31.10.2018
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

CASACOR SC/Florianópolis: uma imersão completa através dos quatro sentidos

 minutos de leitura
calendar-blank-line
31.10.2018
A segunda edição da mostra no ano acontece na capital catarinense e reforça a missão dos ambientes em conectar visitantes com seu eu interior e com a natureza. Afinal, nada mais natural do que olhar, sentir, ouvir e cheirar para nos transpor ao simples da vida!
minutos de leitura

Quem teve a oportunidade de conferir a CASACOR Santa Catarina/Itapema e pediu bis do evento no Estado, ainda em 2018, agora tem a chance de visitar a mostra em Florianópolis até 25 de novembro. Com suas ruas estreitas e pouco movimentadas, o charmoso bairro de Santo Antônio de Lisboa, um dos mais antigos da cidade, é palco da segunda edição e motivo à parte para ir até lá, seja pela primeira vez ou para ter uma dose extra do melhor da arquitetura, do design e do paisagismo da região.

Visão da entrada do The Garden Loft

Ao chegar à estrada Caminho dos Açores, o visual deslumbrante da praia com seu pôr-do-sol já dá indícios de que o passeio vale muito a pena. É apenas o começo de um fim de tarde marcado por muitos encantamentos! Afinal, como resistir à beleza de um casarão herdado da cultura açoriana abraçado por tanta área verde? Em meio à natureza, inclusive uma árvore centenária de grande porte e folhagens intactas, a CASACOR SC/Florianópolis abriga 25 ambientes assinados por 40 profissionais.

Os nomes desses espaços, como por exemplo Viva o Instante, Little Jungle e Cozinha com Afeto, já são uma pequena amostra do que está por vir, os quais o fio condutor é a conexão, interior e exterior, dentro da temática central da CASACOR 2018: A Casa Viva. Projetos com eletrodomésticos conectados a painel solar, cisterna para reuso da água, plantas naturais, objetos antigos repaginados, cestos de fibra de bananeira e até sabão biodegradável fazem a tão sonhada vida sustentável virar realidade.

Ambientes dos sonhos em casas reais

A missão de envolver visitantes com a história do lugar e conectá-los, de fato, ao espaço começa na criação de um “cenário” que vai além do olhar. É quase impossível não entrar no clima criado a partir de sons e cheiros específicos correspondentes a cada cantinho. Tudo está relacionado para despertar sensações diversas, mas que convergem para o conceito principal.

À esquerda, a parte externa do The Garden Loft. À direita, a parte interna do living

Com uma construção limpa, sem agredir o entorno, os arquitetos do PROGETTA Studio, Allan Chierighini e Fábio Silva, ao lado da designer de interiores Rose Campos, são os responsáveis pelo The Garden Loft. “Nós tínhamos o terreno e construímos toda a arquitetura do zero em apenas dois meses, porque era essa a nossa vontade desde o princípio: entrar com arquitetura”, explica Fábio, que complementa: “A intenção também era trabalhar com uma tecnologia nunca antes vista no Brasil, que é a tecnologia modular de construção”.

VEJA TAMBÉM: CASACOR Paraíba apresenta 32 ambientes projetados em conexão com a natureza

CASACOR Ceará apresenta quatro projetos com design exclusivo Portobello

A proposta visual é cosmopolita e um tanto minimalista, em que a cozinha gourmet se abre para o lounge trazendo amplitude para o espaço. Já o living, com o piso revestido de Nero Venato, 1,20 por 1,20, da linha Marmi Classico, é recheado de sofisticação por conta dos objetos de arte e, claro, da reprodução do mármore. Na área íntima, que engloba suíte e closet, o Steel Black, da linha Steel, coloca o metal como protagonista do piso, enquanto as paredes do banheiro usam o Spot Sea Zinco, da linha 3D Lab, para fazer um jogo de luz e sombra com os seus relevos geométricos. “A Portobello foi, com certeza, uma das grandes parceiras do nosso escritório. Esses produtos estão sendo muito bem-vistos e aceitos pelo público que nos visita aqui”, declara Fábio.

O Steel Black no piso da área do closet
À esquerda, o Steel Black na área da banheira e, à direita, a parede do lavabo com Spot Sea Zinco

De olho no uso dos materiais, Allan Chierighini conta que já é comum essa atenção nos trabalhos do PROGETTA Studio e com o projeto para a CASACOR não seria diferente. “As próprias cores e os recursos que utilizamos têm a ver com a natureza: a madeira, o tom terra, o verde das plantas, o preto em referência à noite, à falta de luz. Aliás, isso já tem a ver com qualquer obra que a gente faça, porque levamos isso em consideração sempre. Esse link interior e exterior, a falta de paredes, sem bloqueio visual, com o olhar mais fluido”, comenta.

Integração entre sala de jantar e cozinha com piso Nero Venato

Na onda também da construção limpa, a Casa Grigio, inspirada no design italiano em tons cinza, aplica um sistema sustentável de construção, em Wood Frame, com pouquíssimos resíduos. Além disso, mais de 90% das paredes externas são vidro, o que permite uma verdadeira experiência de integração com a natureza ao redor, inclusive o teto do banheiro que acaba por ser coberto por galhos e folhagens. Nada mais natural do que banhar-se ali! Responsável pelo projeto, Cris Passing trabalha o estilo mais urbano, em tons e materiais, como a reprodução em concreto em todo o piso Superquadra Zinco da Portobello, para deixar o espaço com um mood atemporal.

Quarto da Casa Grigio com Superquadra Zinco no piso
Destaque para o piso, à esquerda, e para o teto, à direita

Já a Suíte de Hóspedes Savana, de Adriana Tiezzi, é desenvolvida para acolher uma visita com total conforto e autonomia em 22m². Independente do restante da casa, o ambiente apresenta uma paleta de cores quentes com variedades do cru e tons alaranjados, além de texturas naturais como parede em pedra e tapete de sisal. Aliás, novamente o banheiro chama atenção ao revestir por completo, piso, paredes e bancadas (inclusive a linda banheira!), com Pietra Lombarda Off White, da linha Pietra Lombarda. Mais uma vez, a pedra alcança seu lugar de protagonista.

Um olhar completo da suíte de Adriana Tiezzi (Foto: divulgação CASACOR)
CASACOR SC
Banheiro da suíte revestido de Pietra Lombarda Off White

Expectativa de público

Com o convite ao slow down sempre em evidência, a CASACOR SC vem de uma temporada de números recordes, em Itapema, no primeiro semestre, quando esteve em cartaz com 35 ambientes e 57 profissionais de 12 municípios catarinenses e Curitiba. Cerca de 25 mil pessoas visitaram o Beach Place Itapema, antigo Plaza, superando em 40% a bilheteria de 2017. Por isso, a expectativa é de repetir esse sucesso na capital. “Apesar de não ser do segmento, eu sempre visito a CASACOR, porque adoro. E, dessa vez, fiquei bastante surpresa porque são ambientes mais simples, ambientes que podemos ter em casa. Outras edições, muitas vezes, pontuavam elementos mais extravagantes que não caberiam nas nossas casas. E essa sim! Com cores suaves e estilos que não cansam”, define a aposentada Onesia Peixoto.

SERVIÇO:

CASACOR SC/Florianópolis
14 de outubro a 25 de novembro de 2018
De terça a sexta, das 15h às 21h
Sábados e feriados, das 13h às 21h
Domingos das 13h às 19h

Casarão do Caminho dos Açores
Caminho dos Açores, 1410 – Bairro Santo Antônio de Lisboa
(48) 99938-3894
[email protected]

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

CASACOR SC/Florianópolis: uma imersão compl...

CASACOR SC/Florianópolis: uma imersão completa através dos quatro sentidos

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brunella Menezes
Colunista
Jornalista

Jornalista graduada pela PUC-Rio e com mestrado sanduíche em Tecnologias da Comunicação (Portugal e...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies