22.05.2020
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Christofle: uma grife de artigos para casa

 minutos de leitura
calendar-blank-line
22.05.2020
Conheça a Christofle, grife de artigos para casa que combina tradição e inovação para manter o alto padrão de seus itens!
minutos de leitura

Uma grife de artigos para casa que criou peças para banquetes da nobreza no século XIX e mantém o luxo no design de seus produtos até hoje. É assim que introduzimos a Christofle, empresa que foi fundada em 1830 pelo ourives francês Charles Christofle e conserva o título de uma das mais importantes grifes de utensílios do mundo.

Com a colaboração de grandes nomes, como o designer e diretor de arte holandês Marcel Wanders e o designer de moda alemão Karl Lagerfeld, a marca se moderniza, mas sempre conservando elementos essenciais para ser considerada de alto padrão: qualidade, exclusividade e tradição. Conheça um pouco mais dessa grife de artigos para casa no nosso artigo de hoje!

O início da Christofle

Peça desenhada por León Mallet e criada por Charles Christofle, em 1896 (Foto: Anticstore)
Peça desenhada por León Mallet e criada por Charles Christofle, em 1896 (Foto: Anticstore)

Ao assumir uma pequena empresa familiar, o ourives Charles Christofle investiu na exportação para a América do Sul, fato que o transformou em um dos maiores fabricantes de joias da França em poucos anos.

Pela qualidade e elegância de seus produtos, ele logo se tornou o fornecedor oficial de artigos para casa do Imperador Napoleão III.

Assim, a marca se tornou símbolo de luxo e mantém seu status até os dias atuais, com coleções que evocam o esplendor de épocas passadas e a elegância de peças contemporâneas.

Colaborações fundamentais

Coleção de talheres Jardin d'Eden, criada pelo designer Marcel Wanders (Foto: Christofle)
Coleção de talheres Jardin d'Eden, criada pelo designer Marcel Wanders (Foto: Christofle)

A grife é capaz de se renovar constantemente graças a colaborações com grandes artistas e designers, que conseguem captar as vibrações e os anseios do momento, traduzindo-os em artigos para casa.

Entre eles estão a francesa Andrée Putman, designer de interiores; o egípcio Karim Rashid, um dos grandes nomes do design contemporâneo; e o francês Ora-ïto, designer.

Técnicas utilizadas nos artigos para casa

Além de investir em colaborações importantes, a Christofle utiliza como matéria-prima a prata, material atemporal e memorável que, com técnicas de fabricação inteiramente artesanais, resulta em verdadeiras obras de arte.

Artesãos altamente qualificados são a herança viva de marca. Mestres ourives treinados na própria fábrica dão vida a preciosos artigos para casa, estampados e esculpidos manualmente, que imortalizam a excelência e elegância insubstituível da grife.

Produtos

Coleção criada em 1902, Anémone-Belle Époque foi desenvolvida para a marca de champagne Perrier-Jouët (Foto: Christofle)
Coleção criada em 1902, Anémone-Belle Époque foi desenvolvida para a marca de champagne Perrier-Jouët (Foto: Christofle)

Além de talheres, a grife de artigos para casa possui outros elegantes produtos para a mesa, como saleiros, abridores de garrafas, taças, bandejas, castiçais, estojos de charutos e bules de prata. Atualmente, a Christofle conta com mais de 90 coleções, assinadas por 22 designers diferentes.

Museu Bouilhet-Christofle

Localizado no subúrbio de Paris, o Museu Bouilhet-Christofle, fechado desde 2008, continha mais de 2 mil itens, como talheres e pratos em prata, que refletiam a história da grife desde sua fundação.

Itens reproduzidos para exposições universais e exemplos de Art Nouveau, Art Déco e naturalismo também eram encontrados, assim como exibições sobre o histórico da produção de peças em prata.

A Christofle continua a dominar a arte do trabalho com prata, tornando o material sublime e versátil. Com criações e colaborações importantes, a grife de artigos para casa oferece à mesa de todos — de imperadores a pessoas comuns — a elegância natural e quase 200 anos de tradição.

Gostou de saber mais sobre essa grife de utensílios para casa? Então, conheça uma loja de departamento com alma de galeria de arte que vende os produtos da Christofle!

Destaque: Coleção de porta talheres da linha Mood é uma peça compacta, contemporânea e universal (Foto: Christofle)

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Christofle: uma grife de artigos para casa...

Christofle: uma grife de artigos para casa

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Tenho peças de da Cristofle que ganhei de uma tia que tem mais de 100 anos. Gostaria se possível, de uma avalição dessas peças. Existe alguém com conhecimento que possa avaliar para mim?

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies