03.06.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
CASACOR Bolívia 2022 é um convite para voltar às origens da mostra no país sul-americano (Projeto: Kelly Leite / © CASACOR BOLIVIA 2022 / Foto: Arq. Alvaro Mier)

CASACOR Bolívia 2022 propõe uma volta às próprias origens

 minutos de leitura
calendar-blank-line
03.06.2022
Conheça projetos da CASACOR Bolívia 2022 para se inspirar e mergulhar na interpretação do "Infinito Particular" de mais de 50 profissionais
minutos de leitura

A CASACOR Bolívia 2022 volta a Santa Cruz de La Sierra para uma mostra que vai de 17 de maio a 25 de junho no antigo Hotel Astúrias.

Para esta 9ª edição, o tema escolhido foi “Infinito Particular”. Portanto, é possível encontrar 35 ambientes que vão além de estilos, remetendo a casas biográficas. 

Afinal, durante a pandemia, cada um transformou o lar do seu jeitinho. O objetivo era tornar os espaços mais versáteis e aconchegantes.

Como resultado, vemos no evento ambientes sustentáveis, diversificados, solidários e afetivos. Todos refletindo a interpretação dos profissionais convidados.

Este ano, a maior exposição de arquitetura, design e paisagismo das Américas chega aos seus 35 anos. Uma das mais antigas e prestigiadas.

Além da Bolívia, a CASACOR está presente em Lima (Peru), Assunção (Paraguai), Miami (Estados Unidos) e, claro, 22 cidades brasileiras.

Saiba mais!

CASACOR Bolívia chega à sua 9ª edição

A CASACOR Bolívia 2022 chega a Santa Cruz de La Sierra, a cidade mais populosa do país sul-americano.

O destino é perfeito para o intercâmbio entre bolivianos e brasileiros, já que é um polo econômico e cultural. Sendo assim, incentiva a proximidade entre os dois países.

Para a CASACOR Bolívia 2022, o tema escolhido foi “Infinito Particular”. Com base nesse mote, 55 profissionais criaram 35 ambientes no antigo Hotel das Astúrias, local onde tudo começou anos atrás.

O hotel fica no centro histórico de Santa Cruz de La Sierra, tem 4.400 m² e é uma construção típica do século passado. 

Entre os destaques estão o fácil acesso e a natureza exuberante que cerca a propriedade.

Portobello na CASACOR Bolívia 2022

A seguir, entenda como o conceito proposto se traduz em projetos da CASACOR Bolívia 2022 que contam com produtos da Portobello.

Restaurante Lauren Wille & Living - Bar

CASACOR Bolívia 2022
Antigo restaurante do hotel ganha cara nova na CASACOR Bolívia 2022 (© CASACOR BOLIVIA 2022 / Foto: Arq. Alvaro Mier)

Dois ambientes projetados por Roberto Franco, o Restaurante Lauren Wille e o Living - Bar, são independentes e se conectam a outros espaços. Entre eles, a área de entrada, a sala de jantar e o terraço externo.

O restaurante ganhou releitura depois de ser usado por hóspedes e visitantes do Hotel Astúrias por décadas.

Foram usados diferentes revestimentos com linhas simples e contemporâneas. Destaque para os padrões geométricos do piso Soma Concreto e para os relevos das paredes com White Zigzag e Dansk Cement Graphite.

Para garantir mais aconchego, as janelas ficaram maiores e dão vista para a vegetação externa. Já para marcar a imponência, foi construída uma arcada paralela à fachada.

CASACOR Bolívia 2022, bar
Bar independente se conecta ao restaurante para proporcionar uma experiência completa (© CASACOR BOLIVIA 2022 / Foto: Arq. Alvaro Mier)

Quanto ao Living - Bar, apesar de ser independente, traz características do restaurante, criando unidade visual. 

Entre os exemplos estão os estofados no mesmo material e cor, o padrão do teto e os revestimentos de piso e parede.

Para a CASACOR Bolívia 2022, a ideia foi transformar esse espaço em um ponto de encontro tanto para amigos quanto para quem está só.

O bar branco é a peça central, com design escalonado e capacidade para até 15 pessoas. Seu revestimento é Onyx Unique com acabamento natural. Ele amplia a área e contrasta com o tom vermelho do céu ao entardecer.

Para criar uma atmosfera misteriosa e sofisticada, a aposta foi na iluminação fraca em todo o ambiente.

Idealizado por Harold Anzoátegui e Natalia Torres, o espaço tem arquitetura de vanguarda. Apesar de ser útil, convida à apreciação do interior, que mistura luzes e texturas como madeira e cimento.

Hall de Recepción

CASACOR Bolívia 2022, hall
Logo no hall da CASACOR Bolívia 2022 é possível ter uma ideia do que aguarda lá dentro (© CASACOR BOLIVIA 2022 / Foto: Arq. Alvaro Mier)

Assim que chegamos à CASACOR Bolívia 2022, nos deparamos com ele: o Hall de Recepção. É lá que fica a bilheteria, elemento principal desse ambiente.

Também idealizado por Harold Anzoátegui e Natalia Torres, o espaço tem arquitetura de vanguarda. Apesar de ser um útil, o projeto faz um convite à contemplação.

Afinal, ele mistura luzes e texturas, como o piso em madeira e a reprodução do cimento de Berliner Zement.

Para criar um clima agradável e hospitaleiro, foram usados não só materiais naturais, como também, água. Além disso, houve o aproveitamento da vida vegetal, que é abundante no local.

O resultado é um espaço perfeito para começar a explorar a CASACOR Bolívia 2022.

Terraza Contemporánea

CASACOR Bolívia 2022, terraço
Terraço tem vista panorâmica e é ideal para fotos (© CASACOR BOLIVIA 2022 / Foto: Arq. Alvaro Mier)

O chamado Terraço Contemporâneo fica logo no primeiro andar do bloco principal do antigo hotel. 

É um verdadeiro oásis urbano, cercado por vegetação. Tem vista panorâmica para a CASACOR Bolívia 2022 e é um local excelente para tirar fotos.

Ideal para aproveitar e relaxar, o ambiente conta com uma sala de 14 m² que funciona como extensão. Lá, é possível apreciar um bom vinho da adega ou jogar cartas, por exemplo.

No projeto de Carolina Steigleder e Olivia Moreno, foram escolhidos produtos da Portobello que contribuem para o bem-estar e o aconchego. Estamos falando de Thor Amber e Montana Beige.

Comedor Mirador

CASACOR Bolívia 2022, sala de jantar
Versátil e pronto para receber toda a família, ambiente reflete visão de profissionais após o isolamento social
(© CASACOR BOLIVIA 2022 / Foto: Arq. Alvaro Mier)

No ambiente projetado por Alfredo Aguilera e Karla Tarin, o ponto de partida são suas vivências durante a quarentena imposta pela pandemia de Covid-19.

Por isso, o Comedor Mirador é um espaço flexível, que pode cumprir diversas funções, além de atender a toda a família.

Para começar, a aposta foi em um mobiliário com forma orgânica. E para deixar o ambiente aconchegante e acolhedor, foram usados materiais que remetem à natureza, tons terrosos e uma janela que permite a visão do exterior.

O espaço contemporâneo conta com destaques, como a mesa feita sob medida em mármore Travertino Navona. O material ainda é reproduzido no porcelanato que reveste o projeto: Travertino Navona Bianco.

Formando contraste com as cores claras, cadeiras de madeira e couro, além de detalhes também em madeira no teto. No total, são 40 m² cheios de design e arte para apreciar na CASACOR Bolívia 2022.

Loft Memorias

CASACOR Bolívia 2022, loft
Loft foi pensado para proporcionar experiências e sensações que remetem a viagens (© CASACOR BOLIVIA 2022 / Foto: Arq. Alvaro Mier)
(© CASACOR BOLIVIA 2022 / Foto: Arq. Alvaro Mier)

Para quem gosta de viajar, o Loft Memorias é um deleite! O projeto tem inspiração em um quarto de hotel, com vista para a área externa cheia de vida.

Na parte de dentro, o visual idealizado por Kelly Leite é cheio de memórias, para uma jornada que nunca chega ao fim.

O ambiente é como uma quitinete, com quarto, sala de jantar, bar, televisão, guarda-roupas e, claro, um cantinho dedicado às lembranças.

Tudo no espaço foi pensado para proporcionar prazer e experiências. É o caso dos móveis, como os em verde-oliva, que cobrem todo o loft. 

Sem falar nos tons terrosos, escolhidos para trazer a natureza para perto, gerando uma conexão inigualável.

Nesse projeto da CASACOR Bolívia 2022, alguns produtos da Portobello se fazem presentes. Gouache Brume aparece na parede da pequena cozinha e Travertino Navona Bianco está no piso.

El Origen Natural

CASACOR Bolívia 2022, área externa
Levando de volta às origens, ambiente tem espelho d'água e muita natureza (© CASACOR BOLIVIA 2022 / Foto: Arq. Alvaro Mier)

Da ideia de conectar o ser humano à natureza, preservando a flora e a fauna, nasceu o projeto de Betty Ibáñez.

Com ele, a CASACOR Bolívia 2022 faz com que os visitantes voltem às origens, às margens de um lago natural. 

O espelho d'água é livre de produtos químicos. Sem falar que conta com peixes, areia e pedras, como um refúgio.

O espaço rústico tem caminho em Dansk Cement White. Ele passa por colunas de plantas e cestas em diferentes escalas, além de móveis em tecido e madeira, que reforçam o estilo do ambiente.

Oasis (Estar de la Piscina)

CASACOR Bolívia 2022, piscina
Projeto de oásis na CASACOR Bolívia 2022 mistura cores e texturas para formar contraste (© CASACOR BOLIVIA 2022 / Foto: Arq. Alvaro Mier)

Em um espaço de 90 m² surge um verdadeiro oásis, que se destaca na CASACOR Bolívia 2022.

A sala de convívio aberta conta com um bar coberto por um teto falso. Trata-se de uma placa de cimento com pintura que reproduz mármore.

O projeto de Alejandra e Daniela Saucedo mistura materiais com diferentes cores e texturas, gerando contraste. 

É o caso do inox dos utensílios de cozinha, da madeira nas gavetas e prateleiras e das cerâmicas que reproduzem mármore.

Inclusive, o piso parece pedra e madeira. Este último graças ao Parquet D’Olivier, um porcelanato amadeirado ideal para áreas externas.

Além disso, os tons de azul-claro e marinho nos móveis dão um charme especial ao ambiente, contrastando com o verde das plantas.

Panadería Gourmet

CASACOR Bolívia 2022, cozinha
Estilo rústico aparece em ambiente da CASACOR Bolívia 2022 que remete à Toscana (© CASACOR BOLIVIA 2022 / Foto: Arq. Alvaro Mier)

Inspirada em uma vila toscana, a Padaria Gourmet de Andrea Abdelhalin e Belén Suarez traz alguns elementos que remetem a um local antigo.

É o caso da parede em tijolo rústico, de forno de barro tradicional, além do arco na entrada da sala de jantar e do mural vintage que surge iluminado.

No piso, o porcelanato que reproduz madeira Ibirapuera Mix se parece com a mesa, onde acontece o preparo do pão.

O ar campestre ainda é reforçado por elementos típicos pendurados no teto por meio de uma estrutura de ferro.

Comer Rezar Amar (Estar Gourmet)

CASACOR Bolívia 2022, sala de estar
Fluidez do espaço é possível com o uso de curvas orgânicas e do mesmo piso em toda a superfície
(© CASACOR BOLIVIA 2022 / Foto: Arq. Alvaro Mier)

No projeto de Fabiana e Paula Vaca para a CASACOR Bolívia 2022, ambientes internos e externos se conectam para proporcionar um espaço versátil.

O que faz a transição é a mesa de jantar, que representa a união da família. Inclusive, o local é cheio de curvas orgânicas que direcionam o visitante para o centro.

A unidade também é obtida pelo piso em Dansk Cement Graphite, que permeia a área.

Ao olhar para cima, é possível perceber um tecido feito à mão, que traz rusticidade ao projeto. Outro destaque é a pintura em relevo feita por Paula Vaca Machicao.

Arte Color Diseño (Galería de Arte)

CASACOR Bolívia 2022, galeria de arte
Galeria de arte na CASACOR Bolívia 2022 recebe obras de artistas de vários estilos (© CASACOR BOLIVIA 2022 / Foto: Arq. Alvaro Mier)

Tem até uma galeria na CASACOR Bolívia 2022! Afinal, a arte nunca faltou na mostra e faz parte da sua essência.

O espaço com 100 m de superfície foi projetado por Oscar Anglarill para receber obras nacionais de artistas dos mais variados estilos.

As peças são expostas em três salas, que têm paredes com cores e texturas diferentes. Entre elas está o revestimento L’Arc Noir.

A conexão se dá por meio de um corredor, que leva aos espaços preparados para despertar diversas sensações.

Também com o tema “Infinito Particular”, o evento acontece em várias cidades do Brasil e vale demais a visita! Saiba tudo sobre a CASACOR Rio de Janeiro 2022!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

CASACOR Bolívia 2022 propõe uma volta às p...

CASACOR Bolívia 2022 propõe uma volta às próprias origens

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies