23.10.2020
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Como é a casa de um arquiteto?

 minutos de leitura
calendar-blank-line
23.10.2020
Ela sempre prima por personalidade.
minutos de leitura

Por trás do profissional arquiteto sempre tem uma pessoa e, por mais incrível que possa parecer, também temos dúvidas sobre como montar a nossa casa. Esta afirmação pode causar espanto, mas vou começar levantando uma defesa irrevogável: somos humanos, não semi-deuses no Olimpo da construção civil. Fomos treinados a ouvir o outro, a ajudar a organizar os anseios do outro e, no final do processo, realizar os planos do outro. Mas quando precisamos colocar num projeto as coisas que são importantes para nós e para nossa família o processo é diferente do dia a dia do escritório. Nosso vasto conhecimento e amplo acesso a produtos e técnicas do campo de atuação, inerentes da profissão, nos fazem entrar num processo de escolha e renúncia sobre o que usar e como fazer.

Jantar
Aparador com detalhes decorativos 
Lavabo
O charme do lavabo com painel ilustrativo de folhagens

Nossas casas também precisam ser dotadas de tudo aquilo que afirmamos aos nossos clientes: estética, praticidade, design, ergonomia, tecnologia e conforto. Parece simples e frio, mas um projeto precisa trafegar pela razão pois sempre teremos que resolver a equação do custo / benefício; e eu, particularmente, não concordo com a frase clichê de que o arquiteto “realiza sonhos”. Acredito numa metodologia que nos posiciona mais perto de ser uma “ferramenta” que auxilia e conduz um processo para os clientes realizarem os seus sonhos. Sendo assim basta fazer uma lista de definições? Não, infelizmente não. Vou dar um exemplo para explicar meu raciocínio: a escolha do piso será o tema. Eu já fiz lindas casas com piso de madeira natural, um charme incrível, réguas de comprimento variado davam uma sutil modernidade a um produto clássico mas, já fiz outras tantas casas maravilhosas com piso em porcelanato polido que traduz modernidade ou elegância (depende da estampa), em grandes formatos que além da estética imprimem uma praticidade inigualável aos usuários. E agora? Qual eu (arquiteto) vou colocar na minha casa?

Bom, sendo assim, agora vou dividir com todos o que para mim é importante num lar, seja casa ou apartamento. Por ser uma pessoa prática, minha casa não pode ter mitos e tampouco soluções óbvias (não que elas também não estejam por lá). Eu preciso de espaço! Não só metros quadrados, mas de circulação e que permitam cada ambiente ter o melhor aproveitamento. Ao escrever isto lembrei que um cliente certa vez me disse que queria um quarto de casal grande e que ao redor de sua cama precisaria ter 1 metro livre nos três lados pois ele sempre teve quartos apertados e aquilo o incomodava profundamente (eu já me contentaria com 80 centímetros – risos).

Suíte
Parede com boiserie fez a diferença nesta suíte moderna e aconchegante

Eu gosto de banheiro bem montado! Além do tamanho e organização dos equipamentos, ele precisa ter iluminação e ventilação natural, como também é imprescindível ser plenamente revestido com cerâmica em tons neutros e texturas naturais. Sua instalação hidráulica deve ser perfeita e com vazão que permita um ótimo banho. Não faço questão de banheira, mas sou fã de coluna de banho, cheia de duchas de massagem. Eu valorizo armazenamento planejado!

Banheiro revestido com cerâmica em tons neutros e texturas naturais
Bancada Officina Portobello
Bancada contemporânea para banheiro com Oro Bianco, produzida pela Officina Portobello
Na cozinha, uma proposta sofisticada e funcional com a mesa La Tavola (Projeto: Portobello S.A.)

Cada coisa deve ter seu lugar, é um princípio que sempre utilizo em projetos. Pode parecer tortura para alguns, mas não consigo guardar roupa de cama e toalhas de banho junto das roupas, para tanto sempre projeto uma rouparia para minha casa. Outros ambientes como armários de cozinha e roupeiros precisam promover o melhor uso possível, precisam ser pensados e muito bem divididos. Eu preciso ter controle efetivo da tecnologia! Acredito que certos itens são muito práticos, como a automação da iluminação e de persianas e cortinas pois facilitam o funcionamento e regulagem destes itens. Já na parte da climatização e segurança me permito fazer mais investimento pois para mim são essenciais. Eu preciso dormir bem! Para isso o colchão precisa ser muito bom, não adianta comprar qualquer um. Sempre lembro de quantas horas do dia que utilizo o item, e isso faz toda a diferença. Eu adoro cozinhar! Quem me conhece sabe que, modéstia à parte, eu me viro bem pilotando o forno e o fogão portanto eu gosto de bancadas livres, utensílios bem posicionados e uma quantidade considerável de armários de louça pois além de comer bem, também gosto de enfeitar a mesa. Eu amo design! Não só por ser profissional da área, mas é uma questão de gosto pessoal. Minha casa precisa ter móveis, arte, decoração, vegetação e meus preciosos animais de estimação (Lola, Nina e Mumu). São aqueles pequenos mimos que fazem bem aos olhos e enchem a casa e a vida de alegria.

…somos humanos, não semi-deuses no Olimpo da construção civil.”

Lola, Nina e Mumu
Mais alegria em casa com a presença dos pets

 


Foto de destaque: Cozinha com bancada livre, utensílios bem posicionados e uma quantidade considerável de armários de louça

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Como é a casa de um arquiteto?...

Como é a casa de um arquiteto?

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Marcelo Minuscoli
Colunista
Colunista

Marcelo Minuscoli é graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Unisinos, atua na grande Porto...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies