Menu
Projetos e Obras
Busca
Como conseguir clientes em arquitetura: do boca a boca ao marketing digital

Conteúdo Tendências

Como conseguir clientes em arquitetura: do boca a boca ao marketing digital

22/02/2019

Você sabia que conseguir clientes na área demanda uma boa rede de relacionamentos, divulgar seu trabalho em mídias sociais e espaços relevantes? Fique ligado!

Você se formou e agora está disposto a abrir seu primeiro escritório. Ou já está no mercado há algum tempo e quer fazer sua empresa evoluir. Mas como conseguir clientes em arquitetura?

Será que seria interessante investir no tradicional “boca a boca”? Será que apenas a indicação de amigos e parentes seria suficiente para adquirir seus primeiros trabalhos? Na dúvida, o melhor é investir na prospecção de clientes em sua rotina diária. Descubra como!

“O boca a boca ainda tem certo peso, mas, seguramente hoje, atravessamos outro momento (….) tornando necessário um bom trabalho de assessoria de imprensa e a divulgação contínua dos projetos a fim de atingir essas pessoas”, alerta a arquiteta Ana Cruz, em reportagem para o Design para Escritório.

Escritório de arquitetura projetado por Cinthia Pires

Como se destacar no mercado e obter sucesso

Não existe uma fórmula mágica para uma empresa captar mais clientes. Tampouco um jeito único e certo do arquiteto se destacar no mercado. Para ser reconhecido, o caminho é longo e árduo.

Não basta apenas abrir um negócio. Mas é preciso ser empreendedor e dominar questões como vendas, marketing e relacionamento. Deve-se praticar a empatia todos os dias e se esforçar para transmitir confiança e credibilidade.

Como criar uma marca e cultivar relacionamentos

Transformar um escritório em uma marca não é tarefa fácil! Você precisa compreender que se tornar especialista em uma área específica pode ser determinante em como conseguir clientes em arquitetura. Tenha foco!

Provavelmente, ao focar seus talentos num tipo só de atuação, será mais fácil destacar seu jeito de trabalhar e a filosofia de sua empresa no mercado. Assim, logo as pessoas associarão o seu nome a uma marca que se relaciona a um nicho de mercado.

Seja único! Ofereça algo que nenhum outro profissional oferece. Descubra seu espaço em meio à concorrência e parta para a propaganda. Investigue quem é o seu público-alvo e monte um plano estratégico de marketing para conquistá-lo – incluindo a criação de um slogan, uma logomarca e uma identidade visual. Depois, é só se lançar no mercado!

Cultive uma network

Gastar tempo e dinheiro com mídias pagas pode ser um erro se você não souber como usá-las. Há estratégias mais fáceis e baratas de como conseguir clientes em arquitetura. Como? Manter uma boa relação com parceiros, concorrentes e fornecedores é importante desde o início da carreira profissional.

Voltando à questão do “boca a boca”, nunca desvalorize a indicação de amigos, familiares e colegas de profissão. Na verdade, o mercado de arquitetura funciona muito bem por meio de indicações e parcerias – networking -; e seu cartão de visitas será um serviço bem-feito.

Uma boa maneira de cultivar relacionamentos é ir a eventos da área. Também palestrar e dar cursos ou workshops, participar de concursos e fazer parcerias com arquitetos e empresas já renomadas. Aliás, grandes escritórios contam com profissionais para lidar com suas mídias sociais, além de uma boa assessoria de imprensa.

Projeto da profissional Isabella Rebello

Claro que antes de investir em RP, você deve avaliar seus objetivos profissionais, expectativas de crescimento e orçamento financeiro. Do contrário, essa ação pode não ser tão positiva. Priorize, antes, o seu ambiente de trabalho e tome algumas providências, como criar um bom portfólio e explore mais os canais tradicionais.

LEIA MAIS: Veja como é fácil criar perfil e divulgar imagens de seus projetos e obras

O e-mail marketing, por exemplo, é uma ótima forma de engajamento com os clientes, fazendo os leads decidirem por contratar o escritório. Você verá mais adiante como conseguir esses contatos de forma natural e com a permissão dos clientes. “Projetos desatualizados, portfólio pouco atraente, demora no atendimento e pouca flexibilidade vão afastar novas contratações”, garante o arquiteto Giuseppe Cafasso, em reportagem para o Design para Escritório.

Projeto de Élide Bergamo de Minas Gerais

Como conseguir clientes em arquitetura por meio do marketing digital

Fazer propaganda é diferente de fazer marketing. E com o marketing digital você tem a chance de descobrir várias formas simples e baratas de como conseguir clientes em arquitetura, sem precisar pagar por anúncios caros para promover seu negócio.

Cantinho para o home office feito por Pietro Terlizzi

Sem dúvida, o inbound marketing é o melhor exemplo de atração de clientes com marketing digital nos dias atuais. Há muitas boas ferramentas disponíveis na internet capazes de desenvolver essa estratégia. E em se tratando de arquitetura, os trabalhos podem ser melhor apresentados em sites, blogs e redes sociais – com mais calma e detalhes do que seria possível nas mídias tradicionais.

Veja como fazer isso:

Site

É onde você poderá expor o seu portfólio e as várias características do seu escritório. Onde os possíveis prospects buscarão referências, avaliando se o seu trabalho se adequa às suas vontades e necessidades. Mas manter um site sempre atualizado, com seu portfólio, nem sempre é uma tarefa ágil. Demanda programação e ajuda de profissionais especializados. Por isso, manter seus trabalhos no Archtrends, uma vitrine dos melhores projetos de arquitetura e design, pode ser uma opção mais viável.

Blog

Associado ao seu site, você deve criar um blog. Para definir o conteúdo de seus artigos, você deve fazer um trabalho de SEO. Isso é: descobrir quais são as palavras-chave mais procuradas no Google por seu público-alvo. Assim, ao encontrarem seus artigos na internet, se eles forem realmente úteis, relevantes e interessantes, esses leitores passarão a frequentar seu blog e divulgar seus posts.

Mas o trabalho não acaba por aí. No meio desses posts, coloque chamadas para materiais mais ricos e profundos, como infográficos, vídeos e e-books. Seus clientes serão convidados a deixar seus e-mails e outros dados em troca do acesso a esses conteúdos.

Bingo! Agora você começa a formar uma lista de interessados em seu trabalho. E, com ela, poderá iniciar um relacionamento via e-mail marketing.

Redes Sociais

Ajuda a atrair mais clientes para o seu site se você criar textos e fizer um link desse material em várias plataformas. Você pode divulgar também os textos de seu blog, onde fala sobre aqueles temas relevantes na área que atua – como estilos de arte, novos materiais e técnicas construtivas – transmitindo experiência e confiança.

Seus artigos podem atingir mais visualizações compartilhados nas redes sociais. Certas mídias digitais podem ser o lugar ideal para você compartilhar as imagens de seus projetos. Fazem parte desta lista Instagram, Facebook e Pinterest. Mas, se você preferir, pode se cadastrar em nosso site e usar nossa plataforma para montar um portfólio e divulgar seus projetos.

E AINDA: Fenômeno no Instagram dá dicas preciosas

Leia também nossos textos sobre como a imagem pessoal e o marketing digital podem beneficiar sua carreira e 7 ações de marketing para arquitetos para gerar diferencial competitivo. Com certeza, eles vão te dar ainda mais dicas de como conquistar clientes de arquitetura!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *