Menu
Projetos e Obras
Busca

Conteúdo Correspondentes Internacionais

Castello Di Ama na Itália, o encontro do vinho e da arte

22/04/2020

Localizado na Itália, o Castello di Ama possui 75 hectares de vinhedos recheados de história, bons vinhos e muita arte. No post a seguir, contamos uma pouco sobre a história desse fascinante encontro!

Localizado em Ama, no município de Gaiole in Chianti, na província de Siena, o castelo é datado do século XII, e em 1.999 começou a sua história com a arte contemporânea. Lorenza Sebasti e Marco Pallanti inauguraram o projeto “Castello di Ama para a Arte Contemporânea”, com o apoio e a amizade da Galleria Continua de San Gimignano.

Castello di Ama na Itália (Foto: divulgação/ site Castello)

Castello di Ama na Itália (Foto: divulgação/site Castello)

Em 2015, Philip Larrat-Smith foi nomeado curador deste projeto, onde contribui ativamente para a escolha dos artistas responsáveis, os quais são provenientes do mundo inteiro. Com sensibilidade e uma visão única, cada um dos nomeados deve trabalhar com os espaços existentes do castelo, atravessando horizontes do conhecimento, tentando reconectar o passado com o futuro por meio de seus trabalhos.

Vamos apresentar para vocês alguns dos belíssimos projetos e intervenções artísticas presentes no castelo.

Sulle Vigne: Punti di vista – Daniel Buren

Uma parede em espelhos que ao invés de bloquear a paisagem, conecta. Um obstáculo construído que na realidade aproxima e possibilita a apreciação de detalhes que talvez muitas vezes não vemos. O muro está cheio de janelas quadradas, estudadas estrategicamente para valorizar o que deve ser visto na paisagem dos vales.

Croqui do projeto (Foto: divulgação/ site Castello)

Croqui do projeto (Foto: divulgação/site Castello)

O muro de espelho com as suas janelas (Foto: divulgação/ site Castello)

O muro de espelho com as suas janelas (Foto: divulgação/site Castello)

L’albero di Ama – Michelangelo Pistoletto

Na entrada da antiga cantina do castelo di Ama, o projeto do artista italiano que consiste na multiplicação de espelho dentro de um tronco de árvore. A floresta se alarga ao redor da árvore e, a árvore dentro dela, recolhe ao infinito.

A árvore de Ama (Foto: divulgação/ site Castello)

A árvore de Ama (Foto: divulgação/site Castello)

Estudo do projeto (Foto: divulgação/site Castello)

Estudo do projeto (Foto: divulgação/site Castello)

Revolution/Love – Kendell Geers

Esta é com certeza uma intervenção mais profunda. Aqui falamos de algo espiritual, amor e revolução. Para o artista, toda revolução é feita com amor, caso contrário, falhará, vivemos dentro de uma revolução contínua. A cor vermelha enfatiza o letreiro, que transcende em meio ao armazenamento dos vinhos.

A revolução do amor (Foto: divulgação/site Castello)

A revolução do amor (Foto: divulgação/site Castello)

La Lumiere Interieur Du Corps Humain – Chen Zen:

O projeto faz uma comparação com a luz interna do corpo humano, em que os órgãos do corpo lembram a graça da vida e flutuam. As formas orgânicas da instalação refletem os aspectos positivos e negativos do mundo ao nosso redor, deixando penetrar pelo olhar e brilhando na pureza do cristal, material frágil, como a vida do homem, e ao mesmo tempo resistente como o seu desejo de viver.

Os cristais sob os barris de vinho (Foto: divulgação/site Castello)

Os cristais sob os barris de vinho (Foto: divulgação/site Castello)

Towards the ground – Cristina Iglesias:

Uma banheira que enche silenciosamente, lentamente e ciclicamente, em um nível ilusório, profundo e subterrâneo, que se afunda no chão para encontrar as raízes das vinhas.

No espaço de mais ou menos uma hora, o nível da água sobe até as bordas da banheira atingindo o nível do solo, restando por alguns minutos e depois começando a descer novamente até ficar completamente vazia.

A banheira que se conecta com o solo das vinhas (Foto: divulgação/ site Castello)

A banheira que se conecta com o solo das vinhas (Foto: divulgação/site Castello)

Ouvir as histórias, respirar o ar, apreciar a arte e desfrutar de um bom vinho: esta é a melhor maneira de apresentar o Castello.

Gostaram deste incrível projeto? A harmonia na junção entre arte, vinho e história reúne em um só lugar o que a Itália tem de melhor.

E para os amantes de vinhos e da região do Chianti, na Itália, confira também o nosso post sobre o incrível projeto da vinícola Marchesi Antinori aqui no Archtrends.

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *