23.10.2019
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Casa Vogue transforma casa antiga em mostra de decoração

 minutos de leitura
calendar-blank-line
23.10.2019
Casarão em São Paulo recebe o Casa Vogue Experience, evento com palestras e workshops. Portobello está presente em nove ambientes.
minutos de leitura

O Jardim América é um dos bairros mais nobres de São Paulo, com poucos prédios, ruas residenciais arborizadas e casas luxuosas. Em um desses grandiosos casarões acontece o Casa Vogue Experience, mostra de decoração que materializa o conteúdo da Casa Vogue com uma semana de palestras, workshops e outras vivências de decoração, design, arquitetura, paisagismo, gastronomia e bem-estar. Os ambientes são concebidos pela equipe da Casa Vogue, revelando as tendências mapeadas pela revista.

Para receber o evento, a casa de 1.800 m2 passou por intensiva reforma, já que estava desabitada há bastante tempo e em mal estado de conservação. Preocupada com a sustentabilidade, a equipe da Casa Vogue preservou ao máximo os elementos arquitetônicos da casa, como a fachada de pedra, o piso de tacos e as estantes de madeira. Para superfícies que precisavam de novos revestimentos, optou pelo porcelanato Portobello, material sustentável pois evita extração de recursos naturais. A Portobello também apoia a programação de conteúdo, dando a largada ao seu fórum de arquitetura, o Archtrends Summit, que acontecerá em março de 2020.

O resultado final é uma decoração de estilo marcante, com perfume vintage e mobiliário de design assinado. Apesar de grandiosa, a casa traz a dimensão humana, que dá um ar aconchegante às palestras e outros eventos. Sejam mais minimalistas ou maximalistas, os ambientes têm em comum a ousadia e o bom gosto da Casa Vogue. Conheça os nove em que a Portobello está presente:

1. Piscina + sala de estar

A chegada ao Casa Vogue Experience impressiona pelo lindo jardim frontal do casarão, com direito à piscina. O living é integrado à área externa, devido às grandes portas de vidro que se abrem completamente. Criando uma atmosfera solar, a área em volta da piscina foi revestida de Yass Off White 90x90cm, com acabamento externo. 

O mesmo revestimento invade a sala de estar, levando o summer mood para dentro da casa. Os interiores, no entanto, receberam decoração dramática. Paredes e teto pintados de marrom rosado, um sofá de veludo rosa, outro sofá azul escuro e o banco de madeira maciça em forma de tamanduá criam uma sala intensa. Assim, Yass é um interessante contraste, equilibrando os elementos escuros num tom claro de terrazzo veneziano, com toque despretensioso.

Área externa da Casa Vogue Experience revestida com Yass Off White 90x90 EXT
Área externa da Casa Vogue Experience revestida com Yass Off White 90x90 EXT

2. Sala de jantar

Enquanto toda a casa é protegida pela fachada de pedra, a sala de jantar se revela em um anexo de vidro, extremamente iluminado e cercado pelo jardim tropical. Estas características da arquitetura pediam por decoração mais leve e clara. Quando o estilo é minimalista, MS Barcelona é a escolha perfeita, por ser inspirado no Pavilhão Barcelona de Mies van der Rohe. O “menos é mais” do grande arquiteto se revela na mesa de formas orgânicas, nas cadeiras leves de madeira clara e nos transparentes lustres de vidro, além do piso MS Barcelona Acero 120x120cm, com acabamento natural.

Jardim tropical da Casa Vogue Experience, com piso MS Barcelona
Jardim tropical da Casa Vogue Experience, com piso MS Barcelona

3. Hall interno + lavabo

Saindo da área social, um hall interno organiza o acesso aos ambientes íntimos. O piso original de mármore claro foi mantido, com lindos sinais de desgaste pelo tempo. Trazendo o contraste entre o antigo e o novo, o lançamento Peak, relevo da linha Harpa, reveste as paredes. Além de adicionar a modernidade do concreto, Peak oferece textura com seu relevo gráfico. Já que o ambiente de circulação tem pouco mobiliário, o revestimento se torna o principal elemento decorativo.

O hall interno também abriga dois lavabos. Um deles teve a charmosa arquitetura original mantida, enquanto o segundo foi totalmente repaginado, ganhando estilo contemporâneo. As paredes internas receberam o mesmo Peak Harpa Fjord 30x90, com acabamento natural, das paredes do lado de fora. A bancada Oasis Flat, executada em Area Black pela Officina Portobello, é a peça perfeita para o lavatório, por sua proposta minimalista e execução em preto fosco. Apoiada em cabinet metálico autoportante, a cuba esculpida em porcelanato pode ser facilmente transportada para outros banheiros. Metais pretos foscos, incluindo o sifão, completam a decoração deste pequeno, mas impactante, ambiente.

Bancada Oasis Flat executada em Area Black, pela Officina Portobello. Nas paredes do lavabo, o novo Peak Harpa Fjord, que ainda será lançado
Bancada Oasis Flat executada em Area Black, pela Officina Portobello. Nas paredes do lavabo, o novo Peak Harpa Fjord, que ainda será lançado

4. Banheiro master

Na maior parte da área íntima, foi mantido o piso de tacos de madeira original da casa. Porém, o banheiro merecia novos revestimentos. O porcelanato Portobello foi escolhido por sua alta performance em ambientes molhados. O piso recebeu Yass Gray 60x120cm, com acabamento natural. Já a parede molhada ganhou um painel com Evidente Grey Edge e Line, duas peças de 19x19cm com diferentes relevos da linha Puro, design de Cecilie Manz.

A escolha dos revestimentos revela a intensão de tranquilidade na decoração desse banheiro. O clima é de spa, com muita iluminação natural, banheira e bancada dupla. A pureza proposta por Manz no design de Puro se materializa nesse ambiente. Os relevos são sutis, trazendo leve informação visual, sem poluir.

Banheiro da Suíte Master, com Yass Gray no piso e parede com dois azulejos da linha Puro casa vogue
Banheiro da Suíte Master, com Yass Gray no piso e parede com dois azulejos da linha Puro

5. Lavabo externo

Fora da casa, ainda há vários outros ambientes espalhados pelo amplo terreno. O antigo banheiro que servia à piscina foi transformado em lavabo para o Casa Vogue Experience. Foram mantidos o piso de granilite, as louças, os metais e o espelho originais. Eles revelam o charme de décadas passadas. As paredes foram revestidas com Casablanca Rose 12,5x12,5cm, com acabamento brilhante. Apesar de ser novo, esse azulejo traz características dos revestimentos retrô, como as bordas irregulares, a textura artesanal e o formato pequeno. O tom antigo de rosa também contribui para essa viagem no tempo.

Casablanca Rose no lavabo de estilo retrô
Casablanca Rose no lavabo de estilo retrô

6. Horta

Parte do jardim foi dedicado ao cultivo de uma horta. Couve, manjericão, hortelã e muitas outras plantas alimentícias crescem saudáveis em vasos e canteiros. Como cenário desse paraíso comestível, o lançamento Asa Delta Off White 30x42,5cm reveste o muro. O relevo triangular traz a alegria das atividades ao ar livre a uma superfície que, sem revestimento, poderia ser sem graça. Árvores frutíferas fazem sombra no relevo, evidenciando ainda mais o movimento das peças. O caminho da horta ganhou MS Barcelona Acero 90x90cm, com acabamento externo, mesmo piso da lavanderia, que fica logo ao lado.

Pré-lançamento Asa Delta, da Portobello, reveste o muro do Casa Vogue Experience
Pré-lançamento Asa Delta, da Portobello, reveste o muro do Casa Vogue Experience

7. Lavanderia 

A lavanderia não costuma ser um ambiente da casa que gera excitação. Porém, esqueça qualquer lavanderia que você já viu antes. No Casa Vogue Experience, esse é um espaço de decoração incrível, em que a funcionalidade vem acompanhada de muito design. A começar pelos revestimentos: MS Barcelona no piso, inspirado em Mies van der Rohe, e Vic na parede, relevo com design marcante. Ambos na tonalidade Acero, um cinza intenso, já quebram a frieza típica das áreas de serviço.

No lugar do tanque, uma bancada Sonatta, design de Jader Almeida para a Officina Portobello. A cuba esculpida em porcelanato Brasília Concreto encanta pelo acabamento perfeito e pelos acessórios em madeira e vidro. O resto do mobiliário é inesperado para uma lavanderia: carrinho de chá, escrivaninha, escada, prateleiras, todos em madeira. Assim, a área de serviço se torna um verdadeiro escritório para a administração do lar.

Lavanderia/Ateliê ganha bancada Sonatta, da Officina Portobello casa vogue
Lavanderia/Ateliê ganha bancada Sonatta, da Officina Portobello
Área de serviço torna-se ateliê (nas paredes, porcelanato Vic, da Linha Wall Mosaic)
Área de serviço torna-se ateliê (nas paredes, porcelanato Vic, da Linha Wall Mosaic)

8. Café + pop up Feira na Rosenbaum

Ao fim de qualquer mostra de decoração, não podem faltar café e loja de design. No Casa Vogue Experience, esse ambiente trazia, originalmente, colunas e vigas expostas de madeira escura. Para clarear o espaço, foi aplicado Oro Bianco, mármore branco de veios dourados, em piso, paredes e bancada. O contraste torna a decoração surpreendente e interessante.

Se o visitante estiver cansado, pode se sentar para um café nas mesas Tree, da Officina Portobello. O tampo em porcelanato Dansk Cement Graphite tem formato triangular e acabamento perfeito. Os pés em madeira pintada de preto lembram os galhos de uma árvore.

Veios contínuos do Oro Bianco revestem piso e parede da área do café e da loja casa vogue
Veios contínuos do Oro Bianco revestem piso e parede da área do café e da loja

9. Garagem

Garagem é um ambiente que requer um piso resistente. Por isso, no Casa Vogue Experience, a garagem recebeu porcelanato Superquadra Zinco 120x120cm, com acabamento externo. As qualidades técnicas permitem aguentar dois carros elétricos da marca BMW. O design dos veículos faz com que eles já sejam as estrelas de decoração da garagem, mas o ambiente conta também com estante e objetos decorativos. A escolha por carros elétricos e a garagem equipada com carregador se enquadram na proposta sustentável do evento.

No piso, linhas livres e orgânicas do porcelanato Superquadra casa vogue
No piso, linhas livres e orgânicas do porcelanato Superquadra

Serviço 

Casa Vogue Experience
Período: 22 a 27 de outubro
Endereço: Rua Groenlândia, 1785, Jardim América, São Paulo
Entrada: R$ 40 a R$ 325

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Casa Vogue transforma casa antiga em mostra d...

Casa Vogue transforma casa antiga em mostra de decoração

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Maria Silvia Ferraz
Colunista
Editora

Editora do Archtrends, colabora com a Portobello desde 2014. É jornalista pela Faculdade Cásper...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies