01.05.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Área gourmet com azul turquesa
O azul turquesa combina com os mais diversos estilos de decoração (Projeto: Liz Ribeiro Arquitetura)

Decoração com azul turquesa: nosso guia com dicas e inspirações

 minutos de leitura
calendar-blank-line
01.05.2022
Quer colocar o azul turquesa na sua decoração? Então confira esse guia completo sobre a cor, com ideias para incluir esse tom de diferentes formas em seu projeto
minutos de leitura

A cor azul turquesa é sinônimo de sofisticação, luxo e bom gosto, além de ser uma das queridinhas na hora de decorar qualquer ambiente. Saber combiná-la entre os elementos decorativos pode te ajudar a transformar espaços de uma forma envolvente, levando mais bem-estar aos moradores e quem mais frequentar o ambiente.

Mas o que é o azul-turquesa? Ele é uma cor terciária entre o ciano e o verde e leva esse nome por causa do mineral de mesmo nome, o qual, por sua vez, deriva da palavra francesa “turquoise”, que significa “oriundo da Turquia”.

Se você quer aprender como usar a cor turquesa na decoração e manter a harmonia no ambiente usando os benefícios psicológicos e estéticos dos mais variados tons, esse conteúdo é para você. Venha mergulhar com o Archtrends neste mar de inspiração para criar o seu projeto. Vamos lá?

Significado do azul turquesa: qual o seu poder na decoração?

A cor turquesa na decoração tem o poder de desacelerar o metabolismo e aumentar a sensação de calmaria, ajudando até a reduzir o ritmo da respiração. Faça essa experiência rapidamente: feche os olhos e imagine a sensação da calmaria do mar e da profundidade dos oceanos. Sentiu? Esse é o poder dessa cor incrível.

Justamente por remeter ao oceano, esse é um tom que consegue levar mais paz e tranquilidade ao ambiente. Dessa forma, ele é bastante utilizado para combater o estresse, ajudar a diminuir o cansaço e renovar a energia. O azul turquesa também entrega uma sensação de refrescância e estimula a alegria e criatividade.

São ótimos motivos para inserir essa cor no seu próximo projeto, não é mesmo? Considere aplicá-lo em salas de estar, banheiros e quartos, ambientes que convidam para esses momentos de relaxamento. E para que não não haja dúvidas de como combinar esse tom com as cores que já estão no ambiente, continue a leitura e veja as dicas de nosso próximo tópico.

Sala de estar com decoração praiana, móveis em madeira, sofás brancos e detalhes em azul
A cor azul turquesa traz a sensação de estar próximo ao mar (Projeto: Selma Tammaro)

Cores que combinam com azul turquesa: crie sua paleta

O lado bom de usar o azul turquesa na decoração é que todas as suas tonalidades são versáteis e combinam com tudo, desde as mais claras até os tons mais intensos. O turquesa combina bem com cores neutras – como o preto, cinza e branco. Vai bem também com cores naturais como tons terrosos e tons de madeira e, quando bem harmonizadas, com cores mais vibrantes como o laranja e o amarelo.

Veja a seguir como combinar cores em um ambiente sofisticado e as diferentes composições que dão certo com a cor turquesa.

Tons neutros

Em uma decoração mais clean com bases mais neutras como o branco, off-white, cor palha, bege e até o cinza, o turquesa dá um destaque diferente ao espaço, levando frescor e leveza e quebrando a monotonia dos tons neutros com criatividade. É importante tomar cuidado para não usar em excesso, para não deixar o ambiente com um visual carregado.

Banheiro em tons neutros e azul turquesa, com bancada e espelho duplo
Os tons neutros combinados com o azul turquesa trazem leveza ao ambiente (Projeto: Camila Chalon)

Tons de madeira

Combinar o turquesa com diferentes tons de madeira é uma das preferências dos profissionais de arquitetura, porque é possível dar um ar mais rústico ao ambiente e, ao mesmo tempo, acolhedor, leve e moderno. Esses tons de madeira podem estar em móveis ou em revestimentos amadeirados, por exemplo.

Área de lazer com deque de madeira e piscina
Aposte em misturar o azul turquesa com tons amadeirados (Projeto: Mayara Shinya)

Laranja

O laranja na decoração, por si só, tem o poder de levar alegria e criatividade para os ambientes, além de ser uma cor que motiva e dá energia para as pessoas. Quando ela é combinada com a cor turquesa, oferece harmonia ao ambiente, unindo a energia do laranja com a calmaria do azul turquesa.

Bancada azul de banheiro com espelho e parede de azulejos
Combinar tons quentes e frios é uma ótima escolha para projetos criativos (Projeto: Janine Dal Prá)

Verde

O verde é uma outra boa combinação de cor com azul turquesa, já que essa mistura leva muito equilíbrio e frescor para qualquer ambiente. Vale a pena combinar tons mais intensos de turquesa com o verde mais claro, em tons pastel, para não criar um espaço carregado visualmente.

Área gourmet com peças em madeira e móveis preto, e piscina
O azul turquesa e verde trazem um toque natural e tranquilo ao ambiente (Projeto: AN&C - Arquitetura e Interiores)

Preto

O azul turquesa com preto é excelente para criar ambientes mais elegantes, modernos e de muita personalidade. Esse tom dá uma quebra suave na decoração e não deixa o espaço carregado e, mesmo quando o preto está em singelos detalhes como molduras ou nos móveis, as cores criam uma visão estética agradável e harmônica.

Cozinha com bancada em formato de ilha
O preto juntamente ao azul turquesa traz elegância ao ambiente (Projeto: Talita)

Tons pastel

Tons de turquesa também vão muito bem quando estão combinando com cores mais pastel. É uma combinação que já era bastante comum em quartos infantis, mas tem ganhado espaço em outros ambientes da casa e até em áreas comerciais, porque tornam o espaço mais aconchegante e leve.

Banheiro rosa com parede em azul turquesa com bancada pequena, vaso sanitário branco e box aberto
Explore a criatividade no projeto ao misturar o azul turquesa com tons pastel (Projeto: Kenia Azevedo)

Leia também: Paletas de cores - como valorizar a decoração em diferentes ambientes?

Ideias de decoração com azul turquesa

Existem basicamente duas formas de aplicar o azul turquesa na decoração: em pequenos detalhes, como em itens de decoração e móveis, ou de forma plena no ambiente, como nas paredes e revestimentos.

Então, para te inspirar, nós trazemos algumas ideias de decoração com turquesa em ambientes diferentes. Confira!

Revestimento azul turquesa

Uma ótima alternativa para aplicar a cor turquesa na decoração é através dos revestimentos. Seja nas paredes ou nas bancadas, é uma forma prática de acrescentar a cor e aproveitar os benefícios que ela entrega. Existem linhas de porcelanato com diversas texturas e formatos geométricos, para você usar a criatividade e aplicar.

A linha Bonbon Aquamarine, por exemplo, é uma ótima opção de revestimento com formato moderno e inovador para dar asas à sua imaginação.

Banheiro no estilo clássico, com bancada e espelho iluminado, box aberto e detalhes em cobre
Aproveite o porcelanato para adicionar o azul turquesa em diferentes ambientes (Projeto: Andrea Silveira)

Parede azul turquesa

Uma opção bastante utilizada nas decorações é destinar uma parede inteira para aplicar o azul turquesa. Muitos profissionais de arquitetura costumam aplicar a cor na parede da TV e complementam a decoração com móveis de cores mais neutras, deixando o destaque para esse tom.

Hall com adega, armário e escada, parede azul turquesa e teto de madeira
A parede azul turquesa pode ser o destaque da decoração (Projeto: Portobello S.A.)

Sofá azul turquesa

Outra maneira de aplicar o tom turquesa é utilizar os móveis como contraste em ambientes mais neutros. Uma boa alternativa para salas de estar, por exemplo, é usar o sofá azul turquesa como destaque na decoração. O mesmo vale para outros ambientes como quartos ou escritórios, onde uma poltrona na cor pode dar um charme especial e quebrar a monotonia de forma criativa.

Área de lazer com sofás e piscina
O azul turquesa pode integrar o projeto em um sofá, seja ele interno ou externo (Projeto: Bruno Brandini)

Fachada azul turquesa

Quer dar um destaque especial para a entrada de residências ou espaços comerciais? O azul turquesa pode ser uma ótima opção para dar novos ares e chamar a atenção de forma harmônica para o seu projeto. O resultado é lindo e enche os olhos de beleza, vale a pena apostar.

Fachada de edifício em azul turquesa, com plantasno corredor
Aproveite o azul turquesa para dar destaque à fachada (Projeto: Malu Carvalho)

Cozinha em tons de azul turquesa

Outro espaço onde a cor turquesa reina nos projetos arquitetônicos é na cozinha. Ali, a combinação de tons claros com os detalhes no turquesa tornam o ambiente mais leve e refrescante, com um visual estético que agrada a todos os gostos. Para quem deseja uma proposta mais criativa, esse também é um ótimo local para incluir detalhes em amarelo.

Cozinha com bancada península, detalhes em azul turquesa e armario de parede
Explore o uso do azul turquesa em diferentes texturas e elementos (Projeto: Wanessa Naves)

Azul turquesa na área externa

O turquesa é uma ótima saída para quem quer levar cores diferentes para a área externa. Seja para bancadas ou para pisos externos, a cor vai muito bem para destacar elementos do espaço, criando um ótimo ambiente para aliviar o estresse e o cansaço. Esse tom também pode ser usadao em móveis, poltronas e pufes.

Espaço gourmet com bancada americana e banquetas
O azul turquesa combina com a área externa e traz os elementos naturais para o ambiente (Projeto: Calamo Arquitetura)

Azul turquesa na área da piscina

Outro lugar que o turquesa fica ótimo é na área da piscina, já que tem tudo a ver com refrescância e combina muito com momentos de relaxamento e descontração. A linha Barlavento tem ótimas opções de porcelanatos para utilizar nesta área, para garantir a segurança e o bem-estar de todos, sem deixar a parte estética de lado.

Piscina grande com vista para árvores e casa de dois andares
Traga o aspecto de um mar calmo ao usar o azul turquesa na piscina (Projeto: Daniele Garibaldi)

Banheiro com azul turquesa

Que tal dar um toque de leveza e calmaria para o banheiro? Combinar elementos azul turquesa com cores como o branco e preto cria um espaço moderno e, ao mesmo tempo, transmitindo a sensação de limpeza e frescor, com um visual agradável.

Banheiro com espelho oval, parede azul turquesa e detalhes preto
O azul turquesa traz um toque de cor para o banheiro (Projeto: Karina)

Agora que você entende mais sobre o significado do azul-turquesa e como combiná-lo em sua decoração, que tal aplicá-lo em seu projeto? Aproveite para ver nossa galeria de projetos arquitetônicos com essas e outras ideias de decoração. Até o próximo conteúdo!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Decoração com azul turquesa: nosso guia com...

Decoração com azul turquesa: nosso guia com dicas e inspirações

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies