Além da beleza e do bom acabamento nos projetos, também é necessário pensar na praticidade e na durabilidade dos materiais escolhidos. Nesse sentido, aplicar rejunte epóxi em áreas como piscina e banheiro é uma ótima opção.
Para ouvir o artigo completo, clique no play abaixo:
O rejunte serve para fechar os espaços que ficam entre os revestimentos. Assim, evita lascas e quebras nas quinas, além de infiltrações. Também ajuda na estética, pois nivela pequenas variações que possam existir entre uma cerâmica e outra.
No caso do rejunte epóxi, ele apresenta algumas vantagens com relação a outros materiais como acrílico e cimentício. O material deixa a superfície impermeável, o que faz com que a sujeira não grude. Também tem alta resistência, tanto química quanto mecânica, aumentando sua durabilidade. A seguir, confira outros benefícios e saiba como aplicar.
As vantagens do rejunte epóxi
O rejunte epóxi pode gerar dúvidas, principalmente quanto à aplicação, que veremos à frente. Antes disso, é importante saber que esse material pode ser usado em todos os ambientes internos ou externos.
No entanto, pelas suas características de durabilidade e resistência, tende a ser mais usado em áreas molhadas, como banheiras, piscinas, saunas, box de banheiro, cozinhas e varandas.
Em todos os casos, estas são as principais vantagens do rejunte epóxi:
- Aplicação em diferentes superfícies como revestimentos esmaltados, técnicos, com acabamento natural ou polido, e até mesmo em superfícies ásperas e rugosas;
- Tempo de secagem menor em comparação a outros tipos de rejunte, como o cimentício;
- Fácil de limpar no dia a dia por ter textura fina;
- Maleável, assim como outros rejuntes, dando espaço para que a cerâmica se expanda quando houver variação de temperatura;
- Impermeável e, portanto, evita o acúmulo de sujeira e fungos, além da formação de manchas;
- Alta durabilidade para resistir tanto a produtos de limpeza quanto à ação mecânica durante a faxina;
- Acabamento bastante liso e em diferentes tonalidades.
Como aplicar rejunte epóxi em 3 passos
Aplicar rejunte epóxi pode ser mesmo a melhor opção, principalmente quando se quer um material durável.
Mas antes de colocar a mão na massa, alguns pontos importantes que você precisa ter em mente são:
- É preciso ter agilidade na aplicação, já que o rejunte epóxi seca mais rapidamente. Os excessos devem ser limpos rapidamente, pois a remoção fica mais difícil depois que secam;
- Não adicione nenhum outro componente além dos que vêm na embalagem, pois isso pode comprometer a qualidade e a cor do rejunte;
- O ideal é que os espaços variem de 1 mm a 5 mm, seja no piso ou na parede, em revestimentos que vão do porcelanato à cerâmica;
- Para todas as etapas, o ideal é usar equipamentos de proteção individual (EPIs), como luvas e óculos;
- Os componentes que vêm na embalagem do rejunte epóxi não podem ser fracionados.
Agora, vamos ao passo a passo para aplicar rejunte epóxi!
1. Preparação
O rejunte epóxi vem com três componentes separados: a resina, o endurecedor e o mineral em pó. O primeiro passo para a preparação é misturar os dois primeiros. Isso pode ser feito no próprio balde que costuma acompanhar o produto, como é o caso do Rejunte Epóxi Máximo da Portobello.
Abra as embalagens e coloque o conteúdo do endurecedor e da resina no balde, sem desperdiçar material. Use uma espátula de metal para mexer os produtos até que fiquem com aparência homogênea.
Em seguida, adicione a carga mineral em pó. Nesse caso, o ideal é ir colocando aos poucos e mexendo, para facilitar o processo. Você pode começar com metade do pacote e, depois que o produto estiver homogêneo, incluir o restante.
Certifique-se de que não ficou pó solto no pote e de que a consistência está homogênea, cremosa e firme.
2. Aplicação
Antes de iniciar a aplicação, temos uma dica para facilitar a limpeza posterior: passar um pano úmido sobre os revestimentos, retirando possíveis resíduos.
Já para a aplicação do rejunte epóxi em si, o ideal é usar uma espátula de plástico. Isso porque a ferramenta em metal pode danificar ou arranhar o revestimento.
Então, coloque na espátula uma quantidade mínima de rejunte, mas que seja suficiente para preencher o espaço entre um revestimento e outro. Assim, você evita o desperdício do material e ainda torna a limpeza mais fácil.
Coloque pressão quando for aplicar o rejunte epóxi para garantir que toda a área será preenchida. Fique de olho também à posição da espátula, que deve ser de aproximadamente 45 graus com relação ao revestimento.
O ideal é fazer a aplicação em pequenas áreas, pois haverá tempo de retornar para dar o acabamento antes da cura do rejunte. Sendo assim, o trabalho pode ser mais ágil quando feito por mais de uma pessoa.
3. Acabamento e limpeza
Se você investiu no rejunte epóxi da Portobello, saiba que a limpeza será mais fácil. É que o produto não tem solvente na formulação, então não seca tão rápido quanto outros rejuntes epóxi. Além disso, é solúvel em água, permitindo a remoção do excesso com mais facilidade, e em um intervalo maior, de aproximadamente 15 minutos.
Mas, de maneira geral, para fazer a limpeza, você vai precisar de um balde com água e de uma esponja que tenha alta densidade.
Depois de umedecer a esponja na água, passe sobre o revestimento que está com rejunte em sua superfície fazendo movimentos circulares. Não é necessário aplicar força.
Não inicie essa etapa antes de 5 minutos após a aplicação. Isso porque a massa do rejunte ainda pode estar mole, o que faz com que você retire mais do que o necessário, deixando o rejunte mais baixo que a superfície.
Ao longo do processo, você vai precisar limpar a esponja no balde, o que vai deixando a água suja. Sendo assim, é necessário repor o líquido para evitar que a esponja mais suje do que limpe o revestimento.
Caso seja necessário reforçar a limpeza, você pode passar um pano umedecido uma hora após a aplicação.
Quando finalizar a aplicação do rejunte epóxi e a limpeza, o ideal é aguardar 24 horas para liberar o tráfego leve no ambiente. Para o tráfego intenso ou para encher piscinas e banheiras, o ideal é esperar pelo menos 72 horas.
Agora que você já conhece as vantagens e sabe como aplicar rejunte epóxi, confira as nossas dicas para considerar esse material e não errar no orçamento da obra!
Imagem principal: Rejunte epóxi pode ser aplicado tanto em superfícies lisas quanto rugosas ou ásperas (Projeto: Portobello S.A.)
5 Comentários
a superficie pode estar humida antes da apliação ?
Olá, Misael!
Depende muito. Se for uma superfície com umidade, que quer eliminar a umidade, não pode ser aplicado. Primeiro tem que consertar a presença da umidade para depois aplicar o rejunte epoxi. Agora, se você se refere a surfície úmida como o ambiente banheiro, áreas externas, por exemplo, o rejunte epoxi é o ideal. Ele só não pode ser utilizado em fachadas.
Grande abraço,
Equipe Archtrends Portobello
pode ser aplicado em superficie humida?
Olá, Misael!
Depende muito. Se for uma superfície com umidade, que quer eliminar a umidade, não pode ser aplicado. Primeiro tem que consertar a presença da umidade para depois aplicar o rejunte epoxi. Agora, se você se refere a surfície úmida como o ambiente banheiro, áreas externas, por exemplo, o rejunte epoxi é o ideal. Ele só não pode ser utilizado em fachadas.
Grande abraço,
Equipe Archtrends Portobello
Desde que o produto foi criado só uso ELE em minhas obras SEM PROBLEMAS