Menu
Projetos e Obras
Busca
citic tower prédio mais alto de pequim

Conteúdo Matérias

Citic Tower: conheça o prédio mais alto de Pequim

20/11/2019

Inspirado no formato de um vaso chinês, o Citic Tower é o prédio mais alto de Pequim e desafia os limites do que é possível.

Talvez você nunca tenha ouvido falar no Citic Tower, o prédio mais alto de Pequim e um dos maiores do mundo. No entanto, ele é um exemplo de como a arquitetura pode se inspirar em outras formas de arte.

O projeto é inspirado na forma de Zun, um tipo de vaso que é feito de bronze e muito popular na China. Conheça a seguir um pouco mais sobre esse arranha-céu que desafia os limites do que é possível.

Vaso Zun inspira design de prédio mais alto da China

Vaso Zun inspira design de prédio mais alto da China (Foto:Vaso Zun inspira design de prédio mais alto da China (Foto: liveauctioneers.com)

Citic Tower é o oitavo prédio mais alto do mundo

A obra foi inaugurada em 2018. Tem 528 metros de altura e 109 andares, além de uma silhueta imponente, marcada por uma fachada espelhada e curva. O projeto foi assinado pelo escritório Kohn Pedersen Fox Associates (KPF) e levou quase oito anos para ser concluído.

Já não bastasse ser o mais alto de Pequim, o Citic Tower também está em oitavo lugar na lista de prédios mais altos do mundo. Na China, ele é considerado o quarto maior em altura. Além disso, superou o China World Trade Center III, que era considerado o mais alto da capital oriental.

O projeto levou oito anos para ser concluído

O projeto levou oito anos para ser concluído (Foto: KPF)

A KPF é uma empresa norte-americana criada em 1974 por Eugene Kohn, William Pedersen e Sheldon Fox. É responsável por projetar vários arranha-céus, incluindo outros três dos 10 edifícios mais altos do mundo: o Ping An Finance Center em Shenzhen (4º), o Lotte World Tower em Seul (5º) e o CTF Finance Center em Guangzhou (7º).

Vidros e espelhos chamam a atenção

O arranha-céu é considerado o novo símbolo da arquitetura chinesa e chama a atenção pelos espelhos que compõem a fachada. O vidro também se faz presente nos lobbies de entrada, promovendo o envolvimento do público com a arquitetura.

O vidro também domina os lobbies de entrada

O vidro também domina os lobbies de entrada (Foto: KPF)

O edifício nasce de uma planta quadrada com cantos arredondados. Contudo, o formato inusitado possui uma base mais larga do que no topo e no meio da obra, dando uma aparência de cintura achatada.

O formato inusitado possui uma base mais larga que o topo 

O formato inusitado possui uma base mais larga que o topo (Foto: KPF)

O design da articulação transformadora é aplicado em toda a torre do Citic Tower, desde o envelope externo até o interior do saguão e do deck. Além disso, a expressão da fachada única é introduzida na cobertura interna, seguindo a mesma lógica das curvaturas.

Edifício de uso misto

O China Zun Tower, como também é conhecido, é um edifício de uso misto, com 60 andares de escritórios, 20 andares de apartamentos de luxo e 20 andares de hotel com 300 quartos. Também abriga um jardim na cobertura no piso superior e é sede do Citic Group e do Citi Bank.

A torre ainda se conecta a uma grande rede de transporte subterrânea, ligando-se a um sistema de passagens para pedestres, uma estrada e quatro linhas de metrô em três estações. O Citic Tower foi projetado para ser uma âncora visível no extremo norte do distrito Central Empresarial de Pequim e um marco para toda a região.

O objetivo do diretor de design da KPF, Li Lei, era criar uma peça central para o novo CBD que suscitasse harmonia com a capital histórica, propondo uma arquitetura aspiracional e contemporânea.

Passado e presente se encontram na paisagem de Pequim

Passado e presente se encontram na paisagem de Pequim (Foto:KPF)

“Abstraímos a forma elegante do zun e focamos em sua transformação gradual, aplicando esse motivo em imensas escalas: desde a massa geral da torre até a parede de cortina, o vestíbulo de entrada e os detalhes do interior do Citic Tower”, contou Li Lei em uma reportagem para a CNN.

Quer se inspirar em mais fachadas e projetos incríveis como este? Então, confira o nosso post sobre o Oceanwide Center, o mais novo arranha-céu dos Estados Unidos!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *