24.11.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Verde e tons quentes da madeira e dos tjolinhos Portobello elevaram o clima de aconchego e rusticidade (Foto: Márcio Fagundes)

Casa de fazenda contemporânea

 minutos de leitura
calendar-blank-line
24.11.2021
Projeto de revitalização, com novos revestimentos, cores e texturas, é assinado pela arquiteta Lara Gusmão, de Vitória da Conquista (BA). Lugar manteve sua planta original, mas ganhou ampliação com um moderno prédio integrado.
minutos de leitura

Já existia uma casa antiga na Fazenda São Bernardo, pertencente a uma tradicional família de Vitória da Conquista (BA). Só que ela não atendia mais às necessidades atuais dos moradores. Então a equipe da arquiteta Lara Gusmão criou um lindo projeto de revitalização da sede, mantendo algumas características originais da planta e do décor, como as esquadrias de madeira maciça, telha colonial e o avarandado.

Azul de Barlavento trouxe mais cores da natureza para a fazenda (Foto: Márcio Fagundes)

Ao lado da casa, a arquiteta desenvolveu um prédio anexo para suprir outros desejos da família, como a criação de uma grande área gourmet e suítes, que ficam no pavimento superior. Entre o módulo da casa e o novo anexo foi construído um spa aberto, com piscina (revestida com Barlavento Caribbean, da Portobello), abraçado por um grande pergolado que conecta os dois módulos.

Pilares triangulares com tijolinhos Portobello na entrada da casa contribuíram para um design moderno e rústico (Foto: Márcio Fagundes)

“Trouxemos uma integração de forma física e sutil, é como se você saísse do que existia, atravessasse um túnel até chegar ao módulo novo. Nessa passagem, a vista é espetacular, com um jardim interno e muito verde da natureza que já circunda naturalmente todo o local”, conta Lara.

Pergolado é a ponte de integração entre os dois módulos da casa de fazenda (Foto: Márcio Fagundes)

A escolha dos revestimentos foi um dos artifícios que a arquiteta encontrou para que atendesse justamente essa integração. “Foi um pano de fundo que contribuiu com a proposta do projeto que liga as duas construções. Todos os revestimentos da casa foram trocados por porcelanatos Portobello”, ressalta a arquiteta.

Intervir sem danificar a área já construída há bastante tempo foi o maior desafio, segundo ela. “Além disso, trazer uma contemporaneidade para uma casa que tem uma janelinha antiga de 60×80 cm na sala, e harmonizá-la a um novo anexo completamente contemporâneo, também foi bastante desafiador”, completa.

Arquiteta Lara Gusmão manteve a orginalidade da casa, como as pequenas janelas de madeira (Foto: Márcio Fagundes)

Ela também conta sobre o desafio de levar um grande cabeamento de internet para a fazenda. “Tivemos que apostar em uma tecnologia com alta velocidade para atender ao sistema de automação das cortinas, televisões, ar-condicionados, aquecimento de banheiro e hidromassagem”, comenta Lara.

Soluções sustentáveis não ficaram de fora do projeto. Para atender ao grande porte da fazenda, uma enorme estrutura de placas solares foi instalada. De acordo com a arquiteta, como o clima da região é muito frio, mesmo sendo no Nordeste, o projeto também contemplou espaços pensados no acolhimento, como o uso de materiais naturais. 

Os revestimentos que são produzidos de forma sustentável na fábrica Portobello foram outras escolhas amigas do meio ambiente. O tijolinho rústico Woodstock Blend foi usado nas fachadas da casa e do novo prédio, incluindo pilares de apoio do telhado com efeito chanfrado e triangular, um dos grandes destaques visuais na entrada da casa. Já o Yass Nude foi aplicado em todos os pisos internos dos dois módulos: nas salas, varandas, área gourmet, quartos e banheiros. Na parede da cozinha, a arquiteta elegeu os tijolos contemporâneos Liverpool.

Arquiteta Lara Gusmão

A baiana Lara Gusmão é formada em Arquitetura e Urbanismo em Salvador, na UFBA. Mas montou um escritório que leva o seu nome na sua terra natal, Vitória da Conquista, a quinta maior cidade do Nordeste. Como acontece na vida da maioria dos profissionais da área, desde criança Lara sempre soube que seria arquiteta. “Tenho paixão pelo meu trabalho, afinal possuo a criatividade aguçada desde sempre. Eu busco nos meus projetos a personalização, imprimindo meu estilo, experiências e visões. No entanto, direciono meus clientes para o melhor caminho estético e funcional”, afirma. 

A casa de fazenda é um projeto inspirador, não é mesmo? Continue acompanhando mais trabalhos da arquiteta Lara Gusmão aqui no Archtrends!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Casa de fazenda contemporânea...

Casa de fazenda contemporânea

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Millena Ramos
Colunista
Jornalista

Jornalista colaboradora do Archtrends, formada pela UFAL. Pós-graduada em Língua Portuguesa pela Academia Alagoana...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies