12.06.2020
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Brises: elementos criativos e funcionais para fachadas

 minutos de leitura
calendar-blank-line
12.06.2020
Os brises cumprem um papel funcional em projetos arquitetônicos. Sustentáveis, eles contribuem para a redução de consumo de energia nas edificações. Saiba mais!
minutos de leitura

Funcionalidade é um quesito essencial em qualquer projeto de arquitetura, seja ele comercial ou residencial. Os brises cumprem muito bem esse papel, pois trazem inúmeras vantagens e, por isso, estão presentes em muitas edificações.

Não pode ler agora? Ouça a matéria clicando no player:

Aliás, com o clima cada vez mais extremo, esse item se faz essencial, pois cria ambientes internos agradáveis em termos de luz, sombra e ventilação. Quer saber o que são os brises e como eles podem ajudar sua obra? Confira o nosso artigo!

O que são brises

Brise é o nome mais conhecido no Brasil, mas é apenas uma abreviação de brise-soleil, palavra em francês que significa “quebra-sol”.

Em resumo, essa é a principal função desse elemento arquitetônico que pode ser visto em inúmeras edificações.

Trata-se de um item essencial para um projeto de arquitetura mais sustentável, principalmente se for o brise vegetal, como veremos adiante.

Brises - Os brises são itens essenciais para um projeto arquitetônico mais sustentável
Os brises são itens essenciais para um projeto arquitetônico mais sustentável (Projeto: Renato Oliveira)

Para que servem

A principal função é fazer um controle da radiação solar na edificação, ou seja, barrar a luz do sol que incide diretamente sobre os ambientes internos. Os brises funcionam com lâminas, que podem ser fixas ou móveis, aplicadas na horizontal ou vertical. No entanto, para que sejam realmente eficientes, é necessário fazer cálculos minuciosos com cartas solares do local onde serão implementados.

Principais vantagens

Utilizar brises nas fachadas das edificações pode trazer inúmeras vantagens para os usuários e até para o meio ambiente.

Como eles protegem a fachada contra a radiação solar, também funcionam como uma proteção térmica, bloqueando o aumento da temperatura no interior da construção.

Além disso, esse tipo de elemento aumenta a privacidade, pois impede que quem está fora consiga observar o que acontece dentro do edifício.

Brises - Os brises são elementos funcionais que reduzem a incidência de radiação solar nas edificações
Os brises são elementos funcionais que reduzem a incidência de radiação solar nas edificações (Projeto: Stella Rocha)

Consequentemente, os brises deixam os ambientes mais confortáveis, reduzem a necessidade de ar condicionado, ajudam a economizar energia elétrica e valorizam a estética da construção.

Principais desvantagens

Se compararmos com os benefícios, há poucas desvantagens em utilizar os brises nas fachadas de edificações.

Entre elas está o custo elevado. Além disso, a manutenção e limpeza devem ser frequentes. É mais difícil manter uma fachada com brise em perfeito estado, principalmente quando ele é fixo.

Portanto, é fundamental pesquisar sobre os diferentes tipos disponíveis, verificar o preço de cada um e descobrir qual oferece o melhor custo-benefício para o seu projeto.

Tipos de brises

Existem dois tipos de brises: os horizontais e os verticais, que podem ser fixos e móveis. O primeiro é mais utilizado em fachadas voltadas para o norte, que têm sol o dia todo. Já o segundo é indicado para as fachadas que ficam de frente para as faces leste e oeste, que recebem o sol da manhã e o da tarde, respectivamente.

Como o próprio nome já diz, os brises fixos são presos na fachada e são mais recomendados para projetos comerciais, pois evitam a movimentação das lâminas por muitos usuários.

Já os móveis têm o formato flexível, permitindo que a posição seja mudada de acordo com o movimento do sol ou a necessidade de privacidade. São mais recomendados para projetos residenciais.

Brises - Os brises móveis têm formato flexível, permitindo que a posição seja mudada de acordo com o movimento do sol
Os brises móveis têm formato flexível, permitindo que a posição seja mudada de acordo com o movimento do sol (Projeto: STUDIOVS30)

Materiais utilizados

Os brises ainda podem ser feitos de diferentes materiais, como concreto, madeira e alumínio. No entanto, é importante analisar as vantagens e desvantagens de cada um antes de utilizá-los em sua obra.

  • concreto: esse material era mais utilizado quando os brises começaram a aparecer nas fachadas das edificações no Brasil. Aliás, é muito comum em prédios públicos e escolas. Tem alta durabilidade e é mais fácil de limpar. Por outro lado, os benefícios térmicos são inferiores, se comparados aos dos outros materiais;
  • madeira: é possível fabricar brises com diversas qualidades de madeira, inclusive a de demolição, o que torna o projeto mais sustentável. Entre as vantagens desse tipo de material estão conforto térmico, sofisticação e beleza. No entanto, a manutenção exige um pouco mais de trabalho e precisa ser constante;
  • alumínio: é o material mais utilizado, até porque é produzido em escala industrial. É fácil de instalar, proporciona leveza e permite manutenção simples. Entretanto, o custo é muito mais elevado do que os de outros tipos.
Brises - Os brises podem ser feitos de três tipos de materiais: concreto, madeira e alumínio
Os brises podem ser feitos de três tipos de materiais: concreto, madeira e alumínio (Projeto: 360 Arquitetura)

Manuais ou automatizados

Com a automatização dos brises, as aplicações se movimentam por meio de controles remotos ou interruptores, o que garante controle de luminosidade, conforto e redução de custos com refrigeração ou aquecimento.

No entanto, a automatização implica em custos com o serviço de instalação e o consumo de energia. Por outro lado, esses gastos podem ser absorvidos em curto prazo por conta da eliminação de outros, como o de ar condicionado.

Como implementá-los

Em primeiro lugar, para escolher o modelo adequado é fundamental saber se ele atende aos requisitos do projeto. Em seguida, é preciso determinar a quantidade e as dimensões das placas, a área de fachada e da abertura a ser protegida. Além disso, o material e o acabamento do dispositivo devem ser escolhidos conforme as especificações da obra.

Brises - Para escolher o modelo adequado de brise é fundamental saber se ele atende aos requisitos do projeto
Para escolher o modelo adequado de brise é fundamental saber se ele atende aos requisitos do projeto (Projeto: Renata Lopes)

Como fazer a manutenção

Cada tipo de material exige um procedimento específico de manutenção que precisa ser executado com frequência para garantir longa vida útil.

Brises de concreto

A manutenção desse tipo de material é a mais simples. Os brises de concreto recebem lavagem e pintura da mesma forma que uma edificação de alvenaria.

A lavagem pode ser feita com um jato de água. Já a pintura pode ser realizada normalmente logo em seguida.

Brises - A manutenção dos brises de concreto é mais simples do que as de os outros materiais
A manutenção dos brises de concreto é mais simples do que as de os outros materiais (Projeto: Portobello S.A.)

Brises de madeira

A madeira está em constante contato com a poluição atmosférica. Por isso, é comum que partículas fiquem acumuladas em sua superfície.

Se a madeira for clara, há a necessidade de limpeza constante. No entanto, se for escura, esses resíduos a embranquecem.

Apenas água e sabão não resolvem. É necessário fazer um lixamento para a retirada da camada superficial, extraindo o material que se decompõe sobre elas.

Com isso, o verniz é removido também, necessitando de uma nova aplicação para finalizar corretamente a manutenção.

Brises - Brises de madeira precisam de limpezas constantes
Brises de madeira precisam de limpezas constantes (Projeto: Márcio José de Oliveira)

Brises de alumínio

Esse tipo de aplicação recebe pintura poliéster, que a protege do sol e que pode exigir renovação em determinado tempo de vida. No entanto, a limpeza periódica pode ser anual ou semestral, e deve ser feita apenas com água, sabão neutro e uma esponja. O cuidado é o mesmo exigido ao lavar um carro. A esponja deve ser macia, de modo a garantir que a pintura não seja riscada.

O que é brise vegetal

O brise vegetal é a nova aposta para projetos de arquitetura sustentáveis e traz todas as vantagens das alternativas tradicionais. Também conhecidos como brises verdes, esses elementos funcionam como jardins verticais que cobrem as fachadas, protegendo-as do acúmulo de energia solar. O uso de plantas ajuda a conservar e valorizar o imóvel.

São feitos a partir de um recipiente chamado cocho. Ou seja, uma estrutura leve de metal galvanizado, resistente ao clima e à ferrugem. Conduzidos por cabos de aço presos por fixadores, os brises podem ser utilizados em edifícios e não têm limite de altura. Eles são fixados a uma distância de 20 cm da fachada e é nesse vão que as plantas devem crescer.

Brises - O brise vegetal é altamente sustentável e traz inúmeros benefícios
O brise vegetal é altamente sustentável e traz inúmeros benefícios (Projeto: Daniele Barros Costa)

Altamente sustentáveis

Se o brise comum já é um tipo de fachada sustentável, o vegetal é ainda mais, pois consome até 80% da luz solar para evaporar a água.

Os brises vegetais convertem 90% do calor acumulado nas paredes. Isso gera grande economia de eletricidade, pois diminui o uso do ar condicionado. Inclusive, eles são muito mais eficientes que os de alumínio, pois consomem energia solar durante o processo de fotossíntese, em vez de acumulá-la.

Além disso, a renovação é constante e reduz a necessidade de pintura nas fachadas. Os brises vegetais também contribuem com a diminuição da poluição, melhoram a qualidade e umidade do ar, promovem isolamento acústico e trazem de volta a beleza e o verde aos centros urbanos.

Brises - O brise verde contribui com a diminuição da poluição, melhorando a qualidade e umidade do ar 
O brise verde contribui com a diminuição da poluição, melhorando a qualidade e umidade do ar (Projeto: Sandra Moura)

Outra grande vantagem é que essa vegetação criada com o brise vegetal vai refrescar no verão e aquecer no inverno, se as plantas utilizadas forem caducifólias.

Esse tipo de vegetação perde suas folhas nos meses mais frios, como outono e inverno. Isso permite que o sol aqueça as paredes da edificação, mantendo o ambiente mais agradável.

Como é feita a manutenção

Para que o brise vegetal cresça, o recipiente recebe terra especial, mais leve e durável. Nesses cochos são plantadas trepadeiras e espécies tropicais.

A manutenção consiste em garantir que a vegetação receba água em quantidade adequada. O método exige fertilização e irrigação automatizadas, que necessitam de pouca manutenção.

O usuário deve conferir apenas se o sistema está em funcionamento, pois pode ocorrer entupimento ou falta de água. Eventualmente, as plantas podem necessitar de podas, principalmente na frente de janelas.

As brises e fachadas ventiladas

Fachadas ventiladas e brises são elementos complementares que oferecem inúmeros benefícios para os usuários.

Basicamente, fachadas ventiladas são sistemas em que as placas são fixadas por uma estrutura metálica, ocupando o lugar do tradicional reboco.

A flexibilidade arquitetônica é uma vantagem, por não haver qualquer limitação de altura ou tamanho nas placas que as formam.

Aliás, o sistema de fixação é mais simples que o  aderido, pois não necessita a aplicação de chapisco, rejunte, argamassa colante ou emboço.

Outra vantagem é que as fachadas ventiladas permitem a composição com outros elementos, como vidros e brises, que podem ser utilizados para ocultar máquinas de ar-condicionado ou simplesmente melhorar a ventilação.

Agora que você já sabe como funcionam os brises, que tal saber mais sobre as fachadas ventiladas?

Destaque: Os brises cumprem papel funcional em projetos arquitetônicos (Projeto: Arquitetura Claudine Gottardo)

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Brises: elementos criativos e funcionais para...

Brises: elementos criativos e funcionais para fachadas

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies