graziella Oliveira e Allan Chieriguini / Foto: Lio Simas)

Saber como decorar uma cozinha é também se preocupar com a iluminação. Ela será fundamental para dar a impressão de ambiente mais amplo, intimista ou aconchegante, por exemplo. Não é necessário que a luz seja central: ela pode vir de luminárias colocadas estrategicamente no teto, servindo como instrumento de decoração do local. 

Luminárias e lustres, aliás, podem fazer toda a diferença na cozinha. Na sala de jantar, por exemplo, um lustre central deixa o jantar mais glamouroso. Já as luminárias podem ser colocadas em sequência no teto, dando a impressão de que você está cozinhando em um programa de televisão! 

Cozinha com iluminação focalizada com mesa, cinco cadeiras e armários.
Para além das lâmpadas no teto, essa cozinha teve a  inclusão de iluminação focalizada sobre zonas de trabalho, como a superfície de preparo e pendentes decorativos (Projeto: Daniele Carbonez)

Além das luminárias e lustres de teto, considere adicionar iluminação direcionada sobre áreas de trabalho, como a bancada e a cuba, por exemplo. É uma opção que vai fazer toda a diferença na decoração da cozinha.

Luminárias pendentes são uma opção elegante para áreas de refeição, iluminando a mesa com estilo. As peças sob os armários superiores também podem criar uma iluminação eficaz e adicionar um toque de sofisticação, bem como lâmpadas reguláveis permitem ajustar a intensidade da luz de acordo com a ocasião e o clima desejado.

4. Inclua louças estilosas 

A louça pode ser acessório de decoração e combinar com a paleta de cores da cozinha
(Projeto: Carla Felippi / Foto: Henrique Ogata)

Saber como decorar a cozinha é incluir a louça como parte dessa decoração. Quando posta à mesa, ela deixa as refeições mais charmosas e agradáveis — afinal de contas, por que deixar os melhores pratos apenas para quando se recebe convidados? 

A louça, no entanto, não precisa aparecer apenas na hora do café ou do jantar. Quando a porta do armário é transparente, por exemplo, pode expor xícaras e taças. Além disso, pendurar pratos com desenhos criativos transforma o acessório em objeto de arte e deixa a decoração da cozinha mais interessante. 

Por fim, você também pode escolher louças e jogos de panela que combinem com a decoração da cozinha. Por exemplo: se você decidiu que o ambiente será azul com marfim, pode escolher peças nessas cores.  

5. Não se esqueça das prateleiras

Prateleiras organizam objetos e otimizam o espaço da cozinha (Projeto: Danilo Yoshinaga)

Quando estiver em dúvidas sobre como decorar uma cozinha, não se esqueça de que todos os objetos devem fazer parte dela. Isso faz com que a escolha seja mais consciente e junte um bom valor com funcionalidade e, claro, estética. 

Um exemplo disso é a prateleira. Ela transforma louças, panelas e até tigelas em parte da decoração. Além disso, pode combinar com a paleta de cores da sua cozinha.  

Uma prateleira com temperos é praticamente indispensável na decoração de uma cozinha. Ela deixa mais colorida e te incentiva a cozinhar. Não abra mão desse detalhe. 

6. Tenha uma paleta de cores 

A cozinha pode ser monocromática ou colorida com pontos de cor na decoração e utensílios (Projeto: Portobello S.A.)

E por falar em colorido, algo que pode ajudar bastante em como decorar uma cozinha é definir quais serão os tons usados nela. Dá para ir do monocromático até uma paleta bem colorida. Contudo, decidir previamente as cores facilitará a escolha de móveis, porcelanatos, eletrodomésticos, louças e enfeites. 

Para quem prefere algo mais colorido, vale a dica: deixe a maioria das paredes com uma cor mais clara, neutra ou que já apareça em outros elementos da casa. Assim, vai haver uma harmonia. É importante que alguns tons se repitam para que tudo fique homogêneo. 

Outra ideia interessante é apostar em porcelanatos que reproduzem azulejos. Assim, você tem um toque de cor em determinadas áreas do cômodo — e azulejo é a cara de uma cozinha vintage. 

7. Use organizadores 

Alimentos e temperos devem estar organizados para facilitar o dia a dia na cozinha
(Projeto: Amanda Miranda / Foto: Lilia Mendel)

Quem se preocupa em como decorar uma cozinha sabe que o problema vem depois: manter tudo organizado. São tantos temperos, refeições, louças, talheres e eletrodomésticos que parece ser impossível manter tudo no mesmo local por muito tempo. Portanto, ter itens que façam parte da decoração e sejam funcionais nesse aspecto é uma escolha inteligente. 

Além das prateleiras, outro item muito útil em uma cozinha é o organizador. O móvel não é como um armário, que consegue comportar diversos itens — ele é mais específico. Há organizadores para louças, talheres, frutas e produtos, por exemplo. Os de fruta costumam ser de madeira, já os de louça são mais parecidos com os armários convencionais. 

Há também os organizadores de menor porte, para pendurar colheres ou colocar temperos. Você só precisa ter um pequeno espaço na parede para colocá-los. Eles são muito úteis e ideais para cozinhas minimalistas

8. Suas panelas também decoram 

Panelas com detalhes em cobre casam bem com decoração de cozinha rústica contemporânea (Projeto: Ana Wolf Arquitetura e Interiores)

Assim como os pratos, as panelas também podem fazer parte da decoração. Não necessariamente penduradas, claro, mas mostrando estilo enquanto você cozinha. Prefira um jogo que esteja dentro da paleta de cores da sua cozinha. 

Há panelas e eletrodomésticos em vermelho, azul, rosé, verde e amarelo, mas as pretas e foscas também mostram estilo. Dá para comprar o jogo inteiro da mesma cor ou alternar as cores, para quem prefere um resultado mais colorido. 

9. Eletrodomésticos fazem a diferença

Cozinha com eletrodomésticos, mesa, bancos e pia combinando com os revestimentos Ms. Barcelona Antracita e Dansk Cement
Os eletrodomésticos escolhidos combinam com os revestimentos Ms. Barcelona Antracita e Dansk Cement proporcionando um ambiente acolhedor (Projeto: Renata Pizani / Fotos: Fabio Junior Severo) 

Os eletrodomésticos desempenham um papel crucial na funcionalidade e na decoração da cozinha. Ao escolher esses aparelhos, leve em consideração o design e o acabamento para garantir que eles se integrem perfeitamente ao estilo geral do projeto. 

Eletrodomésticos de aço inoxidável são populares por sua aparência moderna e fácil manutenção, enquanto os modelos com painéis personalizados podem se misturar discretamente com os armários. Lembre-se de que os equipamentos menores, como torradeiras e cafeteiras, também vêm em uma variedade de estilos e cores, permitindo que você adicione toques de personalidade à decoração da sua cozinha.

10. Mantenha a organização

Mulher abrindo porta dos armários da cozinha
Os armários são fundamentais para manter a organização e devem ser setorizados de acordo com a frequência de uso de cada objeto (Projeto: Jessica Romanelli)

A organização é a chave para uma cozinha funcional e esteticamente agradável. Utilize gavetas divisórias, bandejas organizadoras e prateleiras para manter utensílios, panelas e talheres devidamente dispostos.

Itens frequentemente utilizados devem ser facilmente acessíveis, enquanto aqueles usados com menos frequência podem ser armazenados em locais menos acessíveis, como prateleiras mais altas. Manter sua cozinha organizada não apenas melhora a decoração, mas também torna o preparo das refeições mais eficiente.

11. Destaque para o backsplash

Cozinha com armários, fogão e pia embutidos e azulejos beges.
O revestimento Gouche Flamant proporcionou destaque para o backsplash dessa cozinha (Projeto: Estudio Kaz)

O backsplash é uma oportunidade de adicionar estilo e personalidade à sua cozinha. Escolha materiais que complementem o restante da decoração, como azulejos coloridos para adicionar um toque vibrante. 

Se você busca um estilo mais rústico, uma parede de tijolos expostos pode criar um ambiente acolhedor. 

12. Toques pessoais

Cozinha com bancada de mármore, armários, bancos e luminária
Elementos como quadros e livros atribuem personalidade à essa cozinha  (Projeto: Menta Arquitetura)

Adicionar toques pessoais à sua cozinha é uma maneira maravilhosa de tornar o espaço verdadeiramente seu. Considere a inclusão de obras de arte que reflitam seus gostos e interesses.

Quadros, fotografias ou até mesmo uma parede de quadro-negro onde você possa desenhar ou escrever mensagens podem adicionar caráter e um senso de singularidade à sua cozinha. Não tenha medo de exibir itens pessoais que tenham significado sentimental, como utensílios de família ou lembranças de viagens.

Entendeu como decorar uma cozinha não é tão complicado quanto parece? E se você deseja ampliar a reforma para outros cômodos, veja agora algumas soluções projetuais imperdíveis para um banheiro funcional

Imagem principal: Com poucos detalhes, é possível decorar sua cozinha de maneira elegante e criativa (Projeto: Maria Araújo / Felipe Araújo )

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Como decorar uma cozinha: passo a passo para ...

Como decorar uma cozinha: passo a passo para acertar no visual

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies