04.10.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Projeto da Casa Acqua é assinado por Cristina Menezes (Foto: Jomar Bragança)

Paisagismo e brasilidade exaltam ambientes da CASACOR MG 2021

 minutos de leitura
calendar-blank-line
04.10.2021
Para evitar aglomerações, a maior parte dos projetos da mostra são expostos em área aberta. Confira aqui cinco espaços decorados com revestimentos Portobello.
minutos de leitura

A CASACOR Minas Gerais 2021 é realizada no Palácio das Mangabeiras, em Belo Horizonte, e vai até o dia 17 de outubro. O lugar abriga uma área ao ar livre com mais de 12 mil metros quadrados, assim, a maior parte dos ambientes da mostra estão concentrados nas áreas externas. Vale ressaltar que o Palácio das Mangabeiras, assinado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, ganhou o restauro do Jardim de Burle Marx pela paisagista Nanã Guimarães.

Os produtos da Portobello Shop estão presentes em cinco projetos e mostram a riqueza e a diversidade de composições oferecidas pelas peças, contemplando pisos, paredes e bancadas de áreas internas e externas. Veja a seguir.

Suíte Lite, por Igor Zanon

A Suíte Lite idealizada pelo arquiteto Igor Zanon possui ares de pousada e cara de cabana contemporânea. Foi pensada na mineiridade em sua forma mais singela: tear manual no tapete, poltrona de designer mineiro, curadoria de arte que remete às serras mineiras e cubas inspiradas nas cerâmicas. Todo esse conjunto resultou em um ambiente quente e aconchegante, a forma que os mineiros gostam de receber hóspedes.

CASACOR MG 2021
Crédito: CASACOR MG / Foto: Gustavo Xavier

O arquiteto elegeu a lastra que reproduz o concreto Still Now Sand para revestir todo o piso do ambiente. A tonalidade neutra da lastra fez evidenciar ainda mais os tons terrosos da decoração.

CASACOR MG 2021
Crédito: CASACOR MG / Foto: Gustavo Xavier

Bar da Piscina, por Cynthia Viana e Daniel Tavares

O projeto Bar da Piscina sai do convencional e explora uma estética com forte predomínio do vermelho, despertando uma nova experiência para o visitante da mostra. A ideia da utilização da cor vermelha é inspirada na bebida Negrone, carro-chefe do “bar de hotel” criado. Em tempos difíceis, o espaço traz ânimo, alento e alegria para quem puder desfrutá-lo. Cynthia Viana e Daniel Tavares acreditam no poder transformador da arquitetura e no seu papel de agente social.

A bancada do bar ganha a lastra que interpreta o mármore Onyx Unique e o piso externo, da linha Ipanema, tem assinatura do designer de moda e ambientalista brasileiro, Oskar Metsavaht. Ambos são da Portobello.

CASACOR MG 2021
Crédito: CASACOR MG / Foto: Bárbara Dutra

Casa Acqua, por Cristina Menezes Arquitetura

A Casa Acqua, assinado por Cristina Menezes, é um dos projetos que mais se destacam na CASACOR MG, por fazer uma releitura da configuração das casas romanas da antiguidade em módulos independentes do tipo contêineres, rodeados por espelhos d‘água. Seu conceito seguiu o tema da CASACOR 2021, a “Casa Original”. Quatro módulos são individualizados pelos setores: íntimo, social, lazer, serviço e com um jardim central. Eles receberam métodos construtivos sustentáveis, que reduzem significativamente os impactos ambientais. 

CASACOR MG 2021
Crédito: CASACOR MG / Foto: Jomar Bragança

O piso das passarelas é revestido por porcelanato que reproduz as tábuas amadeiradas, Araucaria Clara, e o piso interno dos ambientes recebe o concreto Dansk Cement Rope na sua versão lastra 120x270.

Sertões, por Francisco Oliveira Arquitetura e Design

O Sertão de Minas Gerais é representado no projeto do arquiteto e urbanista Francisco Oliveira. Ele criou um lounge cenográfico no ponto alto do jardim do Palácio das Mangabeiras. A Serra do Curral foi o ponto de partida para elaborar o ambiente de estar e apoio ao bar do restaurante para a interação entre paisagem e pessoas. O espaço é traduzido por uma paleta terracota com espectros de formas, texturas e materiais em referência a uma arquitetura vernacular modelada no barro.

sertoes
Crédito: CASACOR MG / Foto: Dentro Fotografia

O piso flutuante é cinza com textura rochosa (Slate Mountain Grigio, da Portobello). Uma das bancadas ganhou o tom da argila, com o tijolinho Terracotta Muro Lava. Já a outra bancada recebeu o porcelanato que interpreta o aço corten.

Crédito: CASACOR MG / Foto: Dentro Fotografia

Living Oásis, por Bárbara Barbi

Com ampla conexão com o entorno, o Living Oásis, projetado pela arquiteta Bárbara Barbi, gera uma sensação de deleite e tranquilidade. Os ambientes copa, área de leitura e deck são separados por três muxarabis de madeira tauarí e sistemas de vidro que abrem vãos para o paisagismo composto por plantas altas iluminadas.  

Crédito: CASACOR MG / Foto: Gustavo Xavier

Para garantir certo frescor, todos os revestimentos foram cuidadosamente escolhidos. O piso da minicopa e da sala de leitura são decorados com porcelanato bem clarinho, o Pau Brasil Claro, da Portobello. O cimentício claro Berliner Sand reveste o piso externo e a bancada e ainda para o piso interno recebem o Dank Cement White.

Crédito: CASACOR MG / Foto: Gustavo Xavier

Continue se inspirando! Confira mais ambientes incríveis da CASACOR 2021 com revestimentos da Portobello em outros estados. Acesse aqui.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Paisagismo e brasilidade exaltam ambientes da...

Paisagismo e brasilidade exaltam ambientes da CASACOR MG 2021

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies