Menu
Projetos e Obras
Busca

Conteúdo Matérias

Casa de campo: construindo um ambiente aconchegante e convidativo

28/03/2018

A vida em grandes cidades costuma ser bastante cansativa e algumas pessoas preferem investir em uma casa com mais contato com a natureza. Assim, é possível escapar de toda a confusão e relaxar. Conheça neste post algumas estratégias!

projeto de uma casa de campo deve ser focado na praticidade e no conforto de quem for usufruir do lugar. Além disso, é importante pensar em medidas sustentáveis para preservar o ambiente ao redor e, consequentemente, manter o estilo de vida mais próximo da natureza.

Se você tem um projeto como este em mãos, fique atento. Neste post, vamos dar algumas dicas para planejar um refúgio convidativo para o seu cliente.

Continue lendo e saiba o que fazer quando o assunto é planejar uma casa de campo!

Trabalhe com elementos de decoração aconchegantes

Quem vai usar uma casa de campo tem o objetivo de relaxar em um ambiente acolhedor. A decoração e o projeto, propriamente ditos, devem colaborar com esse clima de repouso que o campo proporciona.

Sofás confortáveis

Sofás e poltronas confortáveis são o primeiro passo para as áreas de convivência e espaços externos. Esses elementos podem trazer um ar rústico se forem feitos de couro envelhecido e madeira. Cobrir essas peças com mantas e cobertores deixa tudo ainda mais aconchegante e é um ótimo recurso para as casas de campo que ficam em cidades frias.

Lareiras

No quesito frio, o melhor a se fazer é ter uma lareira que, além de trazer um clima rústico e interiorano, cria um ambiente perfeito para reunir a família e os amigos.

As residências que não têm um espaço definido para a lareira feita de alvenaria podem contar com um modelo elétrico, fácil de instalar em qualquer lugar. É uma saída também para quem busca um visual mais minimalista e moderno para a casa de campo. Confira opções de revestimentos para lareira!

Mesas grandes

Mesas que comportam um grande número de pessoas são indispensáveis quando se trata de um local para a família. Uma boa cozinha, com dimensões maiores, é interessante para quem gosta de preparar refeições e reunir os amigos e familiares. Deve ser um lugar com vários assentos, pensado para receber muitas pessoas. Isso cria um ambiente espaçoso e confortável.

Utilize elementos rústicos na decoração

Quando pensamos em uma casa de campo, o que vem ao imaginário é sempre um lugar longe da cidade e com decoração rústica, não é mesmo? Essa imagem pode ser concretizada com objetos que vão desde vasos de plantas feitos de barro até móveis antigos e confortáveis.

Cores

Cores quentes (como marrom ou amarelo) e a estética da madeira e das pedras dão um ar rústico que lembra uma casa mais tradicional. Paredes de tijolos aparentes também geram um ambiente bonito e combinam com o estilo campesino.

Para casas modernas, vale apostar em tons de ferro envelhecido ou cimento queimado, que são parte do universo rústico sem fazer uma referência direta. Os elementos campestres ficam ótimos quando combinados com outros mais modernos, criando contraposições interessantes e equilibrando a estética.

Objetos de madeira e de couro podem ser usados junto a paredes de vidro, janelas bem grandes e detalhes em metal. O contraste impede que o ambiente fique pesado e monocromático.

Plantas

O uso de plantas dentro de casa e a integração da construção com o ambiente ao redor também têm tudo a ver com a atmosfera aconchegante do campo. O contato com a natureza é comprovadamente relaxante e ajuda a trazer a tranquilidade que esse tipo de construção precisa. Vasos de cerâmica na cor original dão um aspecto natural e podem enfeitar varandas e áreas externas.

Outras opções interessantes para usar as plantas são os jardins verticais ou telhados verdes. Os telhados verdes podem abrigar uma pequena área de convivência ou uma mesa para refeições. Já as paredes com trepadeiras compõem um visual muito bonito na decoração da casa.

Se o projeto for em regiões mais frias, a aposta certeira são os jardins de inverno, que decoram e trazem um pouco da vivência de natureza para dentro de casa.

Móveis

Sempre tenha atenção para os móveis mais pesados, feitos em madeira e couro. Apesar de esses materiais fazerem parte do universo bucólico, é importante pensar em formas sustentáveis de usá-los.

Hoje, muitos móveis de courinho substituem o material original com o mesmo conforto e estética. As peças de madeira de reflorestamento ocupam o lugar das que são feitas com madeira de lei. Procurar esses materiais demonstra uma preocupação com o meio ambiente, e essa mentalidade é fundamental para quem quer morar no campo e preservar esse estilo de vida.

Elementos naturais e sustentáveis

Esses itens são imprescindíveis para dar o ar de casa de campo inserida na natureza e distante da cidade. Jardins verticais, jardins de inverno ou as opções plantadas no quintal de casa criam um ambiente mais aconchegante em contato com a natureza.

Iniciativas sustentáveis ajudam a preservar o estilo de vida no campo e a viver em harmonia com os arredores.

Foque no conforto dos moradores em primeiro lugar

Focar no conforto é primordial em todos os casos. Mas, em se tratando de uma casa de campo, esse fator é ainda mais importante. O local deve ser pensado para dar o mínimo de trabalho possível, ao mesmo tempo em que proporciona uma experiência relaxante aos moradores.

A ênfase no bem-estar aparece na preocupação com móveis aconchegantes e espaço para o lazer. Além disso, o conforto visual de ter uma casa clara e arejada ajuda a descansar e realmente curtir o lugar.

Utilize revestimento que reproduz madeira e pedras

Os porcelanatos que reproduzem materiais como madeira e pedra são boas opções para criar um ambiente com características mais rústicas sem deixar de lado a praticidade do revestimento.

Como eles são fáceis de limpar, podem substituir pisos de madeira que precisam de um cuidado maior na hora da instalação e da manutenção — além de serem uma alternativa mais em conta do que as pedras.

E então, gostou das nossas dicas? Agora que você já está preparado para construir e decorar uma casa de campo, compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais!

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *