20.07.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Edifício Louveira, pérola da arquitetura de Artigas, vizinho da casa abandonada
Edifício Louveira, pérola da arquitetura de Artigas, vizinho da casa abandonada em Higienópolis (Foto: André Scarpa)

A Casa Abandonada

 minutos de leitura
calendar-blank-line
20.07.2022
O arquiteto Marcelo Barbosa escreve sobre o fenômeno do podcast A Mulher da Casa Abandonada e a arquitetura e o urbanismo do bairro paulistano de Higienópolis
minutos de leitura

Ouço muitos podcasts, afinal produzimos um, o Betoneira, sobre arquitetura e cidades. Neste momento estou seguindo o excelente podcast true crime A Mulher da Casa Abandonada, escrito por Chico Felitti e produzido pelo jornal A Folha de São Paulo. 

Para ouvir o artigo completo, clique no play abaixo:

A trama conta, em linha gerais, a história de um casal brasileiro que manteve uma mulher trabalhando para eles nos Estados Unidos em condições de trabalho análogo à escravidão por anos. 

Como pano de fundo do podcast, um casarão abandonado encalacrado entre dois edifícios, sendo um deles uma joia da arquitetura moderna, o edifício Louveira, projetado em 1946 pelos arquitetos Vilanova Artigas e Carlos Castaldi, tombado pelo Condephaat em 1992. 

Edifício Louveira
Edifício Louveira, arquitetura de João Batista Vilanova Artigas e Carlos Cascaldi, de 1946 (Foto: André Scarpa)

E como campo ampliado da novela, o bairro de Higienópolis, tradicional reduto da aristocracia de São Paulo. O bairro planejado foi lançado em 1895 pelos empresários Martinho Buchard e Victor Nothmann, recebendo os palacetes da aristocracia do café. 

Em 1930 inicia-se a verticalização do bairro, ganhando impulso em 1950 com a gradativa substituição dos palacetes ecléticos por edifícios imponentes projetados por importantes arquitetos imigrantes da Europa do pós-guerra, como os poloneses Lucjan Korngold e Victor Reif, o italiano Giancarlo Palanti, o alemão Adolf Franz Heep, além de brilhantes arquitetos brasileiros que representavam o movimento moderno no Brasil, como Rino Levi, Vilanova Artigas, Artacho Jurado, João Kon, Pedro Paulo de Mello Saraiva, Abrahão Sanovicz, entre outros.

Edifício Louveira
Edifício Lausanne, do arquiteto Adolf Franz Heep, de 1958 (Foto: André Scarpa)

Apesar de toda esta história de riqueza e aristocracia, o bairro de Higienópolis vê a ascensão de uma classe média alta, por vezes racista e elitista. Não faz muito tempo que este mesmo bairro rejeitou uma estação de metrô, bem-vinda em qualquer lugar do mundo – inclusive nos países visitados (e desejados) por esta mesma classe média alta – por trazer à suas calçadas, em seu imaginário discriminatório, gente “diferenciada”. 

E é neste território complexo que encontramos a tal casa abandonada, antiga residência do médico paulista Dr. Geraldo Vicente de Azevedo, filho do Barão da Bocaina, onde vive atualmente a tal mulher da casa abandonada, dona Margarida ou Mari, personagem principal, incensada por vizinhos e pela mídia sensacionalista à vilã de novela. 

Ao acompanhar os capítulos do podcast, vi nas redes sociais o aumento desta histeria dos moradores e curiosos de plantão nas imediações, acampados em frente à casa, sobre árvores ou tuitando especulações da terrível história e seus desdobramentos no bairro.

Edifícios Lugano e Locarno
Edifícios Lugano e Locarno, do arquiteto Adolf Franz Heep, e 1958 (Foto: André Scarpa)

Me pergunto se esta energia de visitação ao bairro não poderia ser canalizada para visitarem os belos edifícios, marcos da arquitetura moderna paulistana. Mas o populacho prefere se aglomerar na desgraça em torno da casa abandonada, à espera do tema bombástico da próxima semana. 

Desde já, teço meus elogios ao podcast e ao seu autor. 

Como disse Nelson Rodrigues: “Quero crer que certas épocas são doentes mentais. Por exemplo: a nossa”. Atemporal.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

A Casa Abandonada...

A Casa Abandonada

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Betoneira
Colunista
Colunista

O Betoneira é um podcast que mistura um pouco de tudo para falar sobre...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies