03.09.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Para criar uma decoração ainda mais aconchegante, saiba mais sobre a arquitetura da felicidade, que busca o bem-estar e a qualidade de vida.

Aromatizador de ambiente: receita e essências para fazer o seu

 minutos de leitura
calendar-blank-line
03.09.2023
Aprenda a fazer aromatizador de ambiente com diversas essências para deixar sua casa perfumada e aconchegante
minutos de leitura

O ser humano tem cinco sentidos e podemos explorar cada um deles para montar a decoração perfeita para uma casa. Se a ideia é explorar o olfato, é possível fazer um aromatizador de ambiente para deixar a casa mais perfumada.

Para ouvir o artigo completo, clique no play abaixo:

Os aromas possuem uma relação direta com o estímulo de sensações. Certas essências ajudam a promover tranquilidade. Já outras, aumentam a concentração. 

Ainda existem aquelas opções que ajudam a dormir melhor, abrir o apetite ou mesmo aumentar a autoestima das pessoas. 

Para aprender como criar um aromatizador de ambientes e como usá-lo em casa, siga a leitura!

Quais são os tipos de aromatizador de ambiente?

Existem inúmeros tipos de aromatizador de ambiente disponíveis no mercado para deixar a sua casa perfumada. 

Entre os principais, podemos citar as velas aromáticas, os sprays, os pulverizadores, os aromatizadores de plug de tomada, o difusor com palitos e os clássicos sachês.

Alguns utilizam óleo essencial e é importante que você escolha o que mais combina com a sua casa. Isso porque eles também são compostos de propriedades medicinais e podem auxiliar no tratamento de saúde com o auxílio da aromaterapia.

O contraponto é que algumas pessoas podem ter alergias a tipos específicos de aromatizador de ambiente ou a algumas essências. 

Antes de elaborar cada projeto de decoração com essa técnica, pergunte se algum dos moradores da casa tem alergia ou sinusite para decidir qual tipo usar e quais essências evitar. O ideal é evitar produtos sintéticos e optar pelos óleos essenciais.

O que colocar no aromatizador de ambiente?

Cada aroma usado no aromatizador de ambiente tem uma característica especial e causa um efeito nas pessoas que estão naquele espaço. 

Portanto, cada opção é recomendada para um projeto diferente. Alguns ajudam a concentrar, ideais para cômodos de trabalho, estudo ou tomada de decisões. Já outros acalmam e ajudam a dormir, indicados para quartos.

Abaixo citamos alguns dos aromas mais comumente utilizados. Cada um deles, de acordo com o feng shui e especialistas em aromaterapia, possui suas peculiaridades, benéficas em diversas situações.

Alecrim

O aroma do alecrim tem uma característica muito interessante: ele aumenta a concentração das pessoas. 

Por causa disso, um aromatizador de ambiente com a essência dessa planta é indicado para áreas de trabalho ou de estudo, como um escritório, quarto ou sala.

Canela

aromatizador de ambiente
A canela possui um aroma quente e apimentado que ajuda a estimular os sentidos

A canela é uma das especiarias mais antigas do mundo. O seu aroma quente e apimentado desperta o apetite, estimula os sentidos, reduz a sonolência e a irritabilidade.

Sândalo

O sândalo tem um perfume envolvente, quente e aconchegante. Ele é recomendado para acalmar a mente, a agitação e a ansiedade. Sua ação aromaterápica tem a ver com a função de estimular o sistema nervoso central.

Aloe Vera

A Aloe vera, um dos tipos mais famosos de babosa, é muito usada em fórmulas de produtos para o cabelo, mas também tem muitos outros benefícios, como deixar a sua casa perfumada. 

Seu aroma é calmante e ajuda na meditação, sendo recomendado para ambientes mais calmos, como os quartos.

Capim-Limão

aromatizador de ambiente
Além do aroma agradável, o capim-limão ajuda a estimular a criatividade

O capim-limão é um dos aromas mais usados no Brasil para deixar sua casa perfumada, pois é agradável e aumenta a sensação de bem-estar. 

Ele é recomendado para quem está cansado física e mentalmente, e para quem sofre com falta de concentração. Além disso, essa planta auxilia na estimulação da criatividade, do foco mental e da intuição.

Bergamota

Essa fruta cítrica tem uma característica interessante: estimula o entusiasmo das pessoas, o que pode ser útil para colocar o aromatizador de ambiente na sala de estar ou em ambientes de festas, reuniões e confraternizações.

Olíbano

O Olíbano é uma resina obtida de árvores africanas e asiáticas, conhecido como o \”verdadeiro incenso\”. Seu aroma é revigorante e ajuda a promover o perdão e dissolver ressentimentos, o que é muito útil para um consultório de terapia ou mediação judicial.

Lavanda

aromatizador de ambiente
A lavanda melhora a sensação de bem-estar e o sistema imunológico

Além de digestivo, a lavanda melhora a sensação de bem-estar e o sistema imunológico, fortalecendo as defesas do corpo. Uma gota no travesseiro ajuda a relaxar, assim como em difusores ou em spray borrifado no ambiente.

Rosas

O aroma do óleo essencial de rosas tem um efeito calmante, que é muito útil em situações de tensão, nervosismo ou estresse. É, portanto, especialmente útil em ambientes de trabalho, salas de reuniões ou escritórios.

Patchouli

O patchouli é nativo do sudeste asiático. Seu aroma quente, intenso, amadeirado, doce e balsâmico acalma, relaxa e induz à meditação.

Eucalipto

aromatizador de ambiente
O aroma de eucalipto é o ideal para manter o equilíbrio constante

Para manter o equilíbrio constante e ainda manter a respiração funcional, o aroma de eucalipto é o ideal. A essência revigora o organismo e ainda serve como poderoso descongestionante.

Leia também:

Como extrair óleos das ervas e plantas escolhidas?

aromatizador de ambiente
Existem vários métodos para extrair os óleos essenciais das plantas

Se você deseja criar um aromatizador de ambientes para usar em seus projetos e deixar uma casa perfumada, precisará extrair os óleos das ervas cujo aroma será usado em cada ambiente. 

São nesses óleos que estão as propriedades das plantas que causam o efeito que queremos no aroma do ambiente.

Existem vários métodos para extrair os óleos essenciais das plantas. Veja quais são os métodos mais conhecidos:

  • Enfleurage (uma técnica francesa que deixou de ser usada pelo seu grande uso de gordura animal);
  • Prensagem;
  • Extração com solvente ou com enzimas (este método exige o uso de equipamentos ou produtos específicos, que não são acessíveis para todos);
  • Maceração (técnica que ensinaremos a seguir e que você pode fazer em casa, sem precisar de grandes equipamentos ou produtos especiais)

Como usar a maceração para extrair óleos essenciais e criar um aromatizador de ambiente

Para usar a técnica de maceração para extrair os óleos essenciais das plantas que deseja usar na aromatização de ambientes, você precisará dos seguintes materiais:

  • 1 pilão (preferencialmente de pedra pois os de madeira absorvem odores de outras ervas e criam o ambiente para a criação de bactérias);
  • Plantas, ervas e folhas recém-colhidas (evite usar plantas secas pois tendem a não ter as propriedades que queremos extrair);
  • Óleo vegetal;

Agora vamos ao passo a passo para a maceração:

  1. Prepare as folhas, plantas ou ervas que terão os óleos essenciais extraídos. Deixe-as de molho em água por 24 horas, para higienizá-las.
  2. Despeje todo o conteúdo obtido (incluindo a água) no seu pilão.
  3. Acrescente uma colher de chá de óleo vegetal para cada xícara de água usada na limpeza das plantas. O ideal é usar um óleo vegetal que seja neutro, sem odores, como o de girassol, por exemplo.
  4. Comece a maceração com muito cuidado e bem devagar, para não correr o risco de derramar o conteúdo para fora do recipiente. Não \”bata\” nas ervas com o pilão, use movimentos circulares de trituração, com paciência e dedicação. Esse processo deve continuar até você obter uma mistura homogênea, o que pode levar bastante tempo (até mesmo algumas horas), dependendo das plantas usadas e da quantidade de água e óleo.
  5. O próximo passo é fazer a decantação, um processo que serve para separar a água do óleo. Para isso, coloque toda a sua mistura em um recipiente de vidro com tampa e adicione a mesma medida de água (ou seja, se seu produto final corresponder a 10ml, adicione mais 10ml de água). Tampe o recipiente e deixe o produto descansar por cinco dias, longe da luz do sol, em um ambiente fresco e arejado.

Como o óleo é menos denso, ele se moverá para a parte de cima do vidro e ficará completamente separado da água. Assim, será muito mais fácil recolher o óleo essencial com um conta-gotas e guardá-lo em algum outro recipiente.

Qual o melhor aromatizador de ambiente?

aromatizador de ambiente
Aromatizadores têm formatos diversos, desde os mais simples

Extrair os óleos essenciais é apenas o primeiro passo para aromatizar os ambientes que deseja. O segundo é aplicar esse material nos difusores adequados para alcançar o efeito esperado. 

Existem diferentes tipos de aromatizador de ambiente e, a seguir, veremos como usar os óleos em cada um deles e até mesmo como criar um para seus projetos.

Um dos difusores de ambiente mais conhecidos é o elétrico de tomada, feito de cerâmica. Ele gera calor de maneira controlada e constante, podendo ficar ligado por bastante tempo sem superaquecer. 

Para usá-lo, basta colocar de cinco a oito gotas de óleo essencial no difusor e ligar na tomada.

Já os difusores elétricos a vapor não podem ficar ligados por muito tempo, pois funcionam como os umidificadores de ambientes. 

Eles devem ser próprios para atuar como aromatizador de ambiente e precisam de um pouco de água e algumas gotas de óleo essencial para funcionar.

Uma terceira opção são os difusores com vela. Eles são feitos de cerâmica e contam com um espaço para colocar água e gotas de óleo essencial. A chama da vela gera calor para esquentar a mistura, que evapora aromatizando o ambiente.

Por fim, existe ainda uma opção mais caseira: criar o seu próprio aromatizador de ambientes para usar os óleos que foram extraídos anteriormente. Como fazer isso? Veremos a seguir!

Como fazer um aromatizador de ambiente?

Uma tendência na decoração de interiores, o difusor com palitos é uma solução simples, econômica e prática para perfumar os ambientes. 

Uma das suas principais características é que ele é muito fácil de fazer e de ser usado, não necessitando ser comprado em lojas ou de energia elétrica para seu funcionamento.

aromatizador de ambiente
O difusor com palitos é uma solução simples, econômica e prática para perfumar os ambientes

E para fazer um desses em casa não tem segredo. Com poucos materiais já é possível deixar a casa com o cheirinho que você mais gostar. Lembre-se apenas de trocar os palitos de posição a cada cinco horas, para que o perfume se disperse constantemente. 

Atenção! Um aromatizador de ambientes deve ser feito por um adulto e os materiais ficarem longe do alcance das crianças.

Os ingredientes para a produção de um aromatizador de ambientes são os seguintes:

  • 1 frasco de vidro pequeno;
  • 30 gotas do óleo essencial escolhido para ser difundido;
  • Cerca de 100 ml de álcool de cereal;
  • Alguns pequenos palitos de madeira;
  • Aproximadamente 100 ml de água destilada.

Reunidos os materiais listados, o que resta é começar a preparar o aromatizador de ambientes. Os passos para isso são muito simples:

  1. Garanta que o frasco de vidro esteja higienizado;
  2. Comece adicionando o álcool de cereal dentro do recipiente;
  3. Insira todas as gotas de óleo essencial;
  4. Adicione a água destilada dentro do vidro;
  5. Feche a tampa do frasco e misture os ingredientes suavemente;
  6. Deixe o aromatizador em repouso por cerca de três dias antes de usá-lo;
  7. Quando estiver pronto para utilizar o aromatizador, abra o frasco e insira as varetas que conduzirão o aroma para o ambiente.

Viu como é muito fácil fazer um aromatizador de ambientes e ter sempre sua casa perfumada? 

Pode ser um pouco mais trabalhoso extrair os óleos essenciais das plantas desejadas, mas o resultado em seus projetos decorativos compensa o esforço. 

Com essa ferramenta, você poderá trabalhar com mais um sentido dos clientes e alcançar os melhores resultados possíveis.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Aromatizador de ambiente: receita e essência...

Aromatizador de ambiente: receita e essências para fazer o seu

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Boa tarde gostei muito das dica mas gostaria mesmo e ganhar um para meu quarto de graça

  2. Oi pessoal, adorei a dica. Mas será que o óleo essencial, por ser muito oleoso e puro, consegue sempre estar misturado ao restante dos líquidos ou a gente precisa chacoalhar o frasco com frequência para misturar tudo novamente?

    No aguardo da resposta, obrigada

    Cristiana

  3. qual o tempo ideal para a maceração do difusor ? e qual o procedimento para as bolinhas de madeira?

  4. Sabe onde posso encontrar esses mini sachês ce cerâmica em grande quantidade? A granel?

    Aguarde retorno.
    Att.
    Jeisa

  5. Olá Jeisa

    Este é um post apenas sugestivo por isso não sabemos lhe indicar um lugar onde possa encontrar.

    Grande abraço
    Equipe Portobello

  6. Amei a receitinha de aromatizante de ambiente.vou fazer com óleos essencial de lavanda p colocar na minha sala e no meu espaço estético.

  7. Olá, Isis.
    Obrigado por entrar em contato conosco.
    Infelizmente, esse post foi só ideias e sugestões. Nós não temo as informações mais técnicas sobre o difusor.
    Um grande abraço.
    Equipe Portobello

  8. Olá Sih, tudo bem?

    Ficamos felizes que tenha gostado!
    Acompanhe o blog para receber ainda mais dicas incríveis!

    Grande abraço,
    Equipe Portobello SA

  9. Olá Jamila,

    Nós ficamos muito felizes que você tenha gostado!
    Continue acessando o nosso portal para mais novidades!

    – Equipe Archtrends Portobello

  10. Olá Dalma, tudo bem?

    Os materiais são super fáceis de encontrar e você pode fazer o seu próprio aromatizante sem precisar gastar muito!
    Agradecemos a sua visita, volte sempre!

    – Equipe Archtrends Portobello

  11. Olá Natanael, tudo bem?

    Infelizmente não, mas no nosso site você pode encontrar inúmeros produtos para revestir a sua casa e deixá-la incrível.
    Agradecemos sua visita. Volte sempre!

    – Equipe Archtrends Portobello

  12. Olá Michelle, tudo bem?

    Ficamos super felizes que conseguimos ajudar você, estes aromatizantes são incríveis mesmo!

    Muito obrigada pela visita, e volte sempre!

    – Equipe Archtrends Portobello

  13. Olá Carla, tudo bem?

    Para fazer a essencia você vai precisar de:
    100 ml de água destilada
    100 ml de álcool de cereal
    30 gotas de óleo essencial

    Obrigada pela visita, volte sempre!

    – Equipe Archtrends Portobello

  14. Olá Rita, tudo bem?

    Ficamos felizes que você tenha gostado das nossas dicas, continue acessando o nosso portal para ficar por dentro das novidades!

    – Equipe Archtrends Portobello

  15. Olá, tudo bem?

    Para fazer um difusor para utilizar no borrifador você vai precisar de:
    – Um frasquinho de 200ml, preferencialmente de vidro (mas pode ser de plástico), mas é importante que tenha uma tampa com pulverizador;
    – 100ml de água destilada;
    – 100ml de álcool de cereal — encontrado em qualquer farmácia;
    – 30 gotas do óleo essencial de sua preferência;
    A montagem de seu aromatizador de ambientes caseiro é simples e bem rápida. Você consegue fazer facilmente, mas mantenha os ingredientes longe do alcance de crianças. Veja abaixo:
    – Coloque no frasco, nesta ordem: o álcool de cereal, o óleo essencial e a água destilada;
    – Feche o vidro e agite bastante;
    – Deixe o recipiente com o líquido “descansar” por três dias, para a mistura agir. Caso contrário, a duração do cheirinho não será tão longa quanto pode ser;

    Ficamos à disposição!

    – Equipe Archtrends Portobello

  16. Olá, tudo bem?

    A essência depende muito da loja, cada uma tem sua essência, mas você pode escolher a sua favorita!

    E para fazer um desses em casa não tem segredo. Mas lembre-se apenas de trocar os palitos de posição a cada cinco horas, para que o perfume se disperse constantemente.

    Para fazer um aromatizador de ambientes caseiro você vai precisar dos seguintes materiais:

    1 frasco de vidro de 200 ml
     100 ml de água destilada
     100 ml de álcool de cereal
     30 gotas de óleo essencial
     Varetas de madeira (tipo palitos de espetinho)

    Com os materiais acima em mãos, basta seguir o seguinte passo a passo para fazer um aromatizador de ambientes para sua casa:

    Primeiro coloque o álcool de cereal no vidro;
    Acrescente o óleo essencial;
    Coloque a água destilada;
    Feche o vidro e misture com suavidade;
    Deixe a mistura descansando por três dias;
    Abra o frasco, colocando as varetas para umidificar.

    Prontinho!

    Agradecemos o seu contato e ficamos à disposição caso tenha alguma dúvida!
    – Equipe Archtrends Portobello

  17. Olá Djalma,

    Para fazer cerca de 400ml do aromatizador, sugerimos que siga as instruções do texto:
    • 1 frasco de vidro de 200 ml
    • 100 ml de água destilada
    • 100 ml de álcool de cereal
    • 30 gotas de óleo essencial
    • Varetas de madeira (tipo palitos de espetinho)

    Para os 500ml, sugerimos que adicione proporcionalmente os itens acima.
    Continue nos acompanhando!

    Abraços,
    Equipe Archtrends

  18. Olá Genilda!

    Tudo bem?

    Você pode usar, sim!

    Continue nos acompanhando.

    Abraços,
    Equipe Archtrends

  19. Oi Norah!

    Tudo bem?

    Vamos programar um post sobre o assunto.

    Obrigada pela dica!

    Continue nos acompanhando!!!

    Abraços,
    Equipe Archtrends

  20. Olá Jacqueline!

    Tudo bem?

    Obrigada por nos acompanhar! Adoramos a sua sugestão de pauta e iremos preparar um conteúdo, com certeza!

    Abraços,
    Equipe Archtrends

  21. Olá, Sandra!

    Ficamos felizes que tenha gostado! Continue nos acompanhando aqui no archtrends.com

    Grande abraço,
    Equipe Archtrends Portobello

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies