Menu
Projetos e Obras
Busca
fachada_casa_vicens

Conteúdo Matérias

Casa Vicens: a primeira residência projetada por Gaudí

29/01/2018

Em 1883, Barcelona se transformava. Poucos anos antes a muralha da cidade havia sido derrubada, o Eixample crescia e a Vila de Gràcia ainda não era parte da cidade. Manuel Vicens pede o projeto de uma casa de veraneio para um jovem arquiteto desconhecido. Foi aí que Antoni Gaudí teve a oportunidade de realizar sua primeira obra Modernista.

A Casa Vicens, reformada e aberta ao público recentemente em Barcelona, permite que visitantes descubram a primeira obra projetada pelo arquiteto mais famoso da cidade. Ela é cheia de símbolos e referências, e tem uma linguagem arquitetônica única que depois acompanhou Gaudí em todos os seus outros projetos.

Saiba mais:

Os mistérios da arquitetura de Gaudí em Barcelona

Gaudí arquiteto, o maior ícone da arquitetura gótica, 161 anos

planta_casa_vicens

À esquerda, a planta original da Casa Vicens e, à direita, a elevação original desenhada por Gaudí (Foto: Barbara Cassou)

O projeto foi feito por Gaudí especialmente para Manuel Vicens, com intuito de ser uma casa de férias de verão. Depois foi vendida para Antoni Jover e, nos anos 20, ampliada por um arquiteto indicado por Gaudí, chamado Joan Baptista Serra de Martinez.

Após a reforma, a casa se tornou ícone do bairro de Gràcia e se destaca do entorno por suas cores, texturas e formas.

fachada_casa_vicens2

Parte da fachada da casa com diversas cores, texturas e formas (Foto: Barbara Cassou)

O tour pela casa começa pelo terraço-jardim nos fundos do terreno, onde é possível ver um pouco do paisagismo mantido e a relação que a casa estabelece entre interior e exterior.

terraço-jardim_casa_vicens

Terraço-jardim da Casa Vicens (Foto: Barbara Cassou)

Uma varanda foi projetada por Gaudí a fim de gerar mais ventilação e iluminação para dentro da casa, coberta por uma interessante persiana amarela.

casa_vicens

À esquerda, vista exterior da varanda e, à direita, a visão interna (Foto: Barbara Cassou)

Antes de começar o projeto, Gaudí fez várias visitas ao terreno para estudar a melhor forma de implementação da edificação. Ele se deparou com flores “Marigold” (conhecida no Brasil por “calêndula”)  que cresciam por todo o terreno. Então, o arquiteto resolveu usar a flor como decoração dos azulejos em várias partes da casa, mantendo essa característica do local.

entrada_casa_vicens

Entrada da casa revestida de azulejos com desenhos da flor “Marigold” (Foto: Barbara Cassou)

azulejos_casa_vicens

Detalhe da pintura das flores Marigold no azulejo (Foto: Barbara Cassou)

O interior da casa também é muito rico em detalhes e texturas. As vigas de madeira da sala principal são pintadas e as paredes foram projetadas e decoradas especialmente para expor quadros famosos que a família Vicens colecionava na época. O teto é esculpido e pintado fazendo uma continuação do lustre.

parede_casa_vicens

Detalhe da parede da sala principal que expõe obras de arte (Foto: Barbara Cassou)

lustre_casa_vicens

Detalhe do teto e do lustre (Foto: Barbara Cassou)

Como todas as obras do Gaudí, o terraço e o telhado da casa também guardam detalhes e uma linda vista para a cidade — além de exaltar sempre a natureza, inspirando-se nela.

Especialmente após a reforma, a Casa Vicens surpreendeu o público de Barcelona, que busca se inspirar e conhecer melhor as obras de Antoni Gaudí. Ela é inspiradora não só por ser sua primeira residência projetada, mas também por suas cores, texturas e detalhes.

casa_vicens2

À direita, a torre no telhado-terraço da casa, que também serve de mirante para a cidade e, à esquerda, um detalhe do portão de ferro (Foto: Barbara Cassou)

Ela mostra claramente a fascinação de Gaudí pelo exotismo e pela natureza, fazendo do ambiente um espaço mais rico em decoração, além de usar esses artifícios para proporcionar conforto, iluminação e ventilação.

Com certeza este é um novo hotspot para os amantes da arquitetura de Gaudí visitarem em Barcelona. Não perca essa oportunidade você também! Neste site você pode conferir todas as atividades, horários de visita, tickets, vídeos multimídia e muito mais.

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *