02.08.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
A paisagem vulcânica transborda para o interior da casa (Foto: Julia Guirado)

Casa no vulcão

calendar-blank-line
02.08.2022
Conheça a casa construída em meio às lavas solidificadas de um vulcão em Lanzarote, na Espanha, projetada pelo arquiteto e artista canário César Manrique
minutos de leitura

César Manrique é um arquiteto e artista ícone da cultura canária. Originário da ilha de Lanzarote, realizou obras incríveis, sempre valorizando o meio ambiente e integrando a arquitetura à paisagem. 

A Casa do Vulcão, que se tornou posteriormente Fundação César Manrique, foi construída nos campos de lava de Tahíche, região vulcânica da cidade de Lanzarote.

O desejo de integrar a paisagem à arquitetura é tão grande nos projetos de Manrique, que apenas emoldurar o vulcão de Tahíche com suas aberturas não era o suficiente, era preciso transbordar a natureza para dentro da construção. No projeto da Casa do Vulcão, o solo vulcânico ultrapassa, em alguns pontos, o limite das janelas, literalmente entrando na casa. 

Esse projeto é um exemplo icônico de como podemos integrar a natureza à arquitetura, respeitando o meio ambiente e conectando o exterior ao interior. A Casa do Vulcão parece estar encaixada perfeitamente na lava, como se ela não tivesse sido construída pelo homem, mas sim uma gruta natural escavada pela própria natureza.

grandes janelas com vista para exterior
Janelas que rasgam as paredes e revelam uma incrível vista para o exterior (Foto: Julia Guirado)

O andar superior da casa inspira-se na arquitetura tradicional de Lanzarote, reforçada com elementos funcionais modernos, como as amplas janelas, grandes salas e iluminação superior.

Já o andar térreo é construído em torno de cinco bolhas vulcânicas naturais, interligadas por túneis escavados na própria lava. César Manrique criou um cenário surpreendentemente habitável, sua intervenção como arquiteto é quase que mínima, a paisagem se mantém o tempo todo como protagonista desse projeto incrível. 

sofá planejado amarelo em sala orgânica
Poltrona do andar térreo é moldada entre as rochas e lavas, arquitetura 100% integrada à paisagem natural (Foto: Julia Guirado)
paredes cavadas nas rochas vulcânicas
As escadas que conectam o espaço exterior ao espaço interior da casa, cavadas nas rochas vulcânicas (Julia Guirado)

A piscina, o pequeno salão de festas, o forno e a churrasqueira também estão acessíveis à visitação, todos rodeados de abundante vegetação típica da região (cactos, palmeiras e monsteras) e das rochas e pedras vulcânicas. A sala situada logo antes da saída é o antigo ateliê do pintor, hoje convertido em sala de exposições de pintura.

Área externa da casa com paredes orgânicas
Área externa da casa (Foto: Julia Guirado)
Piscina integrada nas rochas vulcânicas
Piscina integrada nas rochas vulcânicas da casa (Foto: Julia Guirado)
Área externa e banco-sofá moldado entre as rochas vulcânicas

Os visitantes desta casa construída em um mar de lava garantem uma experiência única. Exemplos como este são inspiradores e nos levam à seguinte reflexão: como podemos integrar mais a natureza nas novas construções? Leia mais em: 13 técnicas de paisagismo que todo arquiteto deveria conhecer

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Casa no vulcão...

Casa no vulcão

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ana Luiza Camargo
Colunista
Correspondente internacional

Correspondente internacional Archtrends Portobello em Roterdã, na Holanda. Arquiteta e Urbanista, mestre em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies