Menu
Projetos e Obras
Busca
Veja como deixar sua casa mais perfumada com um aromatizador de ambientes!

casa mais perfumada

Conteúdo Matérias

Veja como deixar sua casa mais perfumada com um aromatizador de ambientes!

20/02/2019

Para você mesmo fazer um desses não tem segredo. Com poucos materiais já é possível deixar a casa com o cheirinho que você mais gostar!

O ser humano tem cinco sentidos diferentes e nós podemos explorar quase todos para montar a decoração perfeita para uma casa. Com a harmonia de objetos e cores, agradamos a visão. Com as texturas certas, estimulamos o tato. E, com o uso de um aromatizador de ambientes, podemos trabalhar com o olfato.

Os aromas possuem uma relação direta com o estímulo de sensações. Certas essências ajudam a promover tranquilidade. Já outras, aumentam a concentração. Ainda existem aquelas opções que ajudam a dormir melhor, abrir o apetite ou mesmo aumentar a autoestima das pessoas. Para aprender como criar um aromatizador de ambientes e como usá-lo em seus projetos, siga a leitura!

Quais os tipos de aromatizadores que existem?

Existem inúmeros tipos de aromatizantes disponíveis no mercado. Entre os principais, podemos citar as velas aromáticas, os sprays, os pulverizadores, os aromatizadores de plug de tomada, o difusor com palitos e os clássicos sachês.

Alguns utilizam óleo essencial e é importante que você escolha o que mais combina com a sua casa porque também são compostos de propriedades medicinais e podem auxiliar no tratamento de saúde com o auxílio da aromaterapia.

O contraponto é que algumas pessoas podem ter alergias a tipos específicos de aromatizadores ou a algumas essências. Antes de elaborar cada projeto de decoração com essa técnica, pergunte se algum dos moradores da casa tem alergia ou sinusite para decidir qual tipo usar e quais essências evitar. O ideal é evitar produtos sintéticos e optar pelos óleos essenciais.

Quais as principais essências aromáticas e suas aplicações?

Cada aroma usado em aromatizadores de ambiente tem uma característica especial e causa um efeito nas pessoas naquele espaço. Portanto, cada opção é recomendada para um projeto diferente. Alguns ajudam a concentrar, ideais para cômodos de trabalho, estudo ou tomada de decisões. Já outros acalmam e ajudam a dormir, indicados para quartos.

Abaixo citamos alguns dos aromas mais comumente utilizados. Cada um deles, de acordo com o feng shui e especialistas em aromaterapia, possui suas peculiaridades, benéficas em diversas situações.

Alecrim

O aroma do alecrim tem uma característica muito interessante: ele aumenta a concentração das pessoas. Por causa disso, aromatizadores com a essência dessa planta são indicados para áreas de trabalho ou de estudo, como um escritório, quarto ou sala.

Canela

aromatizador-de-ambientes

A canela possui um aroma quente e apimentado que ajuda a estimular os sentidos

A canela é uma das especiarias mais antigas do mundo. O seu aroma quente e apimentado desperta o apetite, estimula os sentidos, reduz a sonolência e a irritabilidade.

Sândalo

O sândalo tem um perfume envolvente, quente e aconchegante. Ele é recomendado para acalmar a mente, a agitação e a ansiedade. Sua ação aromaterápica tem a ver com a função de estimular o sistema nervoso central.

Aloe Vera

A Aloe vera, um dos tipos mais famosos de babosa, é muito usada em fórmulas de produtos para o cabelo, mas também tem muitos outros benefícios. Seu aroma é calmante e ajuda na meditação, sendo recomendado para ambientes mais calmos, como os quartos, por exemplo.

Bergamota

Essa fruta cítrica tem uma característica interessante: estimula o entusiasmo das pessoas, o que pode ser útil para colocar na sala de estar ou em ambientes de festas, reuniões e confraternizações.

Olíbano

O Olíbano é uma resina obtida de árvores africanas e asiáticas, conhecido como o “verdadeiro incenso”. Seu aroma é revigorante e ajuda a promover o perdão e dissolver ressentimentos, o que é muito útil para um consultório de terapia ou mediação judicial.

Capim-Limão

aromatizador-de-ambientes

O capim-limão, além do aroma agradável, auxilia a estimular a criatividade

O capim-limão é um dos aromas mais usados em ambientes no Brasil inteiro, pois é agradável e aumenta a sensação de bem-estar. Ele é recomendado para quem está cansado física e mentalmente, e para quem sofre com falta de concentração. Além disso, essa planta auxilia na estimulação da criatividade, do foco mental e da intuição.

Eucalipto

aromatizador-de-ambientes

Folha de eucalipto é um aroma ideal para manter o equilíbrio constante

Para manter o equilíbrio constante e ainda manter a respiração funcional, o aroma de eucalipto é o ideal. A essência revigora o organismo e ainda serve como poderoso descongestionante.

Lavanda

aromatizador-de-ambientes

Linda plantação de lavanda

Além de digestivo, a lavanda melhora a sensação de bem-estar e o sistema imunológico, fortificando as defesas do corpo. Uma gota no travesseiro ajuda a relaxar, assim como em difusores ou em spray, borrifado no ambiente.

Rosas

O aroma do óleo essencial de rosas tem um efeito calmante, que é muito útil em situações de tensão, nervosismo ou estresse. É, portanto, especialmente útil em ambientes de trabalho, salas de reuniões ou escritórios.

Patchouli

O patchouli é nativo do sudeste asiático. Seu aroma quente, intenso, amadeirado, doce e balsâmico acalma, relaxa e induz a meditação.

Como extrair óleos das ervas e plantas escolhidas?

aromatizador-de-ambientes

Produção de um aromatizador de ambientes com ervas e plantas variadas

Se você deseja criar um aromatizador de ambientes para usar em seus projetos, precisará extrair os óleos das ervas cujo aroma será usado em cada cômodo. São nesses óleos que estão as propriedades das plantas que causarão o efeito que queremos na nossa decoração.

Existem vários métodos para extrair os óleos essenciais das plantas. Um deles é o enfleurage, uma técnica francesa que deixou de ser usada pelo seu grande uso de gordura animal. Outras opções, como a prensagem, extração com solvente ou com enzimas, exigem equipamentos ou produtos específicos, que não são acessíveis para todos.

A técnica que ensinaremos a seguir é a maceração, que você pode fazer em casa, sem precisar de grandes equipamentos ou produtos especiais. Confira!

Como usar a maceração para extrair óleos essenciais

Para usar a técnica de maceração para extrair os óleos essenciais das plantas que deseja usar na aromatização dos seus projetos, você precisará de um pilão. O ideal é optar por um de pedra, pois os de madeira absorvem odores de outras ervas e criam o ambiente para a criação de bactérias.

Antes de começar o processo de maceração, você precisará preparar as folhas, plantas ou ervas que terão os óleos essenciais extraídos. Evite usar plantas secas, pois essas tendem a não ter as propriedades que queremos extrair. Utilize plantas, ervas e folhas recém-colhidas e deixe-as de molho em água por 24 horas, para higienizá-las.

Com as ervas limpas e descansadas, despeje todo o conteúdo obtido (incluindo a água) no seu pilão. Acrescente uma colher de chá de óleo vegetal para cada xícara de água usada na limpeza das plantas. O ideal é usar um óleo vegetal que seja neutro, sem odores, como o de girassol, por exemplo.

Com todos os ingredientes no pilão, comece a maceração com muito cuidado e bem devagar, para não correr o risco de derramar o conteúdo para fora do recipiente. Não “bata” nas ervas com o pilão, use movimentos circulares de trituração, com paciência e dedicação. Esse processo deve continuar até você obter uma mistura homogênea, o que pode levar bastante tempo (até mesmo algumas horas), dependendo das plantas usadas e da quantidade de água e óleo.

Com a maceração finalizada, o próximo passo é fazer a decantação, um processo que serve para separar a água do óleo. Para isso, coloque toda a sua mistura em um recipiente de vidro com tampa e adicione a mesma medida de água (ou seja, se seu produto final corresponder a 10ml, adicione mais 10ml de água). Tampe o recipiente e deixe o produto descansar por cinco dias, longe da luz do sol, em um ambiente fresco e arejado.

Como o óleo é menos denso, ele se moverá para a parte de cima do vidro e ficará completamente separado da água. Assim, será muito mais fácil recolher o óleo essencial com um conta-gotas e guardá-lo em algum outro recipiente.

Como transformar os óleos em aromatizadores?

aromatizador-de-ambientes

Ambiente clean com aromatizador

Extrair os óleos essenciais é apenas o primeiro passo para aromatizar os ambientes que deseja. O segundo é aplicar esse material nos difusores adequados para alcançar o efeito esperado. Existem diferentes tipos de aromatizadores e, a seguir, veremos como usar os óleos em cada um deles e até mesmo como criar um para seus projetos.

Um dos difusores de ambiente mais conhecidos é o elétrico de tomada, feito de cerâmica. Ele gera calor de maneira controlada e constante, podendo ficar ligado por bastante tempo sem superaquecer. Para usá-lo, basta colocar de cinco a oito gotas de óleo essencial no difusor e ligar na tomada.

Já os difusores elétricos a vapor não podem ficar ligados por muito tempo, pois funcionam como os umidificadores de ambientes. Eles devem ser próprios para atuar como aromatizadores e precisam de um pouco de água e algumas gotas de óleo essencial para funcionar.

Uma terceira opção são os difusores com vela. Eles são feitos de cerâmica e contam com um espaço para colocar água e gotas de óleo essencial. A chama da vela gera calor para esquentar a mistura, que evapora aromatizando o ambiente.

Por fim, existe ainda uma opção mais caseira: criar o seu próprio aromatizador de ambientes para usar os óleos que foram extraídos anteriormente. Como fazer isso? Veremos a seguir!

Como fazer um aromatizador de ambientes?

aromatizador-de-ambientes

Aromatizador de ambientes com a essência de lavanda

Uma tendência na decoração dos interiores, o difusor com palitos é uma solução simples, econômica e prática para perfumar os ambientes. Uma das suas principais características é que ele é muito fácil de fazer e ser usado, não necessitando ser comprado em lojas ou de energia elétrica para seu funcionamento.

E para fazer um desses em casa não tem segredo. Com poucos materiais já é possível deixar a casa com o cheirinho que você mais gostar. Lembre-se apenas de trocar os palitos de posição a cada cinco horas, para que o perfume se disperse constantemente.

Os ingredientes para a produção de um aromatizador de ambientes são os seguintes:

  • 1 frasco de vidro pequeno;
  • 30 gotas do óleo essencial escolhido para ser difundido;
  • cerca de 100 ml de álcool de cereal;
  • alguns pequenos palitos de madeira;
  • aproximadamente 100 ml de água destilada.

Reunidos os materiais listados, o que resta fazer é começar a preparar o aromatizador de ambientes. Os passos para isso são muito simples:

  1. Garanta que o frasco de vidro esteja higienizado;
  2. Comece adicionando o álcool de cereal dentro do recipiente;
  3. Insira todas as gotas de óleo essencial;
  4. Adicione a água destilada dentro do vidro;
  5. Feche a tampa do frasco e misture os ingredientes suavemente;
  6. Deixe o aromatizador em repouso por cerca de três dias antes de usá-lo;
  7. Quando estiver pronto para utilizar o aromatizador, abra o frasco e insira as varetas que conduzirão o aroma para o ambiente.

Viu como é muito fácil fazer um aromatizador de ambientes? Pode ser um pouco mais trabalhoso extrair os óleos essenciais das plantas desejadas, mas o resultado em seus projetos decorativos compensa o esforço. Com essa ferramenta, você poderá trabalhar com mais um sentido dos clientes e alcançar os melhores resultados possíveis.

LEIA AINDA: Sinestesia na arquitetura: estimulando os 5 sentidos com o ambiente

Para outras dicas e inspirações, continue acompanhando o Archtrend Portobello. Visite também o site da Portobello, onde você encontra inúmeros produtos para revestir a sua casa e deixá-la incrível!

43 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Jeisa Cris Muller says:

    Sabe onde posso encontrar esses mini sachês ce cerâmica em grande quantidade? A granel?

    Aguarde retorno.
    Att.
    Jeisa

    • Equipe Portobello says:

      Olá Jeisa

      Este é um post apenas sugestivo por isso não sabemos lhe indicar um lugar onde possa encontrar.

      Grande abraço
      Equipe Portobello

  • anf says:

    olá,
    durante quanto tempo dura esta receita?
    obrigado

  • isis says:

    qual o tempo ideal para a maceração do difusor ? e qual o procedimento para as bolinhas de madeira?

    • Equipe Portobello says:

      Olá, Isis.
      Obrigado por entrar em contato conosco.
      Infelizmente, esse post foi só ideias e sugestões. Nós não temo as informações mais técnicas sobre o difusor.
      Um grande abraço.
      Equipe Portobello

  • Cristiana says:

    Oi pessoal, adorei a dica. Mas será que o óleo essencial, por ser muito oleoso e puro, consegue sempre estar misturado ao restante dos líquidos ou a gente precisa chacoalhar o frasco com frequência para misturar tudo novamente?

    No aguardo da resposta, obrigada

    Cristiana

  • Sih says:

    Uma ótima dica. Ideal para casamento, para dá de lembrança aos convidados

    • Equipe Portobello says:

      Olá Sih, tudo bem?

      Ficamos felizes que tenha gostado!
      Acompanhe o blog para receber ainda mais dicas incríveis!

      Grande abraço,
      Equipe Portobello SA

  • Fernando says:

    Se for fazer para vender em casamento, será que dá pra tirar uma grana?

  • JAMILA says:

    ADOREI SABER INFORMAÇÃO SOBRE AROMATIZANTE

    • Archtrends Portobello says:

      Olá Jamila,

      Nós ficamos muito felizes que você tenha gostado!
      Continue acessando o nosso portal para mais novidades!

      – Equipe Archtrends Portobello

  • Dalma Maria Vieira Da Costa says:

    Boa tarde gostei muito das dica mas gostaria mesmo e ganhar um para meu quarto de graça

    • Portobello says:

      Olá Dalma, tudo bem?

      Os materiais são super fáceis de encontrar e você pode fazer o seu próprio aromatizante sem precisar gastar muito!
      Agradecemos a sua visita, volte sempre!

      – Equipe Archtrends Portobello

  • natanael freire says:

    vcs trabalham com linha de cheirnho automotivo

    • Portobello says:

      Olá Natanael, tudo bem?

      Infelizmente não, mas no nosso site você pode encontrar inúmeros produtos para revestir a sua casa e deixá-la incrível.
      Agradecemos sua visita. Volte sempre!

      – Equipe Archtrends Portobello

  • Michelle Agnes says:

    Boa noite .
    Que bom poder está aprendendo coisas novas ,eu gostaria de uma renda extra e ao ler sobre aromatizantes me apaixonei ,quero sempre poder contar com ajuda.

    • Portobello says:

      Olá Michelle, tudo bem? 😍

      Ficamos super felizes que conseguimos ajudar você, estes aromatizantes são incríveis mesmo!

      Muito obrigada pela visita, e volte sempre!

      – Equipe Archtrends Portobello

  • Carla Kethylle Oliveira Silva says:

    Posso fazer a essencia com agua e geleia para preparo de desinfetante?

    • Portobello says:

      Olá Carla, tudo bem?

      Para fazer a essencia você vai precisar de:
      100 ml de água destilada
      100 ml de álcool de cereal
      30 gotas de óleo essencial

      Obrigada pela visita, volte sempre!

      – Equipe Archtrends Portobello

  • Carmelise says:

    Gostaria de sabe como fazer a mistura para utilizar no borrifador, qual a proporção devo utilizar?

    • Portobello says:

      Olá, tudo bem? 😄

      Para fazer um difusor para utilizar no borrifador você vai precisar de:
      – Um frasquinho de 200ml, preferencialmente de vidro (mas pode ser de plástico), mas é importante que tenha uma tampa com pulverizador;
      – 100ml de água destilada;
      – 100ml de álcool de cereal — encontrado em qualquer farmácia;
      – 30 gotas do óleo essencial de sua preferência;
      A montagem de seu aromatizador de ambientes caseiro é simples e bem rápida. Você consegue fazer facilmente, mas mantenha os ingredientes longe do alcance de crianças. Veja abaixo:
      – Coloque no frasco, nesta ordem: o álcool de cereal, o óleo essencial e a água destilada;
      – Feche o vidro e agite bastante;
      – Deixe o recipiente com o líquido “descansar” por três dias, para a mistura agir. Caso contrário, a duração do cheirinho não será tão longa quanto pode ser;

      Ficamos à disposição!

      – Equipe Archtrends Portobello

  • Rita Nolli says:

    bom dia
    adorei as dicas.vou fazer hoje mesmo.
    quando quiser passar dicas aceito. sou aposentada e nao paro de inventar,obrigada

    • Portobello says:

      Olá Rita, tudo bem? 😊

      Ficamos felizes que você tenha gostado das nossas dicas, continue acessando o nosso portal para ficar por dentro das novidades!

      – Equipe Archtrends Portobello

  • inaldo felix do nascimento says:

    quero fazer um aromatizador que existe nas lojas de roupas pois é muito cheiroso ñ sei qual é a essencia mande o nome dessa essencia para eu fazer

    • Portobello says:

      Olá, tudo bem? 😊

      A essência depende muito da loja, cada uma tem sua essência, mas você pode escolher a sua favorita! 💙

      E para fazer um desses em casa não tem segredo. Mas lembre-se apenas de trocar os palitos de posição a cada cinco horas, para que o perfume se disperse constantemente.

      Para fazer um aromatizador de ambientes caseiro você vai precisar dos seguintes materiais:

      1 frasco de vidro de 200 ml
       100 ml de água destilada
       100 ml de álcool de cereal
       30 gotas de óleo essencial
       Varetas de madeira (tipo palitos de espetinho)

      Com os materiais acima em mãos, basta seguir o seguinte passo a passo para fazer um aromatizador de ambientes para sua casa:

      Primeiro coloque o álcool de cereal no vidro;
      Acrescente o óleo essencial;
      Coloque a água destilada;
      Feche o vidro e misture com suavidade;
      Deixe a mistura descansando por três dias;
      Abra o frasco, colocando as varetas para umidificar.

      Prontinho! 💙

      Agradecemos o seu contato e ficamos à disposição caso tenha alguma dúvida!
      – Equipe Archtrends Portobello

  • Djalma Dias Goncalves djalma says:

    GOSTARIA DE RECEBER AS QUANTIDADES EXATAS DE CADA MATERIAIS PARA FAZER 500 ML DE AROMATIZADORES AMBIENTES, E ALGUMAS MISTURAS DE ESSENCIAS PARA DAR UM CHEIRO SUAVE E GOSTOSO.
    AGRADEÇO ANTECIPADAMENTE,
    DJALMA DIAS GONÇALVES….

    • Portobello says:

      Olá Djalma,

      Para fazer cerca de 400ml do aromatizador, sugerimos que siga as instruções do texto:
      • 1 frasco de vidro de 200 ml
      • 100 ml de água destilada
      • 100 ml de álcool de cereal
      • 30 gotas de óleo essencial
      • Varetas de madeira (tipo palitos de espetinho)

      Para os 500ml, sugerimos que adicione proporcionalmente os itens acima.
      Continue nos acompanhando!

      Abraços,
      Equipe Archtrends

  • Norah oliveira says:

    Amei as dicas,pode ensinar fazer com a essência folhas secas? Abraço

  • Jorcelito de Oliveira says:

    Gostei muito das informações , muito bem detalhada. Parabéns.

  • Crystianne grandi says:

    Adoro cheiro de Essencia em todo ambiente.
    Gostei muito da sugestão.

  • Jacqueline H. says:

    Olá!
    Estamos em processo de plantio de várias ervas que são ideais para óleos essenciais e aromaterapia. Precisamos primeiro aprender a fazer os óleos, para em seguida, como desdobramento natural, produzirmos os aromatizantes. Vocês podem ensinar como fazer os óleos e agrega los ao sistema de aromatizantes naturais? Obrigada.

    • Portobello says:

      Olá Jacqueline!

      Tudo bem?

      Obrigada por nos acompanhar! Adoramos a sua sugestão de pauta e iremos preparar um conteúdo, com certeza!

      Abraços,
      Equipe Archtrends

  • Grace Araújo Lima says:

    Amei as dicas! Foram didáticas e esclarecedoras

  • William says:

    Excelente matéria! Adoramos!

  • Artesanato mais lucrativo says:

    Muito bom, recomendo também esse artigo: artesanatomaislucrativo.com/como-fazer-aromatizador-de-ambiente-e-ter-renda-extra/