Menu
Projetos e Obras
Busca

Portobello Eventos

CASACOR Espírito Santo – Escritório Fontoura e Grasselli reúne obras de arte e mobiliário de artistas renomados em living

16/11/2018

A CASACOR Espírito Santo inspira profissionais de arquitetura, design de interiores e paisagistas com ambientes inovadores e aconchegantes. E mais uma vez a Portobello é parceira do evento trazendo o que há de mais inovador quando o assunto é porcelanato. Acompanhe a entrevista exclusiva com o escritório Fontoura e Grasselli e conheça o living assinado pelos sócios.

A 23ª edição da CASACOR Espírito Santo reúne um grupo seleto, composto por 50 profissionais, que apresenta ao público 34 espaços com o que há de mais moderno na arquitetura e design de interiores. São casas, lojas, lofts, ambientes corporativos, além de restaurantes e espaços para festas. Neste ano, a mostra dispõe de 6 mil m², divididos entre ambientes internos e externos, e o destaque fica por conta da conexão com o mar. Já que o espaço está localizado próximo da baía, no famoso Clube Álvares Cabral, local bastante conhecido por desenvolver eventos culturais, sociais e também ligados ao esporte, situado  na capital, Vitória.

Como o tema em 2018 da CASACOR é ‘A Casa Viva’, que busca exatamente estimular o convívio em família, a prática de hábitos mais simples e ainda, oferecer aconchego sem deixar de lado a modernidade, a população capixaba pode conferir até o próximo dia 28 de novembro, espaços inspiradores, elegantes e com soluções inteligentes. Parceiro da Portobello, o escritório Fontoura Grasselli que participa pela terceira vez da mostra, assina o projeto do Living.

Os sócios Kassio Fontoura Moreira e Marcela Grasselli Batitucci

Living – Escritório Fontoura Grasselli

O ambiente foi pensado como uma grande sala de uma casa ou apartamento de alto padrão, com a proposta de ser um espaço para celebração e união dos laços de afeto entre família e amigos. Para integrar a sala de 55 m² com a área externa, os sócios Kassio Fontoura Moreira e Marcela Grasselli Batitucci criaram uma varada como anexo. Com 35 m², o ambiente que inclui lounge, jardim (com uma jabuticabeira) e um espaço gourmet, é totalmente integrado à sala por meio de vãos e placas de vidro.

O aconchego e o conforto da grande sala que tem a proposta de receber amigos e familiares

A ideia dos profissionais para a composição do projeto foi optar pelo uso da madeira natural na marcenaria do deck externo e em alguns elementos do mobiliário, que os próprios arquitetos desenharam, como as mesas de centro e a mesa externa. O paisagismo também foi pensado para incentivar a aproximação das pessoas com a natureza, e a integração de bem estar.

A jabuticabeira tornou-se a protagonista do deck que traz a natureza como inspiração

Placas de vidro garantem que a sala e a varanda estejam em sintonia

Kassio destaca que o paisagismo é outro ponto alto do projeto. Foi criado um jardim central, com uma jabuticabeira, aproximando as pessoas da natureza e ao mesmo tempo oferecendo a sensação de relaxamento e bem estar. O espaço gourmet abriga ainda uma escultura feita com chifres de veado. “Temos um paisagismo bem presente, trazendo esse contraponto com os revestimentos, e ao final, tudo conversou muito bem”, destaca ele.  

Seguindo o mesmo conceito, Kassio e Marcela selecionaram o Porcelanato Pietra Lombarda, em grande formato (120X120), no espaço interno. O objetivo foi criar um ambiente ‘solar’, resgatando a característica da pedra exótica e do mármore, com a tonalidade clara. Já para a fachada (área externa), a ideia de incorporar a versão Workshop Ash (em cor mais escura), foi exatamente para tornar o ambiente mais intimista, com uma iluminação direcionada e indireta, para oferecer aconchego ao usuário. “Como o revestimento tem uma textura amadeirada, porém em cor cinza, trouxe um contraponto interessante junto às tábuas de madeira natural, que apresentam um tom mais quente. E também com a estrutura metálica externa. Exatamente pela textura e formato de réguas, que proporcionou, junto com a iluminação, horizontalidade e um efeito de profundidade”, pontua Kassio.

O porcelanato Pietra Lombarda apresenta a característica da pedra exótica e deixa o ambiente mais intimista

Inspirado na tendência do Terrazo Veneziano, o Pietra Lombarda compõe o ambiente

O layout do living trouxe uma curadoria de objetos e obras de designers, artistas e artesão brasileiros

O arquiteto reforça que o layout do living seguiu a proposta de proporcionar conforto, oferecendo espaços abertos, fluídos e generosos, com muitos assentos, mas especialmente, construindo uma identidade para resgatar designers brasileiros com grande relevância como Zanine de Zanine, Estúdio Bola e Guilherme Wentz, por meio da seleção do mobiliário. Além de promover uma curadoria de objetos para trazer personalidade ao espaço, que tem produtos de artistas e artesãos de todo o país, misturando cristal com matérias e esculturas produzidas em barro. “Essa curadoria também se repetiu nas obras de arte. Nós idealizamos um casal, que curte receber pessoas em casa e também são colecionadores. Trouxemos elementos naturais, por exemplo, no trabalho de José Bechara, com doze quadros que estão dispostos na cabeceira do sofá”, completa o arquiteto.

 

SERVIÇO: CASACOR Espirito Santo

ONDE: Clube Álvares Cabral (Av. Marechal Mascarenhas de Moraes,

QUANDO: Até 28 de novembro, Bento Ferreira – Vitória – ES

(Terça a sexta-feira das 14h30 às 21h30)

Sábado das 13h às 21h30)

(Domingo e feriados das 12h às 20h)

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *