Menu
Projetos e Obras
Busca

Mais placas de Clet espalhadas pela cidade (Imagem: Luiza Vegini)

Conteúdo Correspondentes Internacionais

Clet Abraham e suas intervenções urbanas criativas

30/12/2020

Conheça no post a seguir, todos os detalhes sobre o trabalho do artista que modifica placas de trânsito por todo o mundo, criando uma atmosfera divertida para o espaço urbano.

Andar pelas ruas de Florença virou uma espécie de ‘’caça ao tesouro’’. Assim que descobri o fantástico trabalho de arte urbana de Clet Abragam, artista francês, comecei a treinar o olhar para encontrar todas as suas intervenções espalhadas pela cidade.

As placas de Clet inseridas na paisagem urbana (Imagem: Luiza Vegini)

Hoje, Clet possui obras por todo o mundo, dos Estados Unidos ao Japão, mas é no continente europeu que você encontra a grande maioria delas e principalmente em Florença, onde está localizado o estúdio do artista.

O artista deixa uma mensagem por onde passa (Imagem: Carolini Gomes)

As placas de Clet espalhadas pela cidade em harmonia com a paisagem urbana (Imagem: Luiza Vegini)

Suas obras são criativas, divertidas e até provocativas, trazendo pontos de discussões de interesse. Clet espalha sua arte com adesivos removíveis ou sprays em placas de trânsito criando uma nova configuração. Não são imagens sem sentido, pelo contrário, o artista deixa uma mensagem por onde passa.

As placas estão espalhadas por todos os bairros de Florença (Imagem: Carolini Gomes)

As placas são consideradas ilegais pela polícia italiana, e o artista já sofreu diversos processos e multas. Ele encara de frente uma arte conservadora e clássica com muitos anos de história, mas ao instalar o seu trabalho de modo respeitoso, contribui para a arte urbana, história e cultura das cidades por onde passa. O artista alega que não muda o aspecto das placas, tudo permanece intacto e os autocolantes que ele usa, ao contrário de tantos outros que encontramos nas ruas, são fáceis de remover.

É divertido encontrar as placas diferentes espalhadas pela cidade e colecionar os cliques (Imagem: Luiza Vegini)

A sua intervenção realça o próprio sinal, que pode até ser percebido com maior atenção e traz novos significados para a arte em uma cidade que está rodeada de famosas esculturas e obras renascentistas. A arte de rua parece mais viva do que nunca e por todo lugar que você olha há algo novo e excêntrico, suas instalações não desfiguram a propriedade, elas trazem um novo olhar para o local e a sociedade atual.

As placas de Clet espalhadas pela cidade em harmonia com a paisagem urbana (Imagem: Luiza Vegini)

Na internet é possível admirar as suas obras e os comentários dos cidadãos são unanimemente a favor do trabalho do artista que admite ter dado vida a esta ideia por uma dupla razão publicitária e criativa, para poder viver do seu trabalho e vender as suas criações. A sua produção, portanto, tem em mente o cuidado com a beleza e a peculiaridade dos lugares, sempre mantendo a legibilidade que às vezes é essencial para o bom funcionamento, Clet quer simplesmente fazer as cidades voltarem a sorrir.

Mais placas de Clet espalhadas pela cidade (Imagem: Luiza Vegini)

Abraham escolheu a cidade de Florença como sua base há 20 anos. Seu estúdio fica em um dos bairros mais descolados e sugestivos da cidade, San Niccolo. Lá você pode encontrar o artista e comprar alguns dos seus trabalhos, vale a pena a visita!

O estúdio do artista em San Niccolo, em Florença (Imagem: Hadassa Pereira)

Um belo exercício a se fazer é passear pelas cidades que possuem instalações de Clet procurando as suas obras, e realizar um registro toda vez que encontrar alguma diferente! É impossível não se impactar com o elemento surpresa da sua arte. Compartilhei no post alguns dos cliques que realizei enquanto passeava por Florença! Gostaram do trabalho de Abraham? Compartilhe com a gente a sua opinião!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *