06.09.2018
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Casas Conceito: mostra resgata memórias afetivas de arquitetos em Salvador

 minutos de leitura
calendar-blank-line
06.09.2018
Ambientes integrados à natureza, projetados a partir de lembranças que valorizam a identidade e a cultura de cada profissional que criou o espaço. Assim é a Mostra Casas Conceito. O Archtrends indica a visita neste evento que está dando o que falar na Bahia! E, claro, tem porcelanatos Portobello expostos por lá; acompanhe!
minutos de leitura

A primeira mostra de decoração inteiramente baiana reúne 35 ambientes (impressionantes!) criados por escritórios de arquitetura, design e paisagismo, concentrados em dois casarões, em pura área verde de 12 mil metros quadrados. Com o tema Raízes, o novo fashion décor da região tem como foco o respeito pelo meio ambiente, a interação com a natureza e o resgate de memórias afetivas pelos próprios projetistas. Vale à pena conferir esta superexposição (com produtos Portobello), de portas abertas até o dia 16 de setembro, no sofisticado e arborizado bairro do Horto Florestal, em Salvador (BA).

Cozinhas do Chef, projetado pelo escritório AAprojetos
Cozinhas do Chef, projetado pelo escritório AAprojetos

Um dos ambientes de destaque é a “Cozinha do Chef”, de 30m², assinado pelas arquitetas xarás Adriana Lorenzo e Adriana Varandas, do escritório AAprojetos. A ideia, para elas, foi criar um espaço único, acolhedor e que tivesse ares de casa. “Resgatamos nossas raízes saindo do convencional e mergulhamos no universo das cores, texturas, materiais, sabores e cheiros, afinal, cozinhar é um ato de amor e as nossas lembranças de reuniões familiares em torno da cozinha são muito fortes!”, contam.

Os tijolinhos da Portobello ganham protagonismo na parede da Cozinha
Os tijolinhos da Portobello ganham protagonismo na parede da Cozinha
As arquitetas Adriana Lorenzo e Adriana Varandas
As arquitetas Adriana Lorenzo e Adriana Varandas

Não há como negar que o verde e a madeira, presente no piso, nos móveis, nos armários e no pergolado, convivem harmonicamente no espaço. Mas, segundo as “Adrianas”, são as paredes de tijolinhos (Linha Terracota Muro Luna, da Portobello) que mais recordam a vida no campo, onde elas passaram bons momentos. “A casa é para você se sentir bem e, acima de tudo, perceber que tem a sua identidade”, complementam. Veja mais detalhes da Cozinha do Chef, abaixo:

 
 
 
 
 

Já no living assinado pela arquiteta Aline Cangussú, chamado Castanheira, a proposta foi criar uma decoração integrada à natureza que remetesse fortemente a sua infância. “Morei no interior de Minas Gerais até os meus 14 anos, então fui muito ligada à natureza das fazendas mineiras e das belezas naturais do estado”, diz.

Arquiteta Aline Cangussu
Arquiteta Aline Cangussú

Aline, que já tem 25 anos de carreira, também trouxe - literalmente - as raízes para dentro do seu projeto com aproximadamente 100m², já que está localizado em frente a uma vista maravilhosa, com árvores centenárias que ficam debruçadas sobre a varanda e servem de paisagem para o  living que, inclusive, é todo revestido com porcelanatos da Portobello, no piso. Além disso, um jardim interno e uma parede verde suspensa, inserida numa caixa com ripas de madeira e fixada no pé direito duplo, são outras grandes atrações da temática proposta pela arquiteta baiana.

“Também fiz uma adega bem bacana para as pessoas que curtem apreciar um bom vinho, criando uma decoração extremamente acolhedora. Outro ponto forte são as paletas de cores, que alternam do verde aos tons terrosos, neutros e crus, que tem tudo a ver com as raízes, remetendo às cores da natureza, além do toque azul para lembrar o mar”, destaca Aline.

Sala integrada da "Castanheira", de Aline Cangussu. Foto: Marcelo Negromonte
Sala integrada da "Castanheira", de Aline Cangussú. Foto: Marcelo Negromonte
Parede verde no pé direito duplo faz sucesso na Mostra. Foto: Marcelo Negromonte
Parede verde no pé direito duplo faz sucesso na Mostra. Foto: Marcelo Negromonte

E mais espaços desse ambiente inspirador criado por Aline Cangussú:

 
 
 
 
 

Já deu para sentir o gostinho do que a 1ª Mostra Casas Conceito tem para oferecer, não é mesmo? E tem muito mais ambientes encantadores por lá. Para quem ama a integração entre natureza, arquitetura e decoração, a visita é mais que recomendada. Não deixe de conferir também mais projetos da arquiteta e especificadora da Portobello Shop Salvador,  Aline, e do escritório AAprojetos aqui no Archtrends!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Casas Conceito: mostra resgata memórias afet...

Casas Conceito: mostra resgata memórias afetivas de arquitetos em Salvador

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Millena Ramos
Colunista
Jornalista

Jornalista colaboradora do Archtrends, formada pela UFAL. Pós-graduada em Língua Portuguesa pela Academia Alagoana...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies