08.02.2019
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Brigitte Bardot

Brigitte Bardot: entenda sua influência na arquitetura e na decoração

 minutos de leitura
calendar-blank-line
08.02.2019
As décadas de 50 e 60, e o estilo dos franceses se destacam por sua estética, seja no mundo da moda, seja na decoração. Muita dessa força vem de um dos maiores ícones do cinema: Brigitte Bardot, a atriz que conquistou o coração da França e do mundo inteiro desde sua estreia nas telonas, em 1952.
minutos de leitura

Os longos cabelos loiros, a sensualidade misturada à jovialidade, os olhos bem marcados e o estilo autêntico da artista a transformaram em um símbolo da feminilidade. O que ela usava virava tendência — Bardot foi uma das primeiras mulheres a aparecer de biquíni na praia, popularizou o uso de vestidos leves e decotados e, nos anos de 1960, inspirou os norte-americanos a cunharem o termo "Bardot mania".

E não pense que a influência da estrela foi passageira ou atrelada apenas a sua beleza de jovem. Mesmo depois de chegar a sua oitava década de vida, Bardot continua demonstrando a autenticidade e a naturalidade que sempre preferiu na moda, exibindo orgulhosamente os traços da terceira idade sem interferências.

Mas o que isso tudo tem a ver com a arquitetura e a decoração? A influência estética de Brigitte Bardot é tão grande que alcançou também esse mundo. Por isso, preparamos este post para que você também possa encontrar inspiração na estrela do cinema francês e trazer um pouco da inovação e originalidade dela para o seu espaço. Vamos lá?

A influência da atriz e ativista no mundo da estética

Feche os olhos e imagine uma jovem mulher vivendo nas décadas de 50 ou 60. Você provavelmente pensou em alguém vestida e maquiada de forma semelhante à popularizada por Brigitte Bardot. Afinal, a atriz tornou-se um verdadeiro símbolo das mulheres e da feminilidade naquela época.

Em um período em que a opressão sofrida pelo gênero feminino alcançava a moda de diversas formas, Bardot foi contra isso e apresentou um estilo mais leve, natural, despreocupado. Enquanto elas andavam por aí de meias no verão para não exibir tanto as pernas, o que era considerado inapropriado, Bardot ousou e apareceu sem essas peças em um filme, inspirando outras mulheres a fazerem a mesma coisa.

A influência dela é tão grande que não foi apenas em seu auge que a francesa lançou moda e serviu de inspiração. Até hoje, Bardot serve de musa para artistas dos mais diversos campos, desde decoradores até fotógrafos e estilistas.

brigitte bardot
Georgia May Jagger em ensaio inspirado na atriz francesa Brigitte Bardot para a edição de julho da revista "Madame Figaro” 2011 Foto: Divulgação

A união do clássico e do contemporâneo

Projeto criado pelo arquiteto Luiz Pedro Scalise inspirado no em uma cena do filme “Les Novices”, de 1970. Foto: Divulgação

Ao longo de toda a sua carreira e até hoje, Bardot desafia quem busca rotulá-la com uma personalidade só. Sua sensualidade misturava-se à ingenuidade; sua hiperfeminilidade aparece ao lado da busca pelo que é natural e confortável.

Ela sempre foi um ícone da moda, mas nunca teve medo de ir contra aquilo que, até há algum tempo, era um símbolo máximo de status e elegância: o uso de pele animal pela indústria da moda, algo que ela condena veementemente como ativista pelos direitos dos animais.

Brigitte Bardot não se limita a uma coisa só, e nem as possibilidades da arquitetura e da decoração! Ao mesmo tempo em que a atriz resgatava elementos clássicos da beleza, também os reescrevia por meio de seu próprio estilo e da busca por uma moda menos opressora para as mulheres.

Essa mescla de clássico e de contemporâneo tem tudo a ver com a estrela, sendo uma excelente maneira de usá-la como inspiração para a composição de ambientes. Uma arquitetura mais moderna e minimalista, por exemplo, pode ser complementada por móveis clássicos ou retrô. Entretanto, ao misturar estilos, é interessante planejar bem antes para que o resultado final fique harmonioso, e não bagunçado.

Detalhes da decoração inspirada em Brigitte Bardot | Portobello SA

A transmissão da ideia constante de inovação e liberalismo

Já deu para perceber que Brigitte Bardot não se prendia às convenções da época, não é? Além disso, a atriz navegou por toda a sua vida sabendo adaptar-se a cada momento. Em vez de ficar presa ao status que alcançou enquanto jovem mulher por sua beleza e sensualidade, ela abraçou a chegada da terceira idade da mesma forma natural e elegante.

E mesmo estando sempre com a maquiagem e os cabelos impecáveis, Bardot popularizou peças confortáveis e práticas para as mulheres sem abrir mão da beleza — sapatilhas, biquínis e vestidos leves, além do já citado fim do uso "obrigatório" de meias mesmo nos dias mais quentes.

Foto: Reprodução

Com isso, a francesa busca uma ideia de inovação e liberalismo que você pode aproveitar na sua decoração. Antes de mais nada, descubra o que realmente agrada você. Bardot encantava e seduzia, mas seu objetivo não era esse — sua beleza vem de sua autenticidade. Ao decorar, não se limite ao que está na moda ou àquilo que todos fazem. Ouse e imprima seu estilo e personalidade no ambiente.

A mistura entre o clean e o ousado na medida certa

Sexy sem perder a delicadeza, ousada sem perder o charme — Bardot navegava como ninguém entre o clean e o desafiador, algo que certamente contribuiu para que ela se tornasse uma figura tão forte e conhecida ao redor do mundo.

Foto: Reprodução

Seu guarda-roupa era repleto de peças de cores claras, que contrastavam com os olhos bem marcados de preto. Na decoração, essa é uma maneira elegante de montar um ambiente clean e, ao mesmo tempo, moderno. Se você tem preferência por paredes e móveis claros, por exemplo, invista em objetos de decoração com tons mais vibrantes ou escuros para criar um belo contraste.

Além disso, a francesa ousava nas formas e texturas, trazendo inovação a peças tradicionais da moda feminina. Nesse sentido, um dos maiores exemplos é o sutiã com armação de arame que Bardot transformou em mania entre as mulheres. Em relação às estampas, o xadrez Vichy, repleto de delicadeza e energia, também tornou-se uma marca registrada dela.

Nós, da Portobello, nos inspiramos nos formatos diferenciados de que Bardot tanto gostava para criar uma linha elegante, ousada e aconchegante de revestimentos. Viu só como a inovação promovida pela estrela pode ser facilmente traduzida para a arquitetura e a decoração?

Ambiente elegante inspirado em Brigitte Bardot | Eriton Guedes

O segredo é buscar maneiras de diferenciar o cotidiano, de colocar o seu estilo naquilo que todo mundo faz. Não tenha medo de ousar nas misturas de texturas, estilos e épocas. A sua criatividade é o limite!

Como mostramos, Brigitte Bardot era — e ainda é! — dona de um estilo tão característico e marcante que sua influência é percebida até hoje não apenas na moda e no cinema, mas também na arquitetura e na decoração. Inspire-se nela para deixar a sua casa do seu jeito.

Gostou deste post? Quer levar um pouco desse ícone para o seu espaço? Então, conheça melhor a nossa linha de revestimentos inspirados em Bardot!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Brigitte Bardot: entenda sua influência na a...

Brigitte Bardot: entenda sua influência na arquitetura e na decoração

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies