23.05.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Utopia: Carlos Carvalho cria sonho para se sonhar acordado

 minutos de leitura
calendar-blank-line
23.05.2022
Arquiteto Carlos Carvalho batizou de Utopia seu projeto de maquete onde o lúdico e a imaginação encontram total liberdade para ocupar espaços; conheça
minutos de leitura

A ideia de casa tradicional passa longe de Utopia, criação do arquiteto Carlos Carvalho. Ele resolveu abrir mão do convencional para trabalhar com revestimentos e volumes que criam um efeito lúdico.

Seu projeto de maquete foi desenvolvido especialmente para a terceira edição da Mostra Portobello, UNLTD Dreams, que contou com essa e outras maquetes realistas de universos em expansão.

Todas foram feitas para representar locais de 12x12 m, o único direcionamento da Portobello para oito profissionais criativos. A partir disso, eles tiveram liberdade para elaborar o que quisessem.

No caso de Carlos, a maquete representa uma área externa onde os sonhos se concretizam por meio da disposição dos espaços, das formas e dos detalhes.

Ficou curioso para saber mais? Então, continue a leitura!

Sonhar acordado também é contemplar

Carlos Carvalho, Utopia, maquete
Maquete vista de perto na Mostra UNLTD Dreams (Projeto da maquete: Carlos Carvalho)

Conhecido por assinar projetos de interiores, Carlos Carvalho decidiu explorar outro mundo ao criar uma maquete de área externa para a mostra de 2022.

Como o nome sugere, Utopia representa um lugar onde é possível sonhar acordado, parar no tempo e sentir que a liberdade está ao alcance das mãos. 

Trata-se de um resultado que revela, acima de tudo, o espírito criativo do arquiteto.

A liberdade se mostra antes mesmo da concepção do projeto. E Carlos conseguiu transpor o conceito para os ambientes imaginados, onde a ludicidade é o que dá o norte.

Utopia é como uma caixa de brincar que convida as pessoas a explorarem a imaginação por meio de aberturas, arcos e portais por todos os lados.

Ao instigar a curiosidade, o projeto proporciona uma experiência de observação atenta, que leva o público a dar uma volta ao redor da maquete para contemplá-la, como se estivesse admirando uma obra de arte, uma performance ou apenas o silêncio.

Ausência de fachada principal

Carlos Carvalho, Utopia, fachada
A cada lado um novo universo lúdico se revela (Projeto em 3D: Carlos Carvalho)

Uma das características que chamam a atenção em Utopia é que o projeto não tem uma frente ou um lado principal, tampouco um "lado certo" para ser contemplado.

Ele se torna ainda mais interessante porque cada fachada é diferente e conta com seus próprios atributos. Ou seja, ao percorrer o entorno desta proposta de ambiente externo, nosso olhar é captado por elementos distintos.

Não são apenas as diversas aberturas que se destacam. Ao observar o projeto de cima, é possível notar que alguns espaços não têm teto.

Com isso, Carlos Carvalho mostra que dá para contemplar esse ambiente onde se sonha acordado de qualquer ângulo. E cada lado proporciona experiências e sensações diferentes.

Um deles ainda conta com uma espécie de árvore lúdica, formada por esferas sobrepostas que poderiam muito bem ter acabado de sair de um sonho.

Mescla irreverente entre concreto e mármore

Piso listrado foi feito a partir de recortes de duas cores do porcelanato Dansk (Projeto: Carlos Carvalho)

Para o piso de Utopia, o arquiteto resolveu usar recortes de revestimentos da linha Dansk, da Portobello. 

Ele criou listras contrastantes com o cinza-claro do Dansk Cement Rope e o cinza-escuro, quase preto, do Dansk Cement Graphite.

Essa é uma das marcas do trabalho de Carlos Carvalho, que também conseguiu surpreender a partir da combinação entre um mármore em tons de verde e outro mais claro.

O segundo é o Palissandro, uma reprodução em porcelanato de um mármore de fundo azul-claro usada em maxiformatos.

Ao mesmo tempo em que o revestimento destaca a riqueza dos detalhes, cria infinitas possibilidades para inspirar e se inspirar.

Carlos Carvalho, Utopia, parede
Palissandro é um revestimento com fundo azul-claro e tons de bege e cinza-claro que passeiam pela superfície de forma suave (Projeto em 3D: Carlos Carvalho)

Outro tipo de cinza foi usado na construção da maquete. Dessa forma, o arquiteto criou diversos contrastes entre materiais, cores e formas.

Além disso, ele trabalhou de maneira muito inteligente os padrões geométricos, que se cruzam, sempre explorando o infinito. 

(Projeto da maquete: Carlos Carvalho)

Saiba mais sobre Carlos Carvalho

O arquiteto Carlos Carvalho se formou na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 2011. Durante a graduação, fez um intercâmbio acadêmico no Politécnico de Milão.

No Rio de Janeiro, teve a oportunidade de trabalhar em grandes escritórios, como Andrea Chícharo e House in Rio. Mas logo resolveu empreender e abriu o Studio Ro+Ca com um sócio. 

Um ano depois, já assinava seu primeiro projeto para a CASACOR Rio. Também participou das edições seguintes com projetos que renderam muitas capas de revistas.

Após nove anos, o Studio Ro+Ca possui uma ampla cartela de clientes, incluindo empresas respeitadas do mundo todo. Há dois anos, Carlos ainda decidiu criar a Basi.co Design com seu irmão, Caio Carvalho.

Todas essas experiências que o arquiteto pôde ter ao longo de sua carreira foram fundamentais para que ele chegasse onde chegou. 

E, claro, o capacitaram para elaborar projetos únicos, em que o sonho aparece como protagonista.

Assim, Utopia chega para mostrar que talvez só o universo onírico seja capaz de potencializar a liberdade de criação e dar asas para a imaginação voar para onde quiser.

Sabia que a maquete é uma ferramenta fundamental para os arquitetos pensarem os espaços? Entenda o que é a escala e como ela mexe com o nosso imaginário!

Foto de destaque: Utopia é um projeto em maquete criado pelo arquiteto Carlos Carvalho para a Mostra UNLTD Dreams (Projeto: Carlos Carvalho)

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Utopia: Carlos Carvalho cria sonho para se so...

Utopia: Carlos Carvalho cria sonho para se sonhar acordado

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies