Menu
Projetos e Obras
Busca
arquitetura futurista

Conteúdo Matérias

Casas futuristas: inspiração na arte, tecnologia e natureza

27/11/2017

Ambientes que prometem levar você para uma viagem no tempo — diretamente para o futuro! Confira!

No passado, imaginava-se que, em meados dos anos 2000, a população estaria imersa em uma realidade completamente futurista. Carros voadores, rampas automáticas nas ruas para diminuir a locomoção e arranha-céus que alcançam as nuvens eram apenas algumas das coisas que viviam constantemente no imaginário geral.

É fato consumado que a maioria dessas engenhocas não se tornaram realidade e que o “futuro” não é tão caricato quanto se imaginava. Porém, de certa forma, a população caminha cada vez mais rápido em direção a esse estilo de vida. As casas futuristas são exemplo disso!

No texto de hoje falaremos mais sobre as construções que prometem levar você para uma viagem no tempo — diretamente para o futuro! Confira!

A arquitetura do cálculo e da ousadia

arquitetura futurista

Por mais que muita gente associe a arquitetura futurista com o novo milênio e todas as revoluções tecnológicas que aconteceram a partir dos anos 2000, a arquitetura do cálculo e da ousadia começou a aparecer no ano de 1906.

Fato é fato: o futuro sempre será pauta para questionamentos e expectativas. O poeta italiano Marinetti publicou um manifesto no jornal Le Fígaro de Paris, que se tornaria um dos documentos pioneiros do movimento futurista.

Ele exaltava a beleza da velocidade (nada explorada na época, quando comparada com os dias atuais) a partir do surgimento de automóveis. Para cidadãos que viviam naquele tempo, a ideia de carros velozes parecia impossível. Quem diria, não é mesmo?

O futurismo é justamente isso: pensar além daquilo que existe aqui e agora, vislumbrar possibilidades e mudanças que acontecerão a partir da evolução da sociedade ao longo dos anos. É olhar um “simples carro” da sua época e pensar em todas as novas possibilidades que ele pode contemplar.

A arquitetura futurista, especificamente, faz referência aos seguintes tópicos:

  • inspiração em elementos de ficção científica;
  • valorização das máquinas e da tecnologia;
  • foco na atmosfera urbana e industrial;
  • praticidade na decoração — menos é mais.

A seguir falaremos detalhadamente sobre esses temas. Continue com a gente e descubra como essas características se aplicam na prática!

Minimalismo e inovação andam de mãos dadas

casa futurista

Casas futuristas devem ser muito mais do que apenas construções — elas são manifestos artísticos. Por isso, não é legal ficar preso a padrões. A inovação é um dos principais pilares da arquitetura futurista, não se esqueça disso!

Uma dica interessante é incorporar os pilares do minimalismo junto ao projeto. Esse tipo de arquitetura prega ideais modernos, que remetem ao futuro e que defendem uma funcionalidade cada vez maior dos ambientes.

Dessa forma, não é necessário, por exemplo, lotar uma sala com uma quantidade de móveis exorbitante, que dificulta até a passagem dos próprios moradores. Menos é mais!

Os ambientes também devem ter a capacidade de ser facilmente renovados, pois esse é um dos pilares da inovação. Isso não significa que o morador precisará gastar com reformas a todo momento, mas que ele será capaz de fazer pequenos retoques no ambiente sempre que desejar.

Isso pode ser feito com pequenas mudanças na decoração, com a troca de um quadro na parede, alterações na cor das cortinas, no tecido das almofadas ou até mesmo com a customização de alguns móveis.

A renovação dos ambientes é mais um motivo para que os móveis sejam práticos e funcionais. Uma boa dica é comprar objetos que possam ser mudados de lugar com facilidade, assim é possível dar uma cara nova ao ambiente sem necessariamente gastar dinheiro.

A arquitetura sustentável não deve ser esquecida

Uma das preocupações que mais passa pela cabeça de profissionais e estudiosos da área ao pensar no amanhã diz respeito ao futuro do planeta.

A natureza é colocada em pauta com cada vez mais frequência, já que os avanços da humanidade geraram muito desequilíbrio ambiental — o que resulta em um cenário preocupante em relação ao que será da Terra daqui a alguns anos.

Arquitetos encontraram a sua forma de contribuir (e muito), na medida que implementam cada vez mais projetos de arquitetura sustentável e bioclimática em seus projetos. Assim, esboços de casas futuristas devem envolver a sustentabilidade, além de mostrar se a construção se envolve harmonicamente com o espaço no qual foi implantada.

A incorporação de itens de arquitetura sustentável pode ser realizada das seguintes maneiras:

  • realize um consumo inteligente de água a partir do uso de coletores de chuva, por exemplo;
  • faça a aplicação de telhas de fibra vegetal;
  • use lâmpadas de LED;
  • compre tintas que possuem baixos índices de compostos orgânicos voláteis;
  • priorize fontes alternativas de energia, como o uso de painéis solares;
  • tente trabalhar ao máximo com iluminação natural.

Casas futuristas devem ter alguns materiais estratégicos

A arquitetura futurista é composta por materiais muito específicos, que são usados nos mais diversos locais do projeto em questão. Os principais são:

  • concreto armado;
  • ferro;
  • vidro;
  • papelão;
  • fibras têxteis.

Outro ponto muito importante diz respeito às reproduções de materiais. Madeira, pedra e tijolo, por exemplo, são revestimentos que podem ser imitados. Como seus modelos “originais” não são muito encorajados, as reproduções dessas matérias-primas aparecem como uma ótima solução.

Além de serem muito mais leves e flexíveis esteticamente — fugindo de um ambiente mais carregado que não condiz com a arquitetura futurista —, as reproduções não agridem a natureza.

Em vez de contribuir para a derrubada de árvores em todo o mundo, que tal optar por um porcelanato amadeirado? O efeito de madeira permanecerá o mesmo, com o diferencial de ser mais prático, fácil de manusear, amigo da natureza e condizente com o estilo em questão.

Projetos para se inspirar pelo mundo

Agora que você já conhece algumas das principais indicações relacionadas ao futurismo e seus traços na arquitetura, é hora de conhecer os projetos mais incríveis desse estilo ao redor do mundo.

É imprescindível que você veja cada um deles: a história dessas obras é incrível e pode  ajudar você a visualizar tudo o que mencionamos neste post. Veja só:

E aí? Depois de ler o nosso texto, deu pra acreditar no fato de que o estilo de vida futurista está cada dia mais palpável? O futuro é agora!

Se você gostou do conteúdo e acha que ainda mais pessoas podem aproveitar a leitura, não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais!

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *