Menu
Projetos e Obras
Busca

Tons escuros, tapetes e revestimentos que relembrem a madeira são dicas de como aquecer a casa no inverno (Projeto: Portobello S.A.)

Conteúdo Matérias

Como aquecer a casa no inverno

01/07/2022

Veja 10 dicas práticas de como aquecer a casa no inverno e dê adeus aos dias frios, tornando seus ambientes mais aconchegantes e acolhedores!

As baixas temperaturas já chegaram em muitos locais do Brasil. Nesse momento, saber como aquecer a casa no inverno é extremamente importante. Afinal, uma casa quentinha é mais aconchegante.

A boa notícia é que existem muitos truques, inclusive decorativos, que podem ajudar a aumentar alguns graus dentro da sua casa. Confira nossas ideias!

Por que a casa fica fria no inverno?

A queda de temperatura dentro da casa vai além do frio tradicional dessa época do ano. A casa fica fria devido ao desbalanço térmico. Ou seja, os ganhos e perdas de calor.

Uma das principais estratégias para aquecer a casa nos dias mais frios, portanto, é pensar em formas de trazer o calor de fora para dentro e evitar a perda de calor.

Ela acontece de diferentes formas, como frestas de portas e janelas, forros, paredes, pisos etc.

Isso não significa que você precisa construir a casa de novo, mas que pode usar alguns truques, como abrir as persianas e janelas durante o dia para o sol entrar e, quando começar o pôr do sol, fechar tudo de novo para manter a casa quentinha.

Se o lugar for muito frio, vale a pena, até mesmo, investir em fitas, panos e plástico-bolha para reduzir as frestas e diminuir a perda de calor.

10 dicas de como aquecer a casa no inverno

Cansado de passar frio? Além das ideias do tópico acima, há muitos outros truques para ter uma casa quentinha. Confira!

1. Adicione tapetes

O piso é um dos locais que mais contribuem para a perda de calor nas casas. Por isso, investir em tapetes ajuda bastante a melhorar o conforto térmico.

Os tapetes felpudos (shaggy) são ainda mais indicados, porque ajudam a aumentar a temperatura dentro dos cômodos, ao mesmo tempo em que trazem uma sensação mais confortável e aconchegante.

Use tapetes nas salas de estar e de jantar, nos quartos, corredores e até no home office. Atente-se ao tamanho do tapete. O ideal é que ele consiga agrupar todos os móveis principais do espaço. Por exemplo, na sala, deve ficar um pouco embaixo do sofá e do rack, se for o caso.

As mantas no sofá ajudam a aquecer e são dicas simples de decoração (Projeto: Fabiana Heidemann)

2. Use mantas para sofá e adicione mais almofadas

Aproveite a decoração dessa época do ano para deixar sua casa mais quentinha e bonita. A manta para sofá é uma grande aliada, pois, ao mesmo tempo que embeleza, ajuda a esquentar. Nesse caso, prefira tecidos mais quentinhos, como a lã, algodão, camurça, veludo e até os peludos.

As almofadas também ajudam nesse sentido, desde que o tecido seja mais quente. Por isso, troque as capas e deixe seu sofá bem aconchegante.

Para os locais com frio intenso, vale deixar um cobertor de lã ou flanela dobrado no cantinho do sofá. Assim, na hora de assistir seu programa favorito, é só se aquecer com ele.

3. Reforce as roupas de cama

Nos quartos, as roupas de cama precisam de um cuidado adicional. Prefira as versões confeccionadas com muitos fios, como os algodões egípcios, peruanos ou brasileiros de boa qualidade e também as malhas.

Outra dica é preferir os tons escuros, porque eles criam uma atmosfera intimista e aconchegante, totalmente relacionada aos dias de inverno.

Sua região realmente faz muito frio? Pense em investir nas soluções elétricas, como lençóis e cobertores que são ligados na tomada. Esses materiais contam com termostato que permite o ajuste da temperatura conforme a necessidade.

Quem deseja algo mais econômico pode colocar uma bolsa de água quente embaixo das cobertas, alguns minutos antes de se deitar. A cama ficará bem mais agradável.

Roupas de cama mais quentinhas e tapetes ajudam a deixar o quarto confortável e convidativo (Projeto: Taynara Sampaio)

4. Use cores mais quentinhas

As cores são muito importantes para aquecer os espaços. Em geral, quanto mais escura, mais calor ela consegue absorver.

Você não precisa repintar suas paredes só para enfrentar o inverno. Mas pode adicionar esses tons mais escuros nos detalhes decorativos, como a manta do sofá, as roupas de cama, o tapete etc.

Além das cores escuras, use detalhes em tons quentes, como laranja, amarelo ou vermelho. Elas conseguem adicionar mais aconchego.

5. Troque as cortinas

As cortinas ajudam a vedar as janelas e impedir que o calor dentro de casa escape. Mas, para isso funcionar, elas precisam ser mais pesadas. Então, troque as cortinas da sua casa por modelos de inverno.

As blackouts são ideais para essa época do ano, de preferência as compridas que vão até o chão. Isso porque são feitas de materiais mais pesadas e grossos, que melhoram a sensação térmica nos espaços. Elas conseguem preservar parte do calor acumulado no ambiente ao longo do dia.

As cortinas mais grossas e até o chão impedem que o calor de dentro da casa seja perdido para o exterior
(Projeto: Larissa Dias Arquitetura / Foto: Clausem Bonifácio)

6. Desencoste os móveis da parede

Nem todos os ambientes permitem que os móveis fiquem desencostados da parede. Mas, se na sua casa tiver como, invista nessa ideia simples.

Ao deixar sofás e camas afastados da parede, você consegue amenizar um pouco o frio, especialmente à noite.

Também é válido agrupar os móveis, aproximando sofás, poltronas e mesas de apoio, para tornar as conversas mais íntimas e calorosas. Eventualmente, coloque-os próximos a pontos de calor, como o aquecedor e, se possível, tente afastá-los das correntes de ar.

Outro cuidado é em relação ao material dos móveis. Sofás de camurça, suede e veludo aquecem mais. Assim como os móveis em madeira, em vez de metal.

7. Atenção à iluminação

As lâmpadas modernas são mais econômicas, não agridem o ambiente, mas, por outro lado, esquentam menos que as antigas incandescentes. Por isso, tente optar por lâmpadas de tons amarelados para espaços como salas e quartos, porque elas aumentam a sensação de aconchego.

Outra ideia é decorar com algumas velas, que adicionam um toque ainda mais quentinho ao espaço.

Cuidado com os objetos de decoração. Se possível, retire do espaço as peças metálicas, porque elas trazem uma sensação mais fria. Use itens de madeira, tecido e tudo que traga essa sensação de acolhimento.

Os revestimentos e móveis amadeirados dão um toque diferenciado na sua decoração e ajudam a aquecer visualmente os cômodos (Projeto: Portobello S.A.)

8. Pense nos revestimentos

Os revestimentos são itens importantes. É claro que você não pode fazer uma reforma a cada estação. Por isso, a dica é tentar equilibrar entre versões que tragam acolhimento durante o inverno e sejam mais refrescantes durante o verão.

Os porcelanatos que recriam madeira são excelentes opções. Pois eles trazem esse apelo visual aconchegante, mas sem esquentar demais a casa no verão. Se não quiser usá-los na casa toda, é possível adicioná-los em ambientes mais intimistas, como os quartos.

Nas paredes, há muitas ideias para deixá-las mais interessantes durante o inverno. Se você não quer trocar o revestimento delas, pode brincar com a decoração. Por exemplo, preenchendo uma parede vazia com objetos, tapeçarias, fotos de família e outras lembranças.

9. Invista em um aquecedor

Sua casa não comporta uma lareira? Uma solução eficiente e prática é o aquecedor portátil. Os modelos elétricos são os mais comuns e baratos. É importante optar por aquecedores com sistema de segurança, para que eles parem de funcionar caso tombem.

Além dele, existem outras opções, como:

  • Aquecedor a óleo: o óleo fica em um recipiente interno e é aquecido pela resistência do aparelho. É um pouco mais caro que o elétrico, mas ajuda a economizar energia;
  • Aquecedor cerâmico: consome bastante energia, porém mantém o calor por mais tempo após ser desligado e não fica quente do lado de fora;
  • Aquecedor a gás: é o modelo mais perigoso, pois pode ter vazamento em modelos defeituosos;
  • Termoventilador: é uma espécie de ventilador com ar quente;
  • Ar-condicionado quente e frio: esse modelo tanto consegue refrigerar como aquecer os espaços.

10. Atenção para os banheiros

Toalheiro térmico no banheiro é uma boa opção para se manter aquecido (Projeto: Espaço do Traço Arquitetura)

Tomar um banho quentinho no inverno é uma delícia, mas sair do banho é horrível, não é mesmo?

Você pode deixar seu banheiro mais quentinho com algumas ideias. Por exemplo, o toalheiro térmico, que deixa as toalhas aquecidas. Outra ideia é usar um tapete mais felpudo e antiderrapante na saída do box.

Depois dessas dicas, ficou mais fácil pensar em como aquecer a casa no inverno, não é mesmo? Aproveite e descubra como o porcelanato ajuda a manter os espaços livres da umidade e do mofo durante os dias mais frios!

Imagem de destaque: Tons escuros, tapetes e revestimentos que relembrem a madeira são dicas de como aquecer a casa no inverno (Projeto: Portobello S.A.)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *