22.10.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Ivan Siarbolin / Pexels

Burj Khalifa: o maior edifício do mundo

 minutos de leitura
calendar-blank-line
22.10.2021
O Burj Khalifa ultrapassou vários recordes, sendo considerado o maior edifício do mundo. Confira todos os seus detalhes e sua grandeza.
minutos de leitura

Burj Khalifa ultrapassou o ranking de todos os edifícios, ganhando o título de maior edifício do mundo. Localizada em Dubai, a torre é referência mundial e um dos pontos turísticos mais famosos na cidade. 

Para ouvir o artigo completo, clique no play abaixo:

Sua arquitetura originou-se pela inspiração da “Spider Lily”, uma flor típica do deserto. Sua proporção triangular deu asas à imaginação para o arquiteto Adrian Smith.

Sua construção durou 6 anos e foi finalizada em janeiro de 2010. 

maior edifício do mundo
Vista do Burj Khalifa: o maior edifício do mundo (Foto: Jan Vašek – Pixabay)

O edifícil abriga diversas vertentes, entre elas, residências, espaços comerciais e hotel.

O hotel que habita dentro do Burj Khalifa nada mais é que o Armani Hotel. Seu hall de entrada foi projetado pelo próprio estilista Giorgio Armani, com intuito de teletransportar os hóspedes na sua própria casa. No hotel não há balcão de recepção. Os hóspedes fazem o check-in sentado nos lounges da entrada. 

Abaixo e ao lado do Burj Khalifa está localizado o Dubai Mall, o maior shopping mall do mundo. 

Conheça aqui os detalhes do Dubai Mall neste nosso tour

A torre também abriga lounges, espaços dedicados à saúde e bem-estar, quatro piscinas e dois mirantes. Os mirantes possuem vista para toda Dubai e, principalmente, para suas famosas fontes de água, que durante a noite fazem um espetáculo de luz e águas dançantes. 

maior edifício do mundo
Vista de um dos mirantes do edifício (Foto: Martinschuschi – Pixabay)

A altura total da torre chega a 829,8 metros, totalizando 2.909 degraus de escada e 160 andares. Por sua grandeza, o Burj Khalifa é uma das obras arquitetônicas mais fotografadas da história. 

Seu paisagismo foi dividido em três partes: para as residências, para os escritórios e para o hotel. Conta com um campo de palmeiras, grandes fontes de água, uma promenade em volta de um lago, bosques, área de recreação e jardins no terraço.

A torre possui um sistema de manutenção incrível. É capaz de oferecer 946 mil litros de água por dia. Seus tanques de água, estações elétricas e unidades de ar ocupam um espaço a cada 30 andares. 

O edifício é tão famoso que foi parar até nas telas do cinema, palco para uma cena do Missão Impossível, atuada por Tom Cruise. 

Sua construção não foi uma tarefa fácil. Foram usados 330 mil metros cúbicos de concreto, 103 mil metros quadrados de vidro e totalizou 22 milhões de horas trabalhadas pelos profissionais construtivos. 

O legal é que ele foi construído entre a colaboração de 30 empresas ao redor do mundo e profissionais de 196 nacionalidades diferentes. 

maior edifício do mundo
Detalhe da sua fachada em vidro e alumínio (Foto: Kon Zografos – Pixabay)

O edifício pode ser visto de longe por onde vocês estiverem em Dubai. Para ter sustentação de toda a sua altura, foi preciso uma superestrutura abaixo da terra que ocupa 12,5 mil metros cúbicos de concreto. 

Se pudéssemos comparar o peso de todo o concreto utilizado no edifício seria o equivalente a 100 mil elefantes.

São muitos recordes alcançados: o maior edifício do mundo; a maior estrutura construída pelo homem, o elevador mais alto do mundo e a maior fachada de alumínio e vidro do mundo. 

Mas, atualmente, está sendo construída a Jeddah Tower, que promete ultrapassar ainda mais o Burj Khalika em altura, chegando a ser a primeira torre de 1 kilômetro de altura. Vamos esperar para ver essa disputa? 

LEIA TAMBÉM: Lastras Portobello decoram apartamento do maior edifício do país

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Burj Khalifa: o maior edifício do mundo...

Burj Khalifa: o maior edifício do mundo

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Olá. Eu moro em Varginha minas gerais, e aqui é uma cidade com poucos prédios. E recentemente começou uma construção de um prédio aqui em minha cidade. Pelo que fiquei sabendo ele será de 33 andares pelo que eu imagino considerando cada andar com 3 mts de a altura total dele seria mais ou menos 100mts. E minha pergunta é essa. Se o Burj Khalifa tem 160 andares e mais ou menos 828mts quantos metros tem cada andar?

    1. Olá, Samuel!

      É uma excelente pergunta! Se fosse dividir igualmente o total de altura com a quantidade de andares, daria cerca de 5 metros cada andar. Porém, podem existir variações de pé direito, ou seja, ter algum andar que tenha bem mais altura que o outro.

      Grande abraço
      Equipe Archtrends Portobello

  2. Embora eu seja economista, sou apaixonado por grandes estruturas, como exemplo o Empire States, agora aparece esse monumento com 160 andares.

  3. Imprecionante, a forma como foi construído, e mais ainda no deserto um local que eu julgava impossível de se construir o maior edifício do mundo…

Bárbara Cassou
Colunista
Correspondente internacional

Bárbara Cassou, correspondente internacional Portobello em Barcelona Arquiteta e designer, mestre em Retail Design...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies