11.08.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Arquitetos criam áreas de lazer inspirados no Sunset

 minutos de leitura
calendar-blank-line
11.08.2021
A terceira edição do Caderno de Ensaios Portobello expõe os primeiros ambientes com o novo revestimento Sunset, assinados por Marcelo Amoroso, Giordano Rogoski e Sophia Romcy. Vamos conferir.
minutos de leitura

O Caderno de Ensaios deste mês é inspirado na atmosfera particular do pôr do sol, que idealiza cenários e ambientes incríveis para momentos de lazer. O tema lança Sunset, novo design Portobello desenvolvido especialmente para piscinas. O movimento do desenho e a variação de tonalidade dos produtos da linha se destacam no encontro com a água e revelam um efeito surpreendente.

Esse conceito conduziu três grandes profissionais da marca a criarem os primeiros projetos com o lançamento, como acontece em cada edição. Para eles, é como receber uma importante missão de tornar o novo produto numa referência de design ao integrá-lo em ambientes inspiradores, possibilitando sensações de bem-estar a quem habita.

Os destaques das lojas Portobello Shop, Marcelo Amoroso, Giordano Rogoski e Sophia Romcy, um dos homenageados na Festa Portobello+arquitetura 2021, participaram desta terceira edição que propõe essa reconexão com o ritmo da natureza a partir da contemplação do pôr do sol. 

Homenagem às montanhas de Minas - por Marcelo Amoroso

"A oportunidade de criar um novo ambiente, de gerar novos cenários, de fazer parte de uma história. São esses os grandes impulsos que movem nossas mentes e quando se tem nas mãos um produto novo, jamais visto, esse impulso se multiplica". Essa foi a sensação do arquiteto Marcelo Amoroso, de Juiz de Fora (MG), ao receber o convite da Portobello para desenhar um projeto com a linha Sunset.

Os tons da nova coleção inspiraram Amoroso a fundir as cores a um cenário surpreendente, intimista e de tirar o fôlego. O espaço criado por ele, uma homenagem à beleza das montanhas das Minas Gerais, buscou integrar a área interna e externa, trazendo o sentimento de liberdade ao ar livre. "Como estamos trabalhando com a paleta esverdeada de Sunset, o Ibiza, os tons naturais combinaram perfeitamente com as brises em madeira e a vegetação ao fundo", completa.

Para o arquiteto, a nova coleção remete a ótimas lembranças do verão e seu efeito visual na água à refrescância de tocar o mar após um dia quente. "Admiramos Sunset na versão Ibiza, pois ela apresenta cor e textura que associam a natureza encontrada em praias e cachoeiras. A tecnologia aplicada e o toque especial também trouxeram um resultado muito lindo", destaca Amoroso.

O sol nos traz luz, calor. Vida. A cada momento do dia os raios solares transformam a arquitetura, uma vez estática, em algo mutável e maravilhoso

O engenheiro ainda define o lançamento Sunset como uma grata surpresa para compor qualquer estilo de projeto. "Sunset vai ser um grande amigo para esse ecletismo que nos inspira", declara.

Sunset
Projeto de Marcelo Amoroso

Conexão da floresta com a arquitetura - por Giordano Rogoski

Na visão do arquiteto goiano Giordano Rogoski, trazer conforto e lazer para dentro de casa é o que todos buscam quando procuram um bom projeto de arquitetura. Exemplos disso são a varanda e a área externa, que vêm ganhando cada vez mais destaque nas moradias. 

“Usar a linha Sunset nesses ambientes é uma nova proposta para trazer a natureza ainda mais pra perto das pessoas. Suas cores e aplicações são ricas em detalhes! Conforme a luz do sol entra em cada ambiente, ela cria sombras, texturas e volumes. E conforme essa luz vai se movendo, a arquitetura ganha vida!”, comenta entusiasmado com o novo design Portobello.

A casa projetada pelo arquiteto para o Caderno de Ensaios está inserida no meio de um bosque na Floresta Amazônica. A conexão da vegetação com a arquitetura está presente em todos os ambientes, trazendo uma sensação única de aconchego e calmaria para os moradores. A área de lazer é toda cercada de vidro para trazer ainda mais essa sensação de estar no meio da natureza. 

“A piscina é o elemento-chave desse projeto. A linha Sunset mereceu destaque na composição. Ao mesmo tempo que atrai o nosso olhar, ela não conflita com os demais materiais. Qualquer peça dessa linha fica em perfeita harmonia com o verde da vegetação em volta. Escolhemos a cor Rio para nosso projeto, pois ela exalta a beleza natural da nossa cidade maravilhosa! Seu azul é único, é a cor do horizonte onde o céu encontra com o mar, criando esse tom perfeito”, explica Rogoski.

sunset
Projeto de Giordano Rogoski

Integração ao paisagismo - por Sophia Romcy

A arquiteta cearense Sophia Romcy criou uma residência unifamiliar no Condomínio Alphaville Fortaleza. Com 1.097,42m2 distribuídos em três pavimentos, o projeto integra uma vasta área externa paisagística e de lazer. Assim, como é contornada por jardins e um amplo paisagismo, ela optou por aplicar a nova linha Sunset na piscina de 65 m2, que está locada de forma estratégica, tanto pelo seu conforto térmico e visual, quanto pelo conceito de integração dos ambientes externos com internos.

"É uma coleção que atende as reais necessidades de conforto e aconchego aos projetos. Além de remeter à natureza, estimula a criatividade dos profissionais ao elaborarem espaços. Como exemplo, o seu uso na piscina, que gera uma sensação de maior naturalidade e movimentação em conjunto à área próxima", afirma Sophia.

O uso de Sunset nas piscinas faz destacar e embelezar ainda mais os projetos paisagísticos, segundo a arquiteta. "Tanto a tonalidade Rio quanto a Key West são maravilhosas. Elas levam total naturalidade, leveza e movimento ao ambiente proposto. Mas a Key West, por se tratar de um tom mais escuro, apresenta um maior destaque ao ser implementado", opina. 

Para criar uma composição única e transmitir sensação de bem-estar, Sophia sempre busca trazer elementos naturais em seus projetos, como uso de pisos amadeirados, pedras naturais, paisagismo, artesanato e iluminação natural. "O paisagismo é uma opção interessante para apartamentos e residências. Nele, o uso de artesanato como vaso, jarros e adornos complementam a integração à natureza. Já a iluminação natural é sempre bem-vinda, mas o seu conforto térmico interfere diretamente na qualidade de vida das pessoas. Com isso, é necessário ter cuidados ao projetar, sempre buscando o esmero a cada detalhe estético a ser criado", aconselha a arquiteta.

sunset
Projeto de Sophia Romcy

LEIA TAMBÉM:

CONHEÇA O SUNSET:

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Arquitetos criam áreas de lazer inspirados n...

Arquitetos criam áreas de lazer inspirados no Sunset

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies