06.05.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
CASACOR Rio de Janeiro 2022, Residência Brando Barbosa
CASACOR Rio de Janeiro 2022 acontece entre 27 de abril e 26 de junho, na Residência Brando Barbosa, no Jardim Botânico (Foto: André Nazareth)

CASACOR Rio de Janeiro 2022 traz soluções plurais para casas com alma

 minutos de leitura
calendar-blank-line
06.05.2022
Conheça a proposta da CASACOR Rio de Janeiro 2022 e os ambientes que levam produtos Portobello
minutos de leitura

A CASACOR Rio de Janeiro 2022 abre suas portas com o tema “Infinito Particular”, trazendo ares contemporâneos para a Residência Brando Barbosa, no Jardim Botânico. Em sua 31º edição, com esse icônico imóvel aberto para visitação até 26 de junho, a mostra de decoração conta com dezenas de equipes de arquitetos, designers de interiores e paisagistas.

Foram instalados 45 ambientes nos 12 mil m² da propriedade, incluindo projetos criados com produtos da Portobello. Continue a leitura para saber mais sobre o evento e conferir alguns dos espaços da mostra.

CASACOR Rio de Janeiro 2022 traz soluções plurais para uma casa com alma

É a segunda vez que a CASACOR Rio de Janeiro escolhe essa propriedade para abrigar projetos cheios de memória afetiva e personalidade. De várias maneiras, a mostra busca realizar o sonho do casal Brando Barbosa de transformar o espaço em um instituto cultural. Nos anos 1960, Jorge e Odaléa Brando Barbosa compraram, ampliaram e reformaram todo o imóvel, que havia sido a casa do médico sanitarista Oswaldo Cruz.

Com muito respeito pela história do local, a CASACOR Rio de Janeiro 2022 traz arte e cultura para dentro da residência por meio de projetos elaborados por profissionais de peso. Para esta edição, a ideia foi tornar os espaços mais funcionais, permitindo que o público aproveite melhor pátios, jardins e áreas de entretenimento. 

Em comparação a 2021, quando o foco esteve na arquitetura original e nos ares palacianos, essa edição da mostra traz propostas inovadoras e contemporâneas. Além de propor novos usos para os espaços, os ambientes oferecem soluções de arquitetura e decoração que podem ser aplicados em outros grandes imóveis pelo Brasil.

Transformação dos ambientes e do circuito de visitação

Mais do que dar uma cara nova para os ambientes, a CASACOR Rio de Janeiro 2022 mudou o percurso de visitação, que começa pelo antigo porte-cochère da residência. Então, segue pelo primeiro andar da casa principal, com seus salões dedicados às artes, à cultura e aos encontros. A cozinha foi transformada em um café aberto ao público, com um deck externo, e a antiga despensa, em uma adega. 

Já no andar de cima estão os espaços pensados para receber artistas e convidados, servindo como hospedaria, além de pequenos estúdios, sala de reuniões, home office e área de relaxamento.

Vários ambientes de lazer e convívio podem ser desfrutados nos jardins. Um espaço extra para eventos foi criado no pátio próximo à piscina em homenagem ao centenário da Semana de Arte Moderna de 1922.

Também foram construídos pequenos estúdios em módulos metálicos para receber artistas em residências temporárias. A antiga garagem e a área de serviço agora funcionam como um complexo gastronômico.

Principais tendências da mostra

Além de ser um espetáculo à parte nesta edição, a arte se mostrou fundamental nas nossas vidas durante a pandemia. Nos ambientes da CASACOR Rio de Janeiro 2022 e nas diversas obras expostas pela residência, é possível perceber claramente o papel do belo nas nossas experiências.

Entre as tendências também estão os espaços integrados e multifuncionais, bem como os de autocuidado.

A preocupação com o meio ambiente é outro aspecto de destaque. Para a criação de estúdios e áreas comerciais, por exemplo, foram usados métodos construtivos rápidos, limpos e sustentáveis. Além disso, a vontade de se conectar com a natureza se mostra latente, expressa pelo uso de tons de verde e de muitas plantas na decoração. Elementos naturais também marcam presença em materiais, texturas e objetos de ambientes de todos os estilos.

Projetos da CASACOR Rio de Janeiro 2022 destacam produtos da Portobello

Se você é apaixonado por arquitetura e decoração, vale a pena conhecer o trabalho que os arquitetos fizeram para esta edição da CASACOR Rio de Janeiro.

Além da versão presencial, a mostra oferece uma experiência digital com tour 3D por meio do site casacor.abril.com.br.

Para não deixar ninguém na vontade, vamos falar um pouco sobre os projetos que contam com produtos da Portobello.

1. Joalheria do Jardim, por Leticia Garcia

CASACOR Rio de Janeiro 2022, Joalheria do Jardim
A Joalheria do Jardim é um projeto da arquiteta Leticia Garcia (Foto: Divulgação CASACOR)

Em meio aos jardins da Residência Brando Barbosa, a Joalheria do Jardim se mescla aos tons de verde do exterior para criar um ambiente acolhedor. Não é à toa que está cheia de texturas, fibras e plantas, compondo a decoração inspirada no design biofílico.

Além disso, o projeto usou os revestimentos Gouache Forest, da linha Gouache, e Oh!Take Cliff, da linha Oh!Take, ambos da Portobello.

O primeiro, que revela um verde intenso, traz profundidade para o ambiente. A proposta da coleção é oferecer um sistema de cores que possa ser usado de maneira criativa em diferentes projetos.

Já o segundo conta com uma cor neutra sutil e, ao mesmo tempo, elegante. Foi desenvolvido em parceria com Ruy Ohtake, um dos mestres da arquitetura brasileira.

Com o objetivo de trazer o verde do jardim para dentro da Joalheria, Leticia Garcia posicionou espelhos e vidros estrategicamente no espaço. Eles ainda ajudam a destacar a beleza das joias. A partir dessa composição sofisticada, cria-se uma atmosfera tipicamente carioca, leve, alegre e despojada.

2. O Canto do Poeta, por Sérgio Conde Caldas Arquitetura

CASACOR Rio de Janeiro 2022, O Canto do Poeta
Sérgio Conde de Caldas Arquitetura foi o escritório responsável pelo ambiente O Canto do Poeta (Foto: Divulgação CASACOR)

Estar em um espaço tranquilo, rodeado de natureza, é fundamental para o processo de criação dos poetas. Foi pensando nisso que O Canto do Poeta nasceu.

Na parte interna, predominam os tons neutros e as cores sóbrias, tanto no mobiliário quanto nos revestimentos.

O revestimento Superquadra Zinco, da linha Superquadra, da Portobello confere um toque de contemporaneidade ao ambiente, pois atualiza o conceito dos ladrilhos tradicionais. 

Já o Cottage Cannelle, da linha Cottage, também da Portobello, traz uma textura que interpreta a atmosfera francesa do campo na vida urbana.

As cores ficam por conta dos objetos decorativos e, claro, das plantas e de suas diversas tonalidades de verde. 

Todo o jardim que envolve o Canto do Poeta tem um aspecto sóbrio, que reproduz, em pequena escala, a natureza ao redor do imóvel. Além das folhagens largas características da Mata Atlântica, vemos antúrios de grande porte, aráceas, palmeiras e outras plantas exóticas.

3. Refúgio Urbano, por Michelle Wilkinson, Cadé Marino e Thiago Morsch (Up3 Arquitetura)

CASACOR Rio de Janeiro 2022, Refúgio Urbano
Refúgio Urbano é um projeto de Michelle Wilkinson, Cadé Marino e Thiago Morsch (Foto: MCA Estudio)

Este espaço funciona como uma varanda sensorial, capaz de transportar o visitante para um universo onde o caos das cidades não encontra lugar. Por isso, foi chamado de Refúgio Urbano. A atmosfera de paz e tranquilidade é criada não só pelo visual, mas também pelo cheiro único e pela música relaxante.

Em sintonia com a madeira, os arquitetos usaram o revestimento Pietra Lombarda Offwhite, da linha Pietra Lombarda, da Portobello, que reproduz uma pedra cinza composta por pedaços de outras rochas.

A escolha de materiais foi feita a dedo para combinar com as formas orgânicas, os elementos naturais e a paleta de tons terrosos do ambiente. Como não poderia faltar, o verde das plantas ajuda a lembrar que o mundo é carioca, tanto dentro quanto fora desse espaço de desconexão.

4. Café da Casa, por Vivian Reimers

Café da Casa, projeto de Vivian Reimers, revela algumas das principais tendências da mostra. Foto: Divulgação CASACOR

Não há lugar melhor para o momento do cafezinho do que a cozinha, que é o coração da casa. É por isso que o Café foi instalado nesse espaço.

Pensando em promover encontros, mesas de uso coletivo foram escolhidas como mobiliário. Isso em um ambiente que traz o verde para o interior, por meio de plantas e folhagens presentes nas paredes.

Para conferir personalidade ao projeto, a arquiteta Vivian Reimers usou o revestimento Dansk Cement Mud, da linha Dansk, da Portobello, que valoriza a pureza estética e a identidade particular do pensamento nórdico.

Ela também utilizou o revestimento e o filete Terralma Jalapão, da linha Terralma, que contam com um tom que faz profunda conexão com a essência da terra.

Há ainda um deck no lado externo que conecta o Café com o jardim, ampliando o uso desses diferentes espaços.

Para vivenciar a experiência proposta por esses ambientes, nada melhor do que fazer uma visita à CASACOR Rio de Janeiro 2022. Compre o seu ingresso agora mesmo!

Quer ficar por dentro das principais iniciativas da área? Confira a agenda de eventos de arquitetura e design em 2022 no Brasil e no mundo!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

CASACOR Rio de Janeiro 2022 traz soluções p...

CASACOR Rio de Janeiro 2022 traz soluções plurais para casas com alma

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies