13.10.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Fachada da CASACOR Ribeirão Preto com a lastra Bleu de Savoie 160x320, da Portobello (Projeto: Pajaro Arquitetura / Foto: Carolina Mossin)

CASACOR Ribeirão Preto: diversos tipos de ambientes contam com o design Portobello

 minutos de leitura
calendar-blank-line
13.10.2021
Cozinha, adega, atelier, banheiro, fachada, living, wine bar, casa de colecionador… São nove espaços surpreendentes na mostra decorados com as superfícies contínuas das lastras e porcelanatos. Saiba mais sobre eles aqui.
minutos de leitura

A 3ª edição da CASACOR Ribeirão Preto vai até o dia 7 de novembro e traz 30 ambientes inspirados em seu tema central de 2021, A Casa Original, interpretado por renomados arquitetos, designers de interiores e paisagistas. Revestimentos Portobello elevam a autenticidade e sofisticação no décor de nove projetos.

A mostra está instalada em uma estrutura de 3,5 mil m² de área, situada na Av. Carlos Consoni, nº220, Jardim Canadá. O evento também tem uma programação virtual com vídeos interativos e tours 3D dos ambientes (acesse aqui). Vale a pena conferir nos dois formatos!

Conheça agora os espaços criativos com Portobello:

Fachada – CASACOR Ribeirão Preto

Começamos pela entrada da mostra. O arquiteto e urbanista Marcelo Pajaro combinou diferentes elementos para compor a fachada da CASACOR Ribeirão Preto. Atrás do letreiro, encontram-se as lastras que interpretam a pedra cinza azulada dos Alpes Franceses, Bleu de Savoi, lançamento 2021 da Portobello, e nas paredes, as tábuas que reproduzem a madeira Araucária, que evidenciaram o clima rústico e, ao mesmo tempo, sofisticado para receber os visitantes.

CASACOR Ribeirão Preto 2021
Fachada da CASACOR Ribeirão Preto 2021 (Projeto: Pajaro Arquitetura / Foto: Carolina Mossin)

Cozinha de Ficar

Imagine um espaço que acolhe a família, amigos e que faz a conexão com a cozinha que tínhamos na casa das nossas avós. Uma cozinha com cheiro de bolo saindo do forno. É assim que a designer de interiores Adriana Fontana define o espaço Cozinha de Ficar, com 15m².

Na parede, o revestimento azul Toki Chuva, da Portobello Shop, tem nuances e degradês de cores. No piso, o revestimento Color Market Havana foi aplicado em paginação “espinha de peixe”. Já para brincar com a luz e a sombra do espaço a designer de interiores utiliza cobogós da Linha Elemento.

Cuisine Berbère

Os arquitetos Rafael Granero e Ana Livia Mafra se inspiraram nos berberes para idealizar o ambiente de uma cozinha. São povos que andavam pelo deserto do Saara, resilientes e fortes. Assim, o espaço surge como um oásis de convivência, para comer, beber e celebrar momentos especiais.

O ambiente é decorado com revestimentos que interpretam a pedra (Pietra Lombarda Off White), em tons de bege e terracota (incluindo o Chelsea Dark Red), além de muito verde e painéis muxarabi.

Atelier de uma Designer de Joias 

O espaço é inspirado em uma boutique de joias, onde o profissional se inspira, cria e comercializa suas peças. A proposta dos arquitetos Glendha Luz e Renato Marajó é resgatar o trabalho artesanal e o tear através dos quadros expostos. 

Nesse cenário, a coleção Atmosfera, do designer de joias Antonio Bernardo para a Portobello, foi a escolha ideal para decorar a parede do atelier. No piso, a textura suave e neutra de Via Durini ressaltaram as formas e os tons dourados expostos no ambiente.

Projeto: Glendha Luz e Renato Marajó / Foto: Carolina Mossin

Living e Lavabo Natural

O projeto do studio A R interiores integra dois ambientes, sendo eles: Living Natural e o Lavabo Natural. O primeiro foi criado para traduzir tons, texturas e elementos naturais. Os veios de mármores, na parede, foram representados pelos lançamentos Marea e Bianco di Lucca, da Portobello. No piso, Dansk Cement White trouxe um tom leve para o espaço elegante e acolhedor.

Por outro lado, tons pastel, formas orgânicas e volumétricas das linhas Bonbon e Biscuit remetem à sensação de tranquilidade e leveza para o Lavabo Natural.

Wine Bar e Lavabo Wine Bar

Os arquitetos Patrícia Makhoul e Gustavo Dias planejaram o Wine Bar levando em consideração uma nova experiência pós-quarentena, para degustar uma taça de vinho sem a sensação de estar em um ambiente fechado. A composição ainda cria estímulos sensoriais e utiliza os cincos sentidos da neuroarquitetura. 

Compõem o ambiente os revestimentos Horizontes New York Downtown, linha de Pedro Andrade para a Portobello, Palissandro 120×270, Ms. Barcelona Acero 90×90, Boreal Natural 20×120 e Mos Ripa 30×120.

O Lavabo Wine Bar segue os mesmos preceitos, explorando a poética das curvas presente nas garrafas de vinho. A porta de correr dá acesso à cabine do banheiro e revela um ambiente de cores densas com aplicação do revestimento Ovni, da linha Atmosfera, da Portobello. É mais um espaço da mostra decorado com a linha do premiado designer de joias Antonio Bernardo.

Banheiro Eido

Eido é assinado pelo escritório QOZ Arquitetos. O nome foi o escolhido por ser um termo utilizado nas aldeias portuguesas para referir-se a um pequeno recinto descoberto, anexado à casa matriz. Para projetar o ambiente, a equipe do escritório repensou a maneira como habitamos o nosso planeta, para propor algo inovador, tendo conhecimento do passado e de nossas origens.

Para compor o banheiro minimalista, sofisticado e atemporal, os azulejos espelhados Vedononvedo, criado pela designer Paola Navone para a Portobello, o lançamento Terralma Noronha, além de Superquadra Cru, Ms. Barcelona Cristal Vic e Horizontes Zanzibar.

Casa do Colecionador de Momentos

O conceito do projeto A Casa do Colecionador de Momentos, de Quintino Facci Arquitetos, vem da figura da mulher resistente e afetuosa. Por isso, muitas referências femininas são encontradas através da composição de quadros e fotografias. Além disso, foram criadas linhas curvas da marcenaria e o uso de obras de arte, que contemplam o nome do espaço. 

A sinuosidade de um mosaico está presente no piso, revestido pelo Kit Janeiro Off White, a linha da Portobello, cocriada com o designer de moda e ambientalista brasileiro Oskar Metsavaht. E a delicadeza do porcelanato que interpreta o clássico, Bianco Covelano, é encontrada no painel do armário e na moldura em volta da pia.

Escritório / Adega


Sérgio Coelho, juntamente ao arquiteto Daniel Sampaio, criou um escritório residencial para um empresário amante das artes e de bons vinhos. Para compor um espaço aconchegante, foram aplicadas matérias nobres, como madeiras, mobiliário contemporâneo, muitas obras de arte, além dos revestimentos da Portobello, como o Brasilia Concreto Grafite, a lastra que também interpreta o cimento Still Now, o Bonbon Smoke e o Punto Off white.

Gostou de conferir essas belas imagens de projetos com Portobello na CASACOR Ribeirão Preto 2021? A mostra deste ano, realmente, está caprichada! Continue conhecendo mais detalhes dos ambientes e os perfis dos nossos arquitetos parceiros. Acesse aqui.

LEIA TAMBÉM:

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

CASACOR Ribeirão Preto: diversos tipos de am...

CASACOR Ribeirão Preto: diversos tipos de ambientes contam com o design Portobello

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies