Menu
Projetos e Obras
Busca

Conte√ļdo Mat√©rias

Carreira em arquitetura: o que o mercado espera do profissional hoje?

21/05/2018

O que significa ser um bom arquiteto hoje em dia? Neste post, você vai conferir dicas essenciais para se diferenciar em um mercado cada vez mais competitivo e ir muito além do básico rumo ao sucesso!

Os momentos finais de um curso de graduação são sempre um pouco tensos, não é mesmo? O arquiteto sai da faculdade e chega ao mercado de trabalho cheio de expectativas e medos acerca do futuro.

Um bom profissional é aquele que consegue reconhecimento a partir do seu talento e dos bons resultados entregues. Mas alcançar esse triunfo e conquistar território na carreira em arquitetura pode não parecer tão simples.

O mercado espera muito dos profissionais, e merecer a confiança dos clientes não é nada fácil, especialmente para os recém-formados ou para os que buscam uma recolocação.

Por isso, o post de hoje foi pensado para quem deseja ter sucesso na √°rea de arquitetura. Acompanhe e confira as melhores dicas!

A import√Ęncia de ir al√©m da faculdade

Sem d√ļvidas, a faculdade √© decisiva na vida de qualquer profissional. Durante o curso, toda a parte t√©cnica e conceitual √© apresentada ao estudante, expondo ensinamentos sobre representa√ß√Ķes, escolhas de materiais e compreens√£o dos espa√ßos, por exemplo.

√Č na faculdade que o futuro arquiteto tem a oportunidade de conhecer diferentes √°reas de atua√ß√£o, al√©m de construir uma ampla base de contatos.

Por√©m, o curso de gradua√ß√£o nem sempre √© capaz de ofertar todos os conhecimentos necess√°rios ao cotidiano do arquiteto. Quem abriu um neg√≥cio ou trabalha como aut√īnomo sabe que faltam informa√ß√Ķes sobre gest√£o e administra√ß√£o, al√©m da dificuldade de precificar os servi√ßos e ficar a par das quest√Ķes legais e contratuais.

Sem contar que não existem muitas referências de como fazer a obra fluir e garantir o melhor acompanhamento do projeto, nem é apresentada uma perspectiva empreendedora da carreira do arquiteto.

A boa not√≠cia √© que h√° uma infinidade de forma√ß√Ķes complementares que podem ser feitas para aperfei√ßoar tais conhecimentos. Alguns exemplos s√£o os cursos de pre√ßos, lideran√ßa e gest√£o financeira.

Inserindo o estudante no mercado, os est√°gios e pequenas experi√™ncias profissionais em empresas fazem total diferen√ßa ‚ÄĒ assim como determinados trabalhos volunt√°rios.

Realização de cursos de especialização

Al√©m das capacita√ß√Ķes para adquirir um olhar empreendedor e gerencial, os cursos da pr√≥pria √°rea tamb√©m s√£o muito importantes.

O contato direto com profissionais e com as inova√ß√Ķes da arquitetura s√£o a chave para se manter atualizado. A troca de informa√ß√Ķes e experi√™ncias pode assegurar oportunidades de emprego, parcerias e futuras indica√ß√Ķes.

As especializa√ß√Ķes trazem um conhecimento √ļnico e essencial para quem quer garantir um bom repert√≥rio, ter valor agregado ao trabalho e respaldo em qualquer atividade que for exercer.

Os cursos de especialização podem ajudar a escolher um segmento para atuar e selecionar uma área com que você tenha não só afinidade e talento, mas também oportunidades.

Os nichos de mercado que est√£o em alta hoje

Como j√° falamos, as especializa√ß√Ķes trazem op√ß√Ķes para o arquiteto e ajudam a guiar a escolha profissional.

Tornar-se especialista em algo é um dos segredos para ser bem-sucedido no mercado atual, não só no ramo de arquitetura. Ter conhecimentos cada vez mais detalhados e voltados às especificidades é o que traz valorização ao trabalho e a confiança do cliente.

Na arquitetura, vale apostar no setor de design de interiores ‚ÄĒ principalmente para projetos menores (como os dom√©sticos) e os corporativos, que precisam de ideias inovadoras em fun√ß√£o da ascens√£o de startups e espa√ßos de coworking.

As consultorias tamb√©m s√£o uma nova forma de atua√ß√£o e funcionam em todos os tipos de projetos. O objetivo √© oferecer um servi√ßo de qualidade com custo acess√≠vel, propondo pequenas solu√ß√Ķes quando n√£o h√° necessidade de uma reforma completa.

Essa demanda possibilita atender clientes de diversos ramos e, com auxílio da internet, em qualquer lugar do mundo. Geralmente, esse tipo de serviço é precificado por hora, uma excelente vantagem.

Outro nicho em alta √© formado por escrit√≥rios especializados em certos c√īmodos. √Č comum encontrar profissionais que t√™m afinidade com ambientes externosquartos de crian√ßas ou cozinhas, por exemplo. Essa dedica√ß√£o garante que o arquiteto adquira um conhecimento cada vez mais profundo e conquiste uma clientela engajada.

Por fim, o light design √© outro ramo bastante procurado e que faz sucesso. A composi√ß√£o certa da ilumina√ß√£o natural com luzes artificiais pode mudar completamente a percep√ß√£o de qualquer espa√ßo. Al√©m disso, um bom projeto garante comodidade visual e economia para o propriet√°rio.

Uma ‚Äúassinatura‚ÄĚ nos trabalhos apresentados

Para achar seu traço autoral e o seu diferencial, a primeira dica valiosa é confiar no seu talento e acreditar nos conhecimentos que você absorveu durante a faculdade. Além disso, sempre tenha em mente que experiência e repertório vêm com o tempo, à medida que for construindo sua carreira em arquitetura.

O seu gosto pessoal e as refer√™ncias que voc√™ acompanha s√£o indicativos das suas afinidades e, provavelmente, do que est√° mais confort√°vel em propor e criar. Aposte, ent√£o, em elementos e combina√ß√Ķes que tornem o seu projeto bonito e agrad√°vel.

Lembre-se de que, sem um bom briefing, n√£o h√° como garantir o alinhamento de ideias entre voc√™ e seu cliente. Ent√£o, a dica √© se dedicar para compreender suas prefer√™ncias e n√£o deixar nenhuma exig√™ncia ou prioridade de lado, propondo solu√ß√Ķes e oportunidades que v√£o al√©m das expectativas dele.

Acompanhar o decorrer da obra ou reforma e deixar essa experiência mais tranquila para o contratante também é essencial. Responsabilize-se pelas parcerias indicadas e pelo resultado, afinal, o projeto é seu.

O efeito de um bom marketing

O mercado exige que o profissional esteja sempre em evidência, e uma boa estratégia para se destacar é usar o marketing de relacionamento a seu favor.

As técnicas de interação entre o arquiteto e seus clientes trazem reconhecimento de marca e fidelização. Para implementar essa tática, você pode contar com a internet e criar blogs, mídias sociais e e-mail marketing, por exemplo.

As redes sociais servem de canal de divulga√ß√£o do seu portf√≥lio e contato. Tenha um perfil atualizado e poste imagens bonitas (e de qualidade), como fotos de inspira√ß√Ķes, novidades e tend√™ncias. Voc√™ pode mostrar curiosidades por tr√°s da obra e o cotidiano do seu trabalho. Tamb√©m vale abastecer o seu perfil no Archtrends Portobello com os projetos que voc√™ realizou ‚ÄĒ √© uma maneira de organizar o portf√≥lio e mostr√°-lo a outros profissionais e at√© potenciais clientes.

O famoso networking tamb√©m √© fundamental e faz diferen√ßa na carreira em arquitetura. Frequentar cursos, workshopseventos e feiras √© a porta de entrada para o mercado e indica as novidades no ramo, como o uso de tecnologia 3D e de realidade virtual. Os eventos podem ser a oportunidade perfeita para fechar novas parcerias com marcas e profissionais.

Curtiu o post? N√£o deixe de nos acompanhar nas redes sociais para ficar por dentro das novidades e saber mais sobre nossos produtos. Estamos no FacebookInstagram e Twitter!

Nenhum coment√°rio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *