16.02.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Detalhe do espelho dágua com revestimento Barlavento Sea, da Portobello (Foto: Fabio Jr. Severo)

Casa Pilotis implantada em cenário natural

 minutos de leitura
calendar-blank-line
16.02.2022
Projeto considerou materiais existentes no terreno e adotou planta longilínea e funcional.
minutos de leitura

Parece óbvio falar que a implantação de uma edificação considere características do terreno e tire partido da vegetação e do cenário existente, fazendo as melhores escolhas para valorizar o projeto. Nem sempre isso acontece. Nesse sentido, o projeto da Casa Pilotis, do Studio Gabriel Bordin, foi bastante assertivo, tirando partido justamente das potencialidades e recursos naturais da locação, em Florianópolis, uma cidade que prima pela beleza de suas praias e morros.

Sobre um terreno de 622m², com 15x30m, o arquiteto Gabriel Bordin optou por uma planta longilínea para organizar as funcionalidades da residência em volumes bem definidos, além de tornar a paisagem argumento determinante do projeto. 

A sala de estar integra-se totalmente a área externa e tem vista para o espelho d’água com revestimento Barlavento Sea, da Portobello. Compondo o cenário, piso porcelanato Karst Off White Portobello. O paisagismo integrou as pedras existentes no terreno (Foto: Fabio Jr. Severo)
Conforto e elegância na área externa, com muro de pedras do próprio terreno. No piso, porcelanato Karst Off White, da Portobello (Foto: Fabio Jr. Severo)

O térreo, um vão livre sobre pilotis, explora a espacialidade natural com grandes esquadrias de vidro, integrando totalmente a área social e o jardim. O paisagismo é protagonista nas decisões que envolvem a arquitetura ao sinalizar a incidência de luz adequada, soluções que conferem conforto e privacidade por meio da vegetação e o acompanhamento das estações. “Vegetação tropical, rochas, o muro de pedras originárias do terreno, árvores e o céu são as paredes que abraçam o eixo linear de cozinha, jantar e estar”, argumentam os arquitetos da equipe do escritório, sete profissionais envolvidos com o projeto, concluído em 2020.

Ambiente para ficar no descanso do balanço. Piso porcelanato Karst Off White, da Portobello (Foto: Fabio Jr. Severo)
Detalhe do espelho d’água com revestimento Barlavento Sea, da Portobello (Foto: Fabio Jr. Severo)

Setores funcionais

Os volumes maciços foram adotados somente em setores mais funcionais da residência como lavabo e área de serviço. O painel onde fica a TV na sala de estar agrega o volume do lavabo e se torna também o anteparo do hall de entrada. No outro extremo da planta, o mesmo recurso é utilizado quando o painel de fundo da cozinha engloba e esconde o acesso à lavanderia e circulações verticais. O marcante eixo horizontal tem como ponto de centro a sala de jantar sob o pé direito duplo e a passarela do setor íntimo da casa.

No pavimento superior, a circulação entre os dormitórios flutua sobre a área social. As suítes dispostas em eixo longitudinal são permeadas pela paisagem e pelo sol da manhã.

Personalidade no lavabo com destaque para o Liverpool Matt Black na parede, e Nero Venato no piso, ambos da Portobello (Foto: Fabio Jr. Severo)
O banheiro neutro ganhou cor e charme com o revestimento Liverpool Flamingo aplicado na área do espelho, e Pietra di Firenze Off White no restante do ambiente, ambos Portobello (Foto: Fabio Jr. Severo)

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Casa Pilotis implantada em cenário natural...

Casa Pilotis implantada em cenário natural

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Simone Bobsin
Colunista
Colunista

Jornalista com atuação no segmento de arquitetura e design há mais de duas décadas....

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies