Menu
Projetos e Obras
Busca

Conteúdo Tendências

Churrasqueira pré-moldada é uma ótima opção para sua área de lazer

05/10/2018

Simples e prática, esse tipo de churrasqueira tem potencial na decoração do ambiente. Neste artigo, você vai conhecer algumas vantagens proporcionadas pelo modelo e os cuidados necessários para inclui-lo no projeto. Não perca!

A churrasqueira pré-moldada está presente em diversas residências brasileiras. Ao contrário dos modelos feitos sob medida (alvenaria), o equipamento é construído com antecedência em módulos na indústria, o que possibilita a montagem rápida no local desejado.

Geralmente fabricada em concreto refratário, essa churrasqueira apresenta bom desempenho e pode se tornar aliada na composição de projetos de áreas de lazer. Quer saber como? Acompanhe as informações deste artigo e tire suas dúvidas.

Vantagens da churrasqueira pré-moldada

Equipamentos produzidos em larga escala não são tão atrativos quando o assunto é decoração. Afinal, todo cliente espera que o projeto se adapte ao seu estilo, modo de vida e preferências estéticas.

Se você também pensa assim, poderá rever esse conceito após conferir as vantagens da churrasqueira pré-moldada. Veja só!

Não há necessidade de reforma e quebra-quebra, e nem de equipe especializada para montar o equipamento | Projeto da Arquiteta Juliana Matos

Ótimo custo-benefício

Considerando gastos com material e mão de obra, o modelo pré-moldado se torna mais econômico que a churrasqueira de alvenaria. Não há necessidade de reforma e quebra-quebra, e nem de equipe especializada para montar o equipamento.

Facilidade de instalação

A churrasqueira pré-moldada garante rapidez e praticidade na montagem das peças, podendo ser utilizada assim que estiver pronta. Já para quem encomenda um modelo sob medida, esse tempo de espera pode durar até 15 dias após a finalização da obra.

Mobilidade

A churrasqueira pré-moldada é portátil, ou seja, não precisa estar incorporada a uma parede ou piso de maneira definitiva.

Isso traz mobilidade para montar, desmontar e trocar a posição do equipamento — em caso de necessidade ou quando a família quiser repaginar a decoração do ambiente.

Variedade de modelos

Existem vários tipos de churrasqueiras pré-moldadas para atender diferentes perfis. Com tantas opções, o cliente consegue escolher o tamanho ideal, as funcionalidades desejadas e os complementos da peça (como forno a lenha e minifogão agregados).

Personalização

É possível revestir um modelo pré-moldado com diferentes tipos de materiais, como pastilhas, tinta (acrílica), pedras, texturas, tijolinho maciço e até porcelanatos. Trata-se de uma grande vantagem para quem não abre mão da personalização.

É possível revestir um modelo pré-moldado com diferentes tipos de materiais, como pastilhas, pedras, texturas, tijolinho maciço e até porcelanatos | Projeto da Arquiteta Tereza Cristina

Cuidados necessários para revestir a churrasqueira

O produto escolhido como acabamento da churrasqueira pré-moldada deve resistir às altas temperaturas e diferentes tipos de manchas (principalmente gordura).

Nesse sentido, o porcelanato ganha destaque por suportar choques térmicos e garantir facilidade de limpeza.

O que fazer

Algumas churrasqueiras pré-moldadas não recebem tijolo refratário no interior, mas eles são importantes para evitar problemas com fissuras, estufamentos e deslocamentos de outros materiais presentes no equipamento.

Por isso, se o objetivo é revestir a superfície externa com porcelanato, é fundamental adquirir um modelo de churrasqueira que tenha tijolos refratários na parte de dentro ou colocá-los após a compra — com argamassa refratária para altas temperaturas.

Para fixar o porcelanato, utilize junta de 1mm e dupla camada de argamassa AC3, preparada conforme orientação do fabricante. O produto é ideal devido à sua aderência superior e deve ser aplicado na base do assentamento e no tardoz (verso) da peça.

O que evitar

O porcelanato não deve ser aplicado dentro da churrasqueira porque não há argamassa colante específica para fazer esse tipo de aderência.

Já a parte externa do equipamento não pode ser coberta com produtos polidos, azulejos, cerâmicas finas, papel de parede, adesivos, pintura plástica e outros revestimentos plásticos.

Utilização em áreas externas e ambientes gourmet

Áreas de lazer e ambientes gourmet costumam ser instalados em espaços externos das residências, como varandas, sacadas, coberturas ou até mesmo um quintal.

Por esse motivo, é importante posicionar a churrasqueira em um local coberto que possa protegê-la da chuva e das principais correntes de vento.

É importante posicionar a churrasqueira em um local coberto que possa protegê-la da chuva e das principais correntes de vento

Quiosques, estruturas pergoladas fechadas e telhados comuns são eficientes para isso, contanto que permitam a instalação da chaminé.

É importante observar o entorno da área escolhida para a montagem da churrasqueira, já que simples obstáculos (árvores, muros, edifícios altos) podem favorecer a formação de cortinas de fumaça.

Após definir o local ideal para adicionar a churrasqueira pré-moldada, você já pode pensar na escolha dos outros elementos que compõem uma área de lazer. Veja a seguir quais são eles!

Pisos e paredes

O acabamento dos pisos e outras superfícies deve ser pensado em conjunto com o material aplicado na churrasqueira. Se a escolha for pintura de paredes e muros, o ideal é optar pela tinta emborrachada ou acrílica (fosca, semibrilho ou acetinada), que evita o desbotamento, descascamento e surgimento de mofo.

Espaços trabalhados com estilo contemporâneo ficam interessantes com revestimentos neutros, como o concreto Artsy Cement ou o mármore Beige Versailles.

Esses porcelanatos que reproduzem outros materiais são ideais para todas as superfícies, mas nos pisos devem oferecer resistência ao escorregamento para evitar acidentes em dias úmidos ou chuvosos.

Mobília e eletrodomésticos

Um local para servir carnes e outros pratos deve contar com elementos de apoio, como geladeira/frigobar, pia e aparelhos de cozinha.

Mesas, cadeiras e bancadas também são itens básicos para garantir o conforto dos convidados e, ao mesmo tempo, facilitar a rotina de preparo de alimentos e bebidas.

Nesses casos, soluções de porcelanato em móveis se tornam interessantes para aliar beleza e durabilidade. É possível aproveitar modelos como a madeira Betula ou Californian Wood para revestir tampos e balcões presentes no ambiente e, inclusive, estender a aplicação das peças a outras superfícies, como decks, painéis e detalhes da parede.

Projeto do escritório Idealizzare Arquit

Itens decorativos

As plantas sempre serão protagonistas na decoração de áreas de lazer externas. Portanto, nada de economizar nas espécies: trepadeiras ou pendentes, aquáticas ou terrestres, todas são bem-vindas quando se adaptam ao clima local.

LEIA TAMBÉM: Beleza e significado: saiba como incluir as flores na decoração!

A vantagem é que elementos naturais harmonizam com qualquer tom ou objeto aplicado no ambiente. Folhagens verde-escuras, por exemplo, contrapõem com uma churrasqueira revestida em porcelanato com aspecto mais rústico, como o Steel Concept.

Para dialogar com o efeito metalizado presente no equipamento, vale usar uma grade de ferro, esculturas e vasos de cerâmica que tenham o mesmo tom avermelhado do metal oxidado.

Gostou da possibilidade de personalizar uma churrasqueira pré-moldada e o ambiente ao seu redor? Com porcelanato para diferentes superfícies, você consegue criar qualquer tipo de combinação para valorizar a área de lazer.

Para saber mais sobre as aplicações desse produto tão versátil, confira também como transformar ambientes com porcelanatos para áreas externas. Até a próxima!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *