04.06.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Foto: Amadalvarez

Casa Battló ganha intervenção de rosas no Dia de Sant Jordi

calendar-blank-line
04.06.2021
Sant Jordi é uma das datas comemorativas mais importantes da Catalunha, na Espanha, e com ela a Casa Battló entrou nessa festividade também. Confira!
minutos de leitura

A Casa Battló é um dos pontos turísticos mais importantes da cidade de Barcelona. Projetada por Gaudí, hoje está entre os patrimônios mundiais considerados pela UNESCO. O Dia de Sant Jordi ganhou ainda mais destaque por ver sua fachada vestida de rosas, surpreendendo e atraindo moradores e visitantes da cidade. 

Casa Battió
A Casa Battló ganha intervenção de rosas em sua fachada para celebrar o dia especial de Sant Jordi na Catalunha (Foto: Bárbara Cassou)

O Dia de Sant Jordi se celebra dia 23 de abril. Especialmente em algumas regiões e cidades da Espanha é um data muito importante já que se deu pela comemoração da morte de um soldado perseguido, no ano de 303, o Jordi (ou Jorge, em português). Essa celebração é muito parecida com o Dia dos Namorados no Brasil, as pessoas saem pelas ruas para celebrar o amor e trocam presentes entre si.  

Especificamente na Catalunha, no Dia de San Jordi, que em catalão se fala "Diada de Sant Jordi", a tradição é trocar rosas e livros entre casais, pessoas queridas e familiares. O costume começou no século XV, onde o homem presenteava uma rosa à mulher e a mulher presenteava um livro ao homem. E até hoje essa tradição se mantém viva entre as pessoas. Algumas vezes essa data coincidia com a Feira das Rosas que antigamente fazia-se presente na cidade de Barcelona. 

Casa battió
Detalhe das rosas sobrepostas nas sacadas e curvas pitorescas da Casa Battló, um projeto de Antoni Gaudí em Barcelona (Foto: Bárbara Cassou)

Ainda hoje esta tradição é muito celebrada pelas cidades nos dias atuais. A rosa que simboliza a paixão está presente por todos os lados. E neste dia especial, até mesmo Casa Battló, ícone da arquitetura de Gaudí, ganhou uma intervenção de rosas na sua fachada. Um mar de flores foi aplicado nas sacadas e curvas pitorescas do edifício projetado por Antoni Gaudí, deixando-o ainda mais colorido e festivo. A intervenção durou somente uma semana para celebrar esta data especial e depois já foi removida. 

Atualmente, o costume de presentear livros também se mantém vivo e nesta mesma data também foi declarada como Dia do Livro na Catalunha. As livrarias ganham muitos clientes e ficam cheias o dia todo, fazendo fila para entrar. Lojas, barracas e feiras itinerantes são montadas por toda a cidade, no meio de parques, fechando ruas principais ou até mesmo no subsolo do metrô é possível encontrar mesinhas com pessoas vendendo livros. 

Casa Battió
Feiras, barracas e mesas que vendem livros e rosas tomam conta da cidade, fechando as ruas principais, presentes nos parques e até mesmo dentro dos metrôs (Foto: Bárbara Cassou)

A cidade transforma-se totalmente: muitas pessoas caminhando pelas ruas, casais, famílias, quase todas com livros e flores nas mãos. Normalmente também realizam-se atividades em bibliotecas e shows pelas ruas, que fazem parte da agenda cultural das cidades.

Apesar da grande celebração, o Dia de Sant Jordi não é um feriado, em sim um dia laboral qualquer, porém com muita animação, amor e leitura. Uma tradição que ainda se mantém viva e relevante depois de séculos na Catalunha. 

Continue nos acompanhando. Leia também: Os mistérios da arquitetura de Gaudí em Barcelona

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Casa Battló ganha intervenção de rosas no ...

Casa Battló ganha intervenção de rosas no Dia de Sant Jordi

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bárbara Cassou
Colunista
Correspondente internacional

Bárbara Cassou, correspondente internacional Portobello em Barcelona Arquiteta e designer, mestre em Retail Design...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies