18.05.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Mobiliário e revestimento em tons de azul ajudam a levar aconchego para os espaços (Projeto: Paola Navone)

Paola Navone mergulha no mediterrâneo para criar Casa Azul

 minutos de leitura
calendar-blank-line
18.05.2022
Casa Azul (Blue Home, em inglês) é o conceito do projeto da designer italiana feito especialmente para a Mostra Portobello UNLTD Dreams
minutos de leitura

Blue Home (ou Casa Azul) é o projeto da arquiteta e designer italiana Paola Navone para a Mostra Portobello UNLTD Dreams. Sua 3ª edição traz maquetes de arquitetura assinadas por oito personalidades criativas.

Nesse contexto, a Casa Azul surge da proposta de criar uma residência alegre e leve, destinada aos fins de semana. Isso se traduz nas características do projeto. Por exemplo, o fato das áreas externas e internas se conectarem nessa espécie de “casa aquário”.

Além disso, há o uso do azul, cor favorita de Paola Navone, que remete ao Mar Mediterrâneo e sua sensação de relaxamento. Ela aparece tanto nos revestimentos quanto no mobiliário que a italiana desenvolveu exclusivamente para o projeto.

Na Casa Azul, a criatividade, alinhada ao quê de simplicidade e imperfeição, típicas de Paola Navone, aparecem claramente. Um projeto marcante, que gera afinidade entre as pessoas e as coisas, que nesse caso tendem a ser tingidas por infinitos tons de azul.

Nas linhas a seguir, conheça mais sobre a Casa Azul e mergulhe nesse projeto de Paola Navone para a Mostra UNLTD Dreams.

Casa Azul mistura elementos surpreendentes de forma amistosa

Maquete da Casa Azul ajuda a entender o conceito do projeto (Projeto: Paola Navone)

Paola Navone é uma profissional completa. É arquiteta, designer de interiores e de produtos, além de diretora de arte. Suas exposições e eventos estão por todo o mundo. 

Além disso, seu trabalho já lhe rendeu importantes prêmios, como o Osaka International Design Award.

Na Mostra UNLTD Dreams, ela traz toda a sua bagagem internacional e italiana do mundo do design para a Portobello. O projeto foi desenvolvido diretamente de Milão, na Itália, com frequentes trocas com o time da Portobello aqui no Brasil.

O resultado é a Casa Azul (Blue Home), que traz em destaque a sua cor favorita. Ela revela ainda traços importantes da sua personalidade: é direta, sonhadora e eclética.

Casa Azul conecta ambientes internos e externos

Jardim interno conecta os ambientes, mas também ajuda a definir os espaços da Casa Azul (Projeto: Paola Navone)

Podemos dizer que a Casa Azul é uma espécie de aquário. Cercada por vidros, ela permite a entrada de luz e a conexão entre os ambientes internos e externos.

Assim, apresenta a leveza e o aconchego que pede uma casa de fim de semana. Também por essa proposta de um ambiente menos urbano e mais voltado para o descanso, Paola Navone teve mais liberdade para criar.

Daí surgiu o ponto mais forte desse projeto: o jardim interno. Ele fica bem no meio da Casa Azul e os ambientes se desenvolvem ao seu redor.

Ou seja, a Casa Azul tem ambientes integrados, mas há uma separação pela volumetria do espaço, criada justamente pelo jardim. Ainda assim, o espaço é fluido e pode ser vivido facilmente. Afinal, funciona como um anfitrião que convida para a conversa.

O jardim recebe a superfície minimalista do revestimento Ms. Barcelona Cristal e dita o ritmo que faz desenvolver os ambientes da casa. Afinal, pode parecer simplista, mas é ao mesmo tempo sofisticado e elaborado. Tal como o conceito de “menos é mais” de Mies van der Rohe.

Estampas e desenhos aparecem em harmonia

Diferentes revestimentos e materiais se unem em harmonia na Casa Azul (Projeto: Paola Navone)

Além da atmosfera luminosa proporcionada pelos vidros, o que contribui para o calor e o aconchego, ironicamente, é o uso do azul. Apesar de ser uma cor fria, proporciona um mergulho relaxante e hipnótico pela paisagem do mar Mediterrâneo.

E essa relação com o mar e a natureza gera acolhimento e relaxamento, ideais para uma casa de fim de semana.

A tonalidade aparece em estampas e desenhos. Tudo se combina de forma surpreendente, formando um contraste inesperado com diferentes produtos da Portobello.

Um exemplo é Bonbon White, revestimento que cria um mosaico único em todo o piso da Casa Azul. Sua forma irregular em tom pastel traz um ar clássico, sofisticado e ao mesmo tempo arrojado.

O produto é uma cocriação de Paola Navone com a Portobello e não poderia ficar de fora da Casa Azul. Afinal, é uma reinterpretação dos revestimentos de parede atemporais da designer.

Vedononvedo, também assinado por Paola Navone, cobre as divisórias laterais. Assim, traz um significado diferente para o espelho. Isso acontece por meio da inserção de elementos abstratos na superfície.

Dessa maneira, faz dialogar a luz e o material, refletindo o novo e o inusitado, algo que jamais será visto da mesma forma.

Revestimentos da linha Shibori aparecem em diferentes ambientes da Casa Azul (Projeto: Paola Navone)

Paola Navone também usou toda a linha Shibori na Casa Azul, permitindo conhecer bem o produto e suas possíveis aplicações. As peças são mais uma cocriação da arquiteta com a Portobello. Elas reproduzem a técnica manual japonesa de tingimento de tecidos.

O resultado são padronagens inesperadas e exclusivas, que na Casa Azul formam painéis inteiros que levam cor e aconchego para os ambientes.

Inclusive, esse aspecto da casa revela um traço importante dos projetos de Paola Navone: a mistura de cores e sabores do ocidente e do oriente.

Mobiliário da Casa Azul é mais uma criação da Paola Navone

Com mobiliário desenvolvido por Paola Navone, Casa Azul conta com bancadas em produtos da Portobello
(Projeto: Paola Navone)

Além de idealizar um espaço inspirador e superacolhedor, Paola Navone ainda desenvolveu o mobiliário da Casa Azul. Assim, tudo conversa perfeitamente para criar uma atmosfera fluida e aconchegante.

Nas bancadas, aparece toda a versatilidade dos produtos da Portobello. Afinal, a italiana usou Bianco di Lucca e Oh!Take Mountain para formar superfícies elegantes e que se integram perfeitamente ao restante da decoração.

Da linha Timeless, Bianco di Lucca imprime a atemporalidade do mármore. Já Oh!Take Mountain é uma cocriação da Portobello com o mestre da arquitetura Ruy Ohtake. Ele reproduz concreto, com a simplicidade e a elegância que Ohtake sempre apreciou.

Além da Casa Azul de Paola Navone, a Mostra UNLTD Dreams reúne projetos de outros sete grandes profissionais.

Carlos Carvalho, Gabriela de Matos, Mila Strauss, Alex Atala, Mariana Maran, Rodrigo Ohtake e Martin Corullon também têm projetos incríveis para serem apreciados e estimular a inspiração. Conheça todos eles! Acesse o site da 3ª edição da Mostra UNLTD Dreams.

Imagem de Destaque: Mobiliário e revestimento em tons de azul ajudam a levar aconchego para os espaços (Projeto: Paola Navone)

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Paola Navone mergulha no mediterrâneo para c...

Paola Navone mergulha no mediterrâneo para criar Casa Azul

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies