05.05.2020
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Palestra de Carlos Ferreirinha foi a primeira do segundo dia do Arcthrends Summit 2020, que teve abertura de Pedro Andrade, editor do Archtrends (Foto: Archtrends)

Carlos Ferreirinha: um panorama sobre o mercado de luxo

 minutos de leitura
calendar-blank-line
05.05.2020
Confira os maiores insights que Carlos Ferreirinha, maior especialista em mercado de luxo no Brasil, trouxe ao Archtrends Summit 2020 sobre o futuro do setor!
minutos de leitura

"Profundidade sem moderação". Com essa afirmativa, Carlos Ferreirinha, o maior profissional do mercado de luxo no Brasil, mostra o ritmo que o setor deve ter. A expressão de um dos grandes nomes que esteve na última edição do Archtrends Summit mostra o que vale para muito além de 2020. E você deve saber o porquê.

O megaevento de conteúdo especializado em arquitetura e decoração, realizado pela Portobello, trouxe, entre outras palestras, a do consultor em mercado de luxo. Ferreirinha deu um verdadeiro show panorâmico sobre técnicas e essência na gestão de negócios de alto padrão.

Agora, você vai saber para onde o mundo aponta que o mercado de luxo deve ir, neste artigo 100% inspirado nos maiores insights de Carlos Ferreirinha. Acompanhe!

Carlos Ferreirinha: o especialista em mercado de luxo

Carlos Ferreirinha, palestra sobre mercado de luxo no Archtrends Summit 2020
Experiências em cargos C-Level trouxeram ao portfólio de Ferreirinha muito repertório para suas palestras (Foto: Archtrends)

CEO da Louis Vuitton do Brasil e diretor sênior da América Latina por sete anos; diretor do Programa Gestão do Luxo da FAAP/SP, o primeiro MBA em Gestão do Luxo das Américas; e sócio da Bento Store, que recriou o conceito de marmitas.

Com essa bagagem, Carlos Ferreirinha é um ícone do setor. O que o faz ser, assim como o próprio mercado em que atua, exclusivo e altamente disputado para projetos.

À frente da MCF Consultoria, Carlos Ferreirinha movimenta boa parte do mercado de luxo no Brasil, seja em qual segmento for. Moda, finanças, imobiliário, arquitetura e design de interiores. Em todos, ele presta sua consultoria focada em dar parâmetros que alavanquem e elevem os negócios de alto padrão.

E quando o profissional diz "luxo", ele não quer se referir apenas ao que é de alta qualidade material, mas sim à sua essência. E Carlos Ferreirinha dá uma verdadeira aula sobre como alcançá-la.

O que é luxo, por Carlos Ferreirinha

Lastras Portobello no Archtrends Summit 2020
Lastras da nova Coleção Unlimited 2020, da Portobello, traduzem o luxo em forma de porcelanato (Foto: Archtrends)

Na etimologia, "luxo" deriva do latim lux, que significa "luz". Como representação, a luz mostra caminhos, descortina e faz brilhar. E é nessa acepção mais pura da palavra que Ferreirinha constrói seu conceito, mostrando como atingir o verdadeiro luxo em qualquer segmento.

Ele deixa evidente em suas palavras que luxo não é apenas um fim que entrega uma experiência única para as pessoas, mas sim um processo pelo qual o produto ou o serviço percorre para chegar à excelência. Portanto, o envolvimento, o estudo e o esforço contínuo em busca da melhor forma fazem parte da jornada.

O novo cenário de luxo

Carlos Ferreirinha, palestra sobre mercado de luxo no Archtrends Summit 2020
Carlos Ferreirinha palestra para o público do Archtrends Summit 2020: mais de 2000 pessoas se inspiraram com o maior consultor em mercado de luxo do Brasil (Foto: Archtrends)

Na apresentação do Archtrends Summit 2020, Carlos Ferreirinha abordou os desafios que o mercado de luxo tem diante do mundo contemporâneo. Que, também impactado pela pandemia da Covid-19, mudou para sempre.

Uma das principais questões sobre como avançar e entregar o melhor ao consumidor atual e gerar inovação no mercado é ter velocidade de mudança. De acordo com Ferreirinha, em toda a sua trajetória profissional, ele nunca presenciou tamanho ritmo de transformações no mundo.

Sua visão diante dessa nova era, que empurra para os cantos quem não se adaptar, é se atentar principalmente ao novo consumidor. Buscar relações humanas, ouvir o cliente e se relacionar com ele na linguagem que ele usa são premissas de sobrevivência no mercado de luxo.

O consumidor 4.0

Redes sociais, diversidade de gênero, quebra de formalidades, uso de tecnologias e atitudes humanas. Todos esses aspectos pautam o relacionamento com o consumidor contemporâneo.

O poder e o modo de escolha da era atual

Carlos Ferreirinha enfatiza que o novo consumidor é antenado; sabe o que quer e quando quer, cada dia mais. Seu poder de compra continua o mesmo, mas seu perfil mudou, e isso deve ser compreendido por qualquer empresa que atua com produtos ou serviços de alto padrão.

O consultor destacou durante a palestra que a compra do consumidor no mercado de luxo continua a se basear no mesmo pilar: o emocional. No lugar da necessidade, sempre impera o desejo por aquilo que é único, que tem história, apelo e que, acima disso tudo, está alinhado ao modo como ele pensa.

Carlos Ferreirinha, palestra sobre mercado de luxo no Archtrends Summit 2020
A era da conectividade mostra os caminhos que a arquitetura deve trilhar para acompanhar as necessidades e os desejos das pessoas (Foto: Archtrends)

A adoção de um enfoque mais próximo e real

Ferreirinha destaca que os padrões adotados pelo mercado de propaganda segmentado ao luxo já não valem mais. As pessoas mais ricas do mundo não são mais engravatadas; a pessoa que busca um produto de alto padrão não está necessariamente no eixo SP-RJ.

É preciso entender esse momento, compreender que o jogo mudou e como as empresas e os profissionais do setor vão continuar sendo símbolos de relevância.

É preciso conhecer nome, sobrenome, idade, onde mora, preferências de consumo, data de aniversário e tudo o mais que for necessário sobre o consumidor. Abandonar o conceito generalista e focar na personalização, voltada ao envolvimento verdadeiro com o cliente.

As exigências do novo mercado de luxo aplicadas à arquitetura e ao design de interiores

Carlos Ferreirinha deixou claro quais são os pilares nos quais o mercado de luxo como um todo deve se basear a partir de já para se manter inovador e atual.

Ou seja, se a arquitetura de luxo usa materiais nobres em projetos ousados, ela deve ir muito além desse "arroz com feijão" para ser expoente no mundo contemporâneo.

Atentar-se a sustentabilidade, acessibilidade e inclusão social

Carlos Ferreirinha, sustentabilidade como tendência do mercado de luxo
Vasos exibidos no pavilhão do Archtrends Summit 2020 mostram na prática o conceito de sustentabilidade (Foto: Archtrends)

A arquitetura e o design de interiores devem se alinhar aos padrões sustentáveis, conhecer novas formas de produzir e de colaborar para a economia da comunidade.

Projetos cada vez mais direcionados a atender a uma diversidade de pessoas, levando em conta a pluralidade, também são uma premissa no segmento de luxo.

Trabalhar com dados

Carlos Ferreirinha, dados na arquitetura
Dados garantem segurança para criar conteúdos para sites e blogs a uma audiência segmentada e são um termômetro digital de tendências de consumo (Foto: Unsplash)

"Dado é o novo petróleo". Essa foi a afirmativa de Carlos Ferreirinha durante sua apresentação no evento. A proposta é trabalhar com inteligência a favor da arquitetura, desde conhecer o consumidor a elaborar o projeto e executá-lo.

Inteligência Artificial, marketing digital, Big Data e todas as novas tecnologias disponíveis no mercado devem servir de base para a tomada de decisões em projetos.

Ter espírito colaborativo

Os projetos individuais agora dão espaço às collabs. Assim, a arquitetura deve explorar a soma de forças para trazer inovações para um mercado cada vez mais competitivo.

Nesse contexto, Carlos Ferreirinha cita como exemplo a parceria entre a Portobello com o designer de joias Antonio Bernardo, também presente no Archtrends Summit 2020.

A parceria formatou parte da linha Unlimited 2020, como a nova coleção Atmosfera, alinhada ao que o mercado de luxo exige hoje.

Criar espaços pensados no compartilhamento

Uma característica muito evidente da atualidade são os espaços formatados para atender de maneira democrática e segura às pessoas. Conceitos como acessibilidade, diversidade de gênero e inclusão social também são exigências básicas nesse tipo de projeto.

Valorizar o vintage e a nostalgia

Carlos Ferreirinha, a tendência do vintage no mercado de luxo
Estilo vintage pode ser aplicado com peças que traduzem tecnologias e designs de épocas passadas (Foto: Unsplash)

O ar cool do vintage, enraizado na cultura second hand, também é um expoente da arquitetura e do design de interiores de luxo. Carlos Ferreirinha reforça que o mercado de segunda mão remete ao espírito do nostálgico, trabalhando memórias e emoções.

Ter foco na essência humana

Lugares e projetos devem conversar com a essência das pessoas, indo ao encontro do íntimo e original. Solidificar vontades e sonhos por meio de obras que entreguem alta qualidade e propósito é fundamental.

Nessa linha, a arquitetura sensorial, os materiais e formatos orgânicos, o design thinking e o uso de novas tecnologias em construção devem ser empregados sem moderação.

O mundo já estava ditando essas tendências para o mercado de luxo, mesmo antes do impacto da pandemia do novo coronavírus. E com a crise, muitas delas foram aceleradas, impondo mudanças quase que imediatas.

Diante desse contexto mundial, Carlos Ferreirinha finalizou sua apresentação no Archtrends Summit 2020 com um norte sobre atitude profissional e pessoal. "É preciso, como nunca, ser genuinamente capaz de fazer um trabalho com absoluta precisão, vontade e entrega". E essa premissa se expande a qualquer negócio que atua no mercado de luxo, da arquitetura e do design de interiores a todos os outros.

Assista aqui à palestra completa de Carlos Ferreirinha no Archtrends Summit 2020!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Carlos Ferreirinha: um panorama sobre o merca...

Carlos Ferreirinha: um panorama sobre o mercado de luxo

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies