Menu
Projetos e Obras
Busca

Conteúdo Correspondentes Internacionais

O incrível projeto da casa orgânica no México

06/09/2021

No post a seguir, levamos vocês para um tour pela incrível casa orgânica, projeto assinado por Javier Senosiain, na cidade do México. Vem conferir!

A ideia do projeto da casa orgânica assinado por Javier Senosiain foi concebida para se assemelhar a uma casca de amendoim, basicamente dois amplos espaços ovais, com muita luz, conectados por uma passagem baixa estreita e mal iluminada. 

casa orgânica
Casa orgânica (Imagem cortesia: AlejandraACa)

A proposta partia das funções elementares exigidas pelo homem: um lugar para morar e conviver com outras pessoas, que incluiria uma sala de estar, sala de jantar e cozinha, e outro local para dormir, com closet e banheiro. 

O conceito original se materializa em dois grandes espaços: diurno e noturno.

casa orgânica
Casa orgânica (Imagem cortesia: Stephanie Garcia)

A casa foi pensada com o desejo de que o indivíduo sentisse estar em um ambiente no subsolo ao entrar, com a consciência do quão singular era o espaço, sem perder a integração do interior com a paisagem verde e natural do lado externo.

casa orgânica
Casa orgânica (Imagem cortesia: Stephanie Garcia)

Terminado o estudo topográfico, foi dada atenção especial à localização das árvores para que não precisassem ser movidas ou retiradas totalmente para dar lugar à estrutura. Foram criados vários modelos em argila, um dedicado à análise e desenho das formas, volumes e espaços exteriores e o outro ao planeamento dos espaços internos. 

Ambos os modelos foram desenvolvidos ao longo de todo o projeto com o interesse e a intensidade de uma escultura importante.

casa orgânica
Casa orgânica (Imagem cortesia: Stephanie Garcia)

As primeiras linhas desenhadas foram feitas de forma que se curvassem e se movessem à vontade, a parede sinuosa traz um processo lúdico ao projeto, sempre buscando uma orientação para o sul e contornando as árvores existentes. 

casa orgânica
Casa orgânica (Imagem cortesia: Stephanie Garcia)

O material escolhido é muito parecido com a argila modelar que foi utilizada para a criação das miniaturas. Após uma breve investigação, não havia dúvidas: o ferrocimento – resistente, flexível e muito elástico – era a resposta certa e maleável suficiente para a criação. 

Este material, que tem origem no concreto armado e foi esquecido por muito tempo, prometia constituir uma escultura monolítica.

Casa orgânica
Casa orgânica (Imagem cortesia: Stephanie Garcia)

Terminada a estrutura da construção da casa, foi iniciado o processo de jardinagem – outro ponto alto do projeto. A ideia era que a casa fosse coberta com um jardim, aonde passear por ele seria andar pelo telhado da própria casa sem nem perceber.

Casa orgânica
Casa orgânica (Imagem cortesia: Stephanie Garcia)

As casas semi-enterradas, assim como a temperatura do nosso corpo, permanecem estáveis apesar das mudanças no clima lá fora. O solo atua como a pele – um moderador que controla as variações de temperatura evitando os efeitos de resfriamento e aquecimento do clima externo decorrentes de mudanças rápidas ou imediatas de temperatura interna. 

As temperaturas dentro e fora são totalmente opostas.

Casa orgânica
Casa orgânica (Imagem cortesia: Stephanie Garcia)

Ao contrário do que se possa pensar, o projeto da casa semi-enterrada acabou sendo mais ensolarado e cheio de luz do que uma casa convencional porque as janelas podem ser colocadas em qualquer lugar e as cúpulas permitem a entrada de luz e do sol vindo de cima. 

Já a ventilação é facilitada pela forma aerodinâmica da habitação, que permite a livre circulação do ar.

Gostaram do projeto? Nós achamos simplesmente incrível! Compartilhe com a gente a sua opinião! 

LEIA TAMBÉM: Giardino dei Tarocchi: um mundo mágico em meio à Toscana

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *