Menu
Projetos e Obras
Busca

Influência árabe que permanece até hoje no Cairo (Foto: Bárbara Cassou)

Conteúdo Correspondentes Internacionais

Um tour pela arquitetura de mais de 5 mil anos da cidade do Cairo

24/11/2021

A cidade do Cairo é uma mescla de povos, culturas e civilizações antigas. Uma história que afetou a arquitetura da cidade. Saiba mais!

A cidade do Cairo abriga centenas de anos de história e arquitetura, recebendo diversos turistas do mundo inteiro. Foi berço da civilização e influenciou vários estilos de construção e culturas. 

É interessante ver como ao longo da história, diversas civilizações contribuíram para que a cidade do Cairo fosse moldando sua arquitetura e pontos turísticos. Hoje é um destino turístico importante no mundo.

cidade do Cairo
O complexo das pirâmides de Giza na cidade do Cairo (Foto: Bárbara Cassou)

Quer saber mais sobre a história da arquitetura? Confira esse post no Archtrends!

A cidade começou a se desenvolver na Revolução Agrícola, quando o homem deixou de ser nômade e começou a se estabelecer em lugares de terra fértil, onde tinha água, construindo vilas e assim criando civilizações. Especialmente o Antigo Egito começou a desenvolver-se há aproximadamente três mil anos antes de Cristo por lá. 

A religião teve um papel fundamental para a arquitetura naquela época. Os templos que vemos hoje, foram casas para os Deuses antigos naquela época. 

cidade do Cairo
A pirâmide antigamente era lisa e inteiramente coberta com calcário (Foto: Bárbara Cassou)

Os egípcios também acreditavam na vida após a morte, por isso, muitos dos edifícios históricos surpreendentes que permanecem até hoje eram templos dedicados aos mortos, como as tumbas e sarcófagos.

Outro fator fundamental para o desenvolvimento da civilização e, consequentemente, da arquitetura por lá foi o rio Nilo. Um grande rio que, devido às suas cheias, enchia a terra de nutrientes, facilitando o cultivo. 

A arquitetura do Egito é simbólica, monumental e muitas vezes misteriosa. Não se sabe realmente até hoje como as pirâmides foram construídas. Há várias teorias e estudos, mas ninguém até hoje tem a certeza 100%. 

cidade do Cairo
Pirâmide de Saqqara (Foto: Bárbara Cassou)

ANTIGO EGITO DOS FARAÓS

O Saqqara foi a primeira pirâmide da história em formato triangular e construída no Cairo. Ainda era escalonada (e não totalmente reta) e foi a primeira construção na história inteiramente feita em pedra. 

O complexo de Giza é o complexo de pirâmides que conhecemos mais famoso do mundo. É composto por três grandes pirâmides principais retas e de base retangular e outras pirâmides menores. 

Antigamente as pirâmides eram cobertas com calcário, deixando-as inteiramente brancas. Com o tempo esse calcário foi sendo perdido, inclusive roubado para construção de mesquitas nos próximos séculos. 

GREGOS E ROMANOS

O Antigo Egito entrou em declínio após ser invadido várias vezes por persas, macedônios e assírios. E depois foi tomado pela era dos Gregos e Romanos. 

cidade do Cairo
Influência árabe que permanece até hoje no Cairo (Foto: Bárbara Cassou)

ÁRABES

O último povo a tomar o Egito foram os mulçulmanos, que exercem a sua influência no Cairo e em todo o Egito até hoje. 

Por isso que atualmente a língua oficial do Egito é o árabe e a religião predominante o islamismo. 

cidade do Cairo
Atualmente a religião predominante é o islamismo e a língua árabe (Foto: Bárbara Cassou)

Entre a área urbana moderna do Cairo encontra-se uma das cidades islâmicas mais antigas do mundo. Encontra-se importantes mesquitas pela cidade como a Mesquita de Alazar, fundada em 970 e considerada a universidade mais antiga do mundo. 

E também o mercado Khan el Khalili, um mercado árabe que se desenvolve pelas ruelas da cidade, onde diversos produtos são vendidos por artesãos e comerciantes locais. 

cidade do Cairo
Mercado Khan el Khalili (Foto: Bárbara Cassou)

A cidade do Cairo é uma caixinha de surpresas cheia de história. É a mescla de povos, culturas, civilizações e arquitetura de mais de cinco mil anos.

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *