08.01.2020
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Casa de praia: como garantir a manutenção?

 minutos de leitura
calendar-blank-line
08.01.2020
Você sabe como manter a sua casa de praia preparada para momentos de diversão e relaxamento? Confira as dicas da Portobello!
minutos de leitura

Ter uma casa de praia faz parte da cultura brasileira. Mesmo com 60% da população vivendo em cidades costeiras, muitas famílias ainda preferem morar no interior e manter um imóvel no litoral para passar as férias.

Mas como manter uma casa de praia? Como evitar que a maresia, os longos períodos sem circulação de ar apropriada ou a areia e água que trazemos nas roupas danifiquem o imóvel?

Essas são dúvidas comuns entre aqueles que decidiram investir no litoral. Se você é um deles, aí vão algumas dicas que podem ajudar a manter a sua casa de praia sempre impecável!

Como manter uma casa de praia?

Pode parecer difícil manter uma casa de praia, mas algumas dicas facilitam a manutenção (Projeto: Marcia Meccia)
Pode parecer difícil manter uma casa de praia, mas algumas dicas facilitam a manutenção (Projeto: Marcia Meccia)

Ter uma casa de praia pode ser um sonho realizado. No entanto, muitas pessoas ainda não estão familiarizadas com a rotina de cuidados, que é um pouco diferente de um imóvel no interior.

Quando compramos e decoramos uma casa de praia, precisamos pensar nos detalhes a longo prazo, já que tudo tende a se deteriorar mais rápido por causa da maresia.

Veja só:

Evite componentes metálicos

Até o metal mais forte pode ser corroído pela atmosfera salgada das cidades litorâneas.

As janelas podem ser especialmente vulneráveis, pois metais leves e relativamente macios são frequentemente usados ​​na fabricação delas.

Substitua as janelas com armações de metal por modelos de fibra de vidro. Como resultado, você poderá desfrutar de muitos anos de peças bonitas, sem necessidade de manutenção.

Se a fibra de vidro não estiver disponível, procure componentes feitos de aço inoxidável ou aço galvanizado a quente.

Evite estruturas de madeira

Armários e mobiliário interno feitos de madeira devem ser mantidos limpos e secos (Foto: Unsplash)
Armários e mobiliário interno feitos de madeira devem ser mantidos limpos e secos (Foto: Unsplash)

Sabemos como chão, portas e janelas de madeira pura são bonitos. No entanto, em uma casa de praia, não são a melhor opção.

Algumas qualidades de madeira são mais recomendáveis para os litorais, já que elas são mais resistentes à ação do tempo e aos ataques de cupim. Exemplos disso são Cumaru, Ipê e Pau-Amarelo.

No entanto, mesmo com toda resistência, a madeira precisa de tratamento especial. Sem manutenção correta e constante, ela pode apodrecer com a umidade salgada da praia.

Portanto, se você não comprou uma casa de praia para morar, dê preferência para revestimentos de cerâmica ou pedras naturais e acabamentos em fibra de vidro ou aço inoxidável.

Estruturas em madeira sem manutenção correta podem se desgastar com a umidade salgada (Projeto: Giseli Koraicho)
Estruturas em madeira sem manutenção correta podem se desgastar com a umidade salgada (Projeto: Giseli Koraicho)

Verifique portas, janelas e portões

Cidades de praia são mais úmidas e o sal do mar contribui para o surgimento de ferrugem até nos locais aparentemente secos.

Por isso, é sempre bom verificar o funcionamento das dobradiças e fechaduras das portas, além das trancas das janelas.

Troque tudo sempre que ver sinais de ferrugem e evite transtornos por falta de segurança adequada.

Deixe tudo sempre seco

Deixe sempre tudo limpo e seco ao final das férias. Assim, você evita o acúmulo de mofo e ferrugem nos objetos (Foto: Unsplash)
Deixe sempre tudo limpo e seco ao final das férias. Assim, você evita o acúmulo de mofo e ferrugem nos objetos (Foto: Unsplash)

Todos os seus pertences serão afetados pela corrosão do sal em um grau ou outro, dependendo dos materiais utilizados em sua construção. Isso inclui:

  • bicicletas e motocicletas;
  • carros, embarcações e barcos;
  • livros, artigos de couro, antiguidades e obras de arte;
  • mobiliário interno e externo;
  • decorações sazonais ao ar livre.

Itens como bicicletas e carros podem ser tratados com neutralizadores de sal. A lavagem frequente também pode ajudar a impedir o acúmulo de minerais.

Os móveis internos precisam ser limpos com frequência e a casa precisa ser bem arejada, para evitar o mofo e o apodrecimento.

Móveis de pátio, barcos e outros itens podem ser tratados com ceras apropriadas para ajudar as superfícies a resistirem aos danos causados ​​pela água e à corrosão associada. Qualquer item molhado deve ser bem seco antes de ser guardado.

As capas de lona mais justas podem ajudar a proteger veículos e outros itens contra danos ambientais.

Muitos fabricantes produzem capas para modelos específicos; portanto, verifique com uma concessionária ou um fornecedor especializado.

Instale um sistema de circulação de ar

Independentemente de morar ou não em sua casa de praia, ela precisa ser arejada e ter ar circulando constantemente.

Instalar um sistema de circulação pode ser a salvação de todos os seus pertences. O ar em constante circulação evita um possível acúmulo de umidade e, consequentemente, o mofo nas paredes e pertences.

Prefira tintas impermeabilizantes nas paredes

Sempre que possível, você deve pintar as paredes da sua casa com tintas impermeabilizantes, pois elas formam uma camada de proteção que pode evitar que o mofo se instale nos cômodos.

Troque a água da caixa d’água

Assim que chegar na sua casa de praia, abra as torneiras e deixe a água que ficou parada nos canos escoar, para que a caixa se encha com água limpa e fresca.

Enquanto isso, observe se há vazamentos nos canos ou torneiras e tente consertá-los o mais rápido possível para que a estrutura da casa não fique comprometida.

Deixe tudo limpo e embalado

Se você não mora em sua casa de praia, é bem provável que ela passe boa parte do ano fechada e os eletrodomésticos sem uso.

Para manter tudo funcionando, é importante que você sempre guarde tudo muito bem limpo e seco.

Eletrodomésticos maiores, como fogões e geladeiras, precisam ser mantidos desligados e, de preferência, com as portas abertas. A qualquer sinal de corrosão e ferrugem, é importante que você faça uma limpeza imediata no local.

Você pode utilizar capas de proteção feitas de plástico ou lona para ajudar a manter a umidade bem longe da superfície.

Eletrodomésticos menores, como liquidificadores e torradeiras, podem ser mantidos limpos e secos, desligados da tomada e fechados em sacos plásticos. Isso evita a corrosão das peças internas.

Roupas de cama podem ser embaladas em bolsas plásticas, de preferência com fechos a vácuo, para evitar que a umidade se acumule e o mofo se instale.

Organizar objetos pessoais e roupas de cama e banho em caixas organizadoras pode evitar que o mofo se acumule (Foto: Pexels)
Organizar objetos pessoais e roupas de cama e banho em caixas organizadoras pode evitar que o mofo se acumule (Foto: Pexels)

Louças, panelas e utensílios podem ser guardados limpos e secos, organizados em caixas multiuso, para evitar o acúmulo de poeira.

Evite insetos dedetizando a casa

Em casas fechadas, é normal que insetos se proliferem. Para evitar transtornos durante as férias, prefira contratar uma empresa de dedetização antes da sua viagem.

Faça uma limpeza pesada antes das férias

Deixe a casa aberta para o ar circular entre os cômodos (Projeto: Kleber Carvalho)
Deixe a casa aberta para o ar circular entre os cômodos (Projeto: Kleber Carvalho)

Sempre peça a uma diarista para fazer uma faxina antes de tirar férias na sua casa de praia.

Abrir a casa, deixar o ar circular, colocar os colchões e travesseiros no sol, lavar roupas de cama, mesa e banho, lavar os utensílios domésticos, cortar a grama, limpar a piscina…

Fazendo isso, você evita que a sua família seja exposta à poeira e aos esporos de mofo de uma casa que ficou fechada durante meses.

Manter uma casa de praia pode até parecer um pouco difícil, mas seguindo as nossas dicas, você vai ficar mais tranquilo com a sua propriedade e evitar imprevistos.

Manter tudo limpo e seco, ter cômodos bem arejados e buscar meios de proteger os seus pertences são boas ideias. No entanto, sempre que possível, peça a uma diarista para limpar e arejar o imóvel.

Agora que você já sabe como manter a sua casa de praia sempre impecável, que tal conferir as nossas dicas para fazer uma reforma para o final do ano? Tenha uma casa muito mais bonita e aconchegante!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Casa de praia: como garantir a manutenção?...

Casa de praia: como garantir a manutenção?

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies