27.09.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
CASACOR SP
Espaço Agô, do Estúdio de Arquitetura Gab de Matos, é destaque na CASACOR SP (Foto: Salvador Cordaro_CASACOR)

A Casa Original: CASACOR SP revive as origens do morar brasileiro

 minutos de leitura
calendar-blank-line
27.09.2021
Portobello está presente em sete ambientes inspiradores, de diferentes estilos e propostas.
minutos de leitura

Se 2020 foi o ano da pandemia da Covid-19, 2021 está sendo o ano da superação. A CASACOR São Paulo representa bem esses dois momentos. Enquanto no ano passado tivemos o Janelas CASACOR, com ambientes em containers espalhados pela cidade, agora temos o tão aguardo retorno da mostra de decoração em seu formato tradicional. Porém, nada é como antes e a CASACOR SP também volta transformada.

A começar pelo local da mostra. Após 14 anos no Jockey Club, em 2021 a CASACOR SP está acontecendo no Parque Mirante, anexo ao Allianz Parque. Ainda vem um pouco menor, com 9 mil metros quadrados distribuídos em 56 ambientes, e percurso de visitação definido. 

Além dos protocolos sanitários, a pós-pandemia também está muito presente no conceito da maior parte dos ambientes. Muitos profissionais de arquitetura trabalharam com a ideia de casa refúgio, o que se traduz em texturas, tons claros, formas orgânicas e ambientes fluídos. Conforto e tranquilidade são a tendência da vez.

O tema A Casa Original trata desse desejo de retorno às origens. A maioria dos ambientes traz simplicidade e equilíbrio. Alguns profissionais de arquitetura interpretaram o tema se inspirando na ancestralidade, como é o caso do Espaço Agô, um dos sete ambientes com Portobello que mostraremos a seguir.

Espaço Agô

Logo na entrada da CASACOR SP, o Espaço Agô recepciona os visitantes, como um dos poucos ambientes abertos ao público geral. Um lindo projeto do Estúdio de Arquitetura Gab de Matos, que se destaca no contexto do tema A Casa Original. A ideia de Gab foi promover reflexões sobre as origens e a ancestralidade da casa brasileira. Agô é uma palavra do idioma Iorubá que significa pedir licença ou permissão. “Traz perspectivas afro-brasileira e ameríndia sobre a casa”, diz a arquiteta. Escolha perfeita para a porta de entrada da mostra.

Lançamento da Portobello, Sunset Key West reveste uma estrutura funcional e decorativa que percorre todo o comprimento do ambiente – começa como lavatório e se desdobra em banco. Sunset é um revestimento para piscinas, então é interessante ver seu uso em interiores. Também surpreendem os bancos feitos de taipa, uma tecnologia milenar e ancestral. 

CASACOR SP
Sunset Key West reveste a estrutura multifuncional que percorre todo o comprimento do Espaço Agô, projeto do Estúdio de Arquitetura Gab de Matos (Foto: Salvador Cordaro_CASACOR)
casacor sp
Na primeira CASACOR SP pós-pandemia, o lavatório funcional se tornou parte importante de muitos ambientes. No Espaço Agô, do Estúdio de Arquitetura Gab de Matos, é revestido de Sunset Key West (Foto: Salvador Cordaro/CASACOR)

Lounge Comandante Rolim Amaro

O arquiteto Arthur Guimarães é amante de aviação e trouxe esse tema como símbolo da mobilidade, após o período de isolamento. O lounge é o primeiro ambiente propriamente dentro da mostra e um dos poucos que trabalha com elegantes tons escuros.

No piso, Lastra Bleu de Savoie 120x270. Arthur fez questão da versão polida. “Foi intencional que o brilho estivesse apenas no Bleu de Savoie, todos os outros materiais são foscos, para que o destaque viesse para cá”, explica o arquiteto, que gosta de trabalhar com texturas.

Lounge Comandante Rolim Amaro, de Arthur Guimaraes, com Bleu de Savoie (Foto: Alessandro Gruetzmacher)
Bleu de Savoie é o piso do Lounge Comandante Rolim Amaro na CASACOR SP (Foto: Alessandro Gruetzmacher)

Alameda Jardins

Um dos melhores diferenciais do Parque Mirante é a vista do rooftop. É ali que fica a Alameda Jardins, projeto da paisagista e designer de interiores Fabiana Ferré. A profissional uniu as duas atuações na área externa, que conta com pergolado. “Eu gosto muito de fazer o conjunto, já crio o projeto de interiores pensando na vegetação. O pergolado mostra a vegetação em um ambiente interno. As pessoas querem trazer o verde cada vez mais para dentro de casa”, explica.

Criando um interessante plano de fundo para o pergolado, temos o Travertino Grigio Marea. “Ficou perfeito, queríamos trazer a atmosfera de praia e tem tudo a ver com essas ondas, que remetem ao mar”, diz Fabiana. E o caminho que o visitante percorre é revestido de Pau Brasil Natural.

casacor sp
Pergolado da Alameda Jardins, de Fabiana Ferré, com Travertino Grigio Marea (Foto: divulgação Fabiana Ferré)
casacor sp
Alameda Jardins, de Fabiana Ferré, com Pau Brasil Natural (Foto: Evelyn Muller_CASACOR)

Riserva Todeschini

Debora Aguiar é uma arquiteta consagrada e presença sempre celebrada na CASACOR. A casa de 250 m2 trabalha com conceito de acolhimento, criando um refúgio. Além do espaço interno, há um pergolado com jardim, onde foi aplicado o Kit Janeiro Off White, da linha Ipanema, design de Oskar Metsavaht para a Portobelo. As pedras portuguesas do calçadão de Ipanema em um sinuoso mosaico criam o percurso na visitação da CASACOR SP.

Riserva Todeschini, de Debora Aguiar, com Kit Janeiro Off White (Foto: Alessandro Gruetzmacher)

Sala Bayac

O home office ganhou destaque na casa durante a pandemia e isso se reflete na CASACOR SP. Praticamente todos os ambientes contam com mesas de trabalho. No projeto do Studio Costa + Azevedo, home office é o tema central. A proposta é que seja um ambiente utilizado não somente para o trabalho, mas também em momentos sociais. No piso, Pietra Lombarda Off White.

Estúdio Liberdade

Um dos raros ambientes coloridos dessa edição da CASACOR SP é assinado pelo jovem e estreante arquiteto Pedro Luiz de Marqui. O tema é liberdade, então tudo é lúdico e extravagante. Pedro elegeu elementos de decoração que ficam na fronteira entre arte, design e arquitetura. Por exemplo, a luminária do designer alemão Ingo Maurer, a cadeira dos Irmãos Campana, o tapete da marca italiana Seletti e o revestimento espelhado Vedononvedo, da italiana Paola Navone para a Portobello. “Gostei do lado artístico do revestimento. Quis elementos não apenas funcionais, mas também visuais”, diz Pedro. 

casacor
Estúdio Liberdade, de Pedro Luiz de Marqui, trabalha com elementos não apenas funcionais, mas artísticos, como o tapete da Seletti e o revestimento Vedononvedo de Paola Navone (Foto: Denilson Machado_CASACOR)
Em frente ao Vedononvedo, revestimento de Paola Navone para a Portobello, cadeira dos Irmãos Campana, no Estúdio Liberdade, de Pedro Luiz de Marqui (Foto: Denilson Machado_CASACOR)

L’Espace AD

Os arquitetos Marcelo Diniz e Mateus Finzetto criaram um espaço para receber, com ilha gourmet, lounge e bar. Todo o piso e as paredes da área social são na Lastra Still Now Sand 120x270, enquanto a parede do fundo leva Gouache Brugnon. Em tom interessante de vermelho, entre o vinho e o terra, Gouache dá o toque de cor ao ambiente. Inclusive, para destacar o mosaico, os armários e eletrodomésticos da cozinha foram deslocados para as laterais.

L'Espace AD, de Marcelo Diniz e Mateus Finzetto, com Still Now Sand e Gouache Brugnon (Foto: Cristiane Faleiros/divulgação Marcelo Diniz e Mateus Finzetto)
Lastra Still Now Sand no bar do L'Espace AD, de Marcelo Diniz e Mateus Finzetto (Foto: Cristiane Faleiros/divulgação Marcelo Diniz e Mateus Finzetto)
Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

A Casa Original: CASACOR SP revive as origens...

A Casa Original: CASACOR SP revive as origens do morar brasileiro

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Maria Silvia Ferraz
Colunista
Editora

Editora do Archtrends, colabora com a Portobello desde 2014. É jornalista pela Faculdade Cásper...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies