04.06.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Os móveis projetados por Charles e Ray Eames são referência em conforto e design (Foto: Wikipédia)

Charles Eames: saiba mais sobre esse grande ícone do design de móveis

 minutos de leitura
calendar-blank-line
04.06.2021
Os móveis de Charles Eames viraram ícones da cultura pop e são sinônimos de conforto. Conheça mais sobre a vida e obra do designer!
minutos de leitura

Tido por muitos como um dos grandes ícones do design de móveis, Charles Eames é reconhecido por sua colaboração pessoal e artística em projetos inovadores.

Por exemplo, o designer e arquiteto norte-americano ficou conhecido por projetar a poltrona Eames Lounge Chair, que se tornou um verdadeiro símbolo da cultura pop.

É sobre a trajetória desse profissional que falaremos neste artigo. Saiba mais sobre esse grande nome do design de móveis!

A história pessoal e profissional de Charles Eames

A maioria dos projetos de Charles foi desenvolvida ao lado da esposa, Ray Eames
A maioria dos projetos de Charles foi desenvolvida ao lado da esposa, Ray Eames (Foto: Eames Office)

Charles Eames nasceu em 17 de junho de 1907, na cidade de St. Louis, no estado de Missouri, nos Estados Unidos. 

Ele era sobrinho de um arquiteto chamado William Eames, que foi quem o inspirou a ingressar e trabalhar nessa área.

O primeiro estágio na área da arquitetura

Quando Charles Eames completou 14 anos, época em que era estudante do Ensino Médio, pediu para o seu tio conseguir um estágio no escritório em que ele trabalhava.

Foi assim que ele começou a trabalhar por meio turno na Laclede Steel Company.

No estágio, Eames ajudava em várias atividades, o que fez com que ele aprendesse muito sobre engenharia, design e arquitetura. Assim, ganhou ainda mais gosto pela ideia de se tornar um arquiteto. 

A faculdade de arquitetura e o primeiro casamento

Após o término do Ensino Médio, Charles Eames conseguiu uma bolsa de estudos e iniciou o curso de Arquitetura na Universidade Washington, em St. Louis. Foi nessa época que ele conheceu Catherine Woermann, que foi sua primeira esposa e mãe de sua única filha, Lucia Eames.

Depois de dois anos na universidade, Eames abandonou os estudos temporariamente. Embora nunca tenha existido uma confirmação por parte dele, colegas da época afirmavam que ele foi expulso da academia por defender as ideias do teórico Frank Lloyd Wright.

Lloyd Wright tinha como conceito central que os projetos arquitetônicos devem ser individuais, de acordo com a sua localização ou finalidade. Essa ideia era considerada modernista demais para a época.

O primeiro escritório de arquitetura e a conclusão da faculdade em Michigan

Em 1930, Charles Eames inaugurou o seu primeiro escritório de arquitetura, em St. Louis, em sociedade com Charles Gray. Mais tarde, um terceiro sócio de juntou à dupla, Walter Pauley.

Eames sempre foi muito influenciado por Eliel Saarinen, um renomado arquiteto finlandês, de quem conseguiu se aproximar.

Saarinen convidou Eames a se mudar para Michigan, para concluir o curso de Arquitetura na Academia de Arte de Cranbrook, onde era professor. O convite foi aceito.

Em 1941, Eames começou a se desentender com a esposa Catherine, que queria voltar a morar em St. Louis. Por conta disso, o casal decidiu pelo fim do casamento.

Nessa mesma época, em parceria com Eero Saarinen, filho de Eliel, Eames desenvolveu um projeto para a competição Organic Design in Home Furnishings, do Museu de Arte Moderna de Nova York. A dupla foi premiada pela técnica, que trazia a moldagem de madeira originalmente concebida por Alvar Aalto.

Usando essa técnica, Eames desenvolveu, inclusive, macas para a Marinha Norte-americana durante a Segunda Guerra Mundial.

https://youtube.com/watch?v=3zpgZBFpRZ4

A parceria pessoal e profissional com Ray Eames

Ray-Bernice Alexandra Kaiser era uma pintora e cineasta que começou a trabalhar com Charles Eames em projetos para o Case Study Houses, um programa de experimentos arquitetônicos patrocinado pela revista Arts & Architecture.

Os dois perceberam muitas afinidades, que iam além do gosto pela arte e pela arquitetura. Assim, iniciaram um namoro, que mais tarde virou casamento.

Ray Eames, como passou a se chamar após o casamento, foi a grande parceira de Charles em seus projetos pessoais e profissionais. Eles trabalharam juntos no desenvolvimento de inúmeras peças de mobiliário de destaque.

Charles e Ray Eames também produziram uma série de filmes de curta-metragem que mostram detalhes da vida deles como casal.

No filme abaixo, disponível gratuitamente no YouTube, você confere como era a casa onde eles viviam.

Charles Eames faleceu em 21 de agosto de 1978, vítima de um ataque cardíaco fulminante. 

Após o falecimento do marido, Ray resolveu se aposentar e interrompeu os projetos que o casal tinha em andamento. 

Alguns anos depois, ela retomou as atividades e começou a trabalhar na catalogação dos trabalhos que o marido havia desenvolvido.

Ray Eames faleceu em 1988, dez anos após o marido, de causas naturais.

Charles e Ray Eames no cinema

Em 2011, os diretores Jason Cohn e Bill Jersey lançaram o filme Eames: o Arquiteto e a Pintora. A obra reúne cenas de bastidores e o dia a dia do casal, além de contar com depoimentos de amigos e especialistas.

Sem dúvida, o filme é uma grande fonte de inspiração para quem se interessa por arquitetura, design e artes de modo geral. 

Infelizmente, o documentário não está disponível em nenhuma das plataformas de streaming que operam no Brasil, mas pode ser adquirido em DVD nas lojas especializadas.

Os principais projetos desenvolvidos por Charles Eames

Sozinho ou ao lado de seus parceiros profissionais, Charles Eames desenvolveu itens que marcaram época e servem até hoje como referência para quem se interessa por design e arquitetura. Confira alguns dos principais.

Igreja de Santa Maria

A Igreja de Santa Maria é uma das obras arquitetônicas de Eames mais lembradas
A Igreja de Santa Maria é uma das obras arquitetônicas de Eames mais lembradas (Foto: Valis55)

Como arquiteto, um dos principais projetos assinados por Charles Eames foi a Igreja de Santa Maria, no estado do Arkansas. 

O projeto, desenvolvido em parceria com Robert Walsh, segue o estilo neogótico, com o uso de tijolos à vista e laterais ladeadas por vitrais.

Na parte interna, o destaque vai para um mural colorido, localizado atrás do altar.

Eames Lounge Chair

A Eames Lounge Chair já apareceu em diversos filmes e séries, sendo um ícone da cultura pop
A Eames Lounge Chair já apareceu em diversos filmes e séries, sendo um ícone da cultura pop (Projeto: Camila Feriato)

A Eames Lounge Chair, que geralmente aparece acompanhada de um puff de madeira, é uma confortável cadeira que foi criada em 1956.

Ela foi uma das primeiras peças projetadas por Charles e Ray Eames. Trata-se de um ícone do design moderno, sendo composta por três conchas curvas de madeira compensada revestidas com verniz: o encosto da cabeça, o encosto principal e o assento.

A cadeira virou um ícone da cultura pop, aparecendo em diversas obras cinematográficas. Em Homem de Ferro 2, por exemplo, a sala da casa do personagem Tony Stark ostenta uma Eames Lounge Chair.

Eames Chaise

O conforto proporcionado é uma das principais características da Eames Chaise
O conforto proporcionado é uma das principais características da Eames Chaise (Foto: Sailko)

A Eames Chaise foi projetada para proporcionar relaxamento após um dia intenso de trabalho.

Ela tem 46 cm de largura e uma estrutura estreita e levemente inclinada, que acomoda o corpo em posição saudável e confortável.

A peça conta com seis almofadas de espuma, que fazem com que o usuário fique com as pernas suavemente erguidas.

Cadeira Eames Molded Plastic

A Eames Molded Plastic é fabricada até os dias de hoje
A Eames Molded Plastic é fabricada até os dias de hoje (Projeto: Beto Tozi)

Charles e Ray Eames criaram a Eames Molded Plastic em 1950. Ela era originalmente fabricada com fibra de vidro e ganhou muita popularidade, desde a época do lançamento até os dias atuais.

Em 2001, a empresa Herman Miller, que detém hoje os direitos do projeto, relançou a cadeira em polipropileno, que é um material mais sustentável que a fibra de vidro.

Charles Eames é um dos grandes nomes do design de móveis no mundo. Esperamos que você tenha gostado de saber mais sobre esse profissional, que é um dos mais relevantes do século XX.

Certamente, ele faz parte da história do design de móveis. Na contemporaneidade, um nome que ganha destaque no segmento é o de Guilherme Wentz.

Saiba mais sobre esse designer em nosso conteúdo que fala sobre sua trajetória e principais obras!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Charles Eames: saiba mais sobre esse grande �...

Charles Eames: saiba mais sobre esse grande ícone do design de móveis

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies