02.04.2018
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Conheça a Cersaie e a sua importância para a arquitetura mundial

 minutos de leitura
calendar-blank-line
02.04.2018
Entenda como a Cersaie, uma feira de arquitetura italiana, tem total influência no seu trabalho no Brasil e em todo o mundo.
minutos de leitura

Se você nunca ouviu falar sobre a Cersaie, recomendamos que pare o que estiver fazendo no momento e venha ler o nosso conteúdo sobre a feira! Afinal, um evento que é referência para arquitetos ao redor do mundo não deve passar despercebido por nenhum profissional da área.

Além de apontar as principais características, vamos contar também um pouquinho sobre a sua história e o seu poder de ditar tendências para uma quantidade tão grande de pessoas. Fique por dentro do que rolou na última edição!

E então, está pronto para descobrir tudo sobre a feira Cersaie? Tenha uma ótima leitura!

O que é a Cersaie e quem é o responsável pela feira?

A Cersaie, ou Salão Internacional da Cerâmica para a Arquitetura e Construção, é uma feira que acontece todos os anos em Bolonha, na Itália. Lá, você pode encontrar principalmente uma vasta gama de produtos que têm como base a cerâmica, além de materiais de construção, móveis para cozinhabanheiro e área externa.

Apesar de o foco ser em materiais e soluções para banheiros, as opções de revestimento são incríveis e podem ser aplicadas em inúmeros cômodos. Suas edições são anuais e quase sempre acontecem no mês de setembro.

Bolonha, nesse período do ano, é transformada em um centro internacional de convenção, onde arquitetos dos quatro cantos do mundo têm a oportunidade de vivenciar experiências profissionais únicas.

O evento é promovido pela Confindustria Ceramica em parceria com a Bologna Fiere, que é um dos principais organizadores de feiras internacionais e dispõe de um espaço em três regiões italianas para abrigar eventos dos mais diversos tipos.

Por que todo arquiteto precisa acompanhar o evento?

A Cersaie não se tornou conhecida em todo o mundo por acaso. Além de ser uma feira onde naturalmente existem intenções mercadológicas de compra e venda, ela também é um espaço que estimula a troca de conhecimento e estudo.

Não é possível, porém, destacar a importância de um evento tão notável em poucas palavras. Por isso, veja mais sobre cada um desses pontos a seguir.

Você terá ótimas oportunidades de networking

Nunca se esqueça da importância de um bom networking para arquitetos. Uma boa rede de contatos muitas vezes pode funcionar melhor do que qualquer investimento em propaganda.

A partir de uma troca de experiências orgânica — ou seja, quando não existe intenção de cobrar ou receber dinheiro —, as relações entre você e outros profissionais da área, ou de áreas correlatas, serão muito mais genuínas. Dessa forma, você e a sua rede de contatos serão promotores verdadeiros do trabalho do grupo. Quer coisa melhor do que ser recomendado pela qualidade do seu serviço, e não porque estava oferecendo algo em troca?

Agora, pense no potencial da Cersaie. A feira reúne nomes da arquitetura ao redor de todo o mundo, ou seja, as possibilidades de networking, além de serem maiores, são mais interessantes — e não apenas quando o foco é a aquisição de novos clientes.

É possível, por exemplo, conhecer um arquiteto que reside na Europa. Imagine firmar laços com esse profissional e um dia ser convidado para visitar o país ou ter oportunidade de estudo ou trabalho por lá?

Apenas o fato de conhecer pessoas dos quatro cantos do mundo já é uma possibilidade única de entender a forma de trabalhar de alguém que vive uma cultura completamente diferente da sua. Daí, é possível tirar ideias ótimas (e muitas vezes inéditas) para aplicar no seu escritório. Tenha a certeza de que você vai voltar para casa cheio de vontade de inovar.

Não dá para ficar de fora das tendências mundiais

O mundo se torna um lugar cada vez mais globalizado dia após dia, o que levou o conceito do que "está na moda" a passar por um total processo de mudança.

Pense no seguinte exemplo: antigamente, as pessoas estavam bastante atentas ao que era tendência na região em que viviam. Nos dias atuais, porém, é possível ver o planeta inteiro na palma da mão.

Dessa forma, tenha a certeza de que os seus clientes se tornaram muito mais educados a respeito de tendências e inspirações, e consequentemente mais exigentes. Imagine, então, se deparar com uma situação na qual o cliente tem uma ideia bem-estruturada do que quer, mas você não consegue aplicar por não dominar o assunto?

Essa é apenas uma das várias vantagens de ficar de olho nas tendências mundiais. Além dela, listamos abaixo outros benefícios de estar antenado quanto ao que está em alta internacionalmente:

  • você vai ter um panorama dos hábitos de consumo da população. Dessa forma, será possível descartar tendências que as pessoas já não aceitam mais com tanta frequência —como tapetes de animais, uso do couro, pelos ou penas, entre outros;
  • criatividade vai ser aguçada em níveis extraordinários e você sairá na frente. Muitas vezes, existe uma tendência "bombando" na região do Mediterrâneo ainda não popularizada por aqui. Imagine reproduzir todo esse sucesso europeu em seu escritório no Brasil, antes de virar moda?

Qual é a importância da feira Cersaie para a arquitetura mundial?

A feira estimula o ato de pensar e refletir. Isso é feito a partir dos temas anuais, que não são escolhidos por acaso. Em 2017, por exemplo, o tema foi "a água está na moda". Dessa forma, arquitetos trabalharam durante todo o ano para expor soluções e tendências que tivessem alguma relação com esse recurso natural tão importante.

Além disso, os arquitetos se esforçam bastante quando o assunto é inovação tecnológica para melhorar a qualidade dos projetos. Voltando ao exemplo de 2017, foram apresentadas inúmeras maneiras de inovar quanto à instalação de chuveiros, banheiros, saunas e todos os outros ambientes que podem estar conectados com a água.

Sentiu falta dos revestimentos? Não se preocupe, eles não ficam de fora: as cerâmicas e porcelanatosseguem o tema do evento e é incrível a forma como são trabalhados pelos mais de 800 expositores.

A inovação e o investimento em tecnologia são tão grandes que, em 2017, foram apresentadas soluções em porcelanato e cerâmica que reproduziram texturas e o efeito do carpete e de outros tecidos no chão e na parede. Podemos dizer que o evento é responsável por presentear os arquitetos com a possibilidade de trabalhar com revestimentos de uma forma não vista antes. Todo ano é uma novidade mais incrível do que a outra!

Ao ter contato real com um revestimento como o porcelanato, por exemplo, que demanda uma necessidade de tocar e visualizar o produto ao vivo, participar de um evento grandioso como a feira Cersaie é uma experiência única na vida de qualquer profissional da área.

E então, depois de ler o nosso texto, deu vontade de ir correndo para Bolonha? Vamos aumentar seu desejo de conhecer a feira de perto ao contar as principais tendências, na prática, da edição que aconteceu em 2017!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Conheça a Cersaie e a sua importância para ...

Conheça a Cersaie e a sua importância para a arquitetura mundial

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies