Menu
Projetos e Obras
Busca

Conteúdo Tendências

Conheça os oito melhores blogs de decoração brasileiros

28/02/2018

“Sem dúvidas, a internet”, afirma Andréa Alcântara, quando é questionada sobre a melhor fonte para conhecer tendências. A arquiteta é uma das pioneiras na criação de blogs de decoração brasileiros. É a autora do Almoço de Sexta, referência desse nicho.

Se você se interessa em decorar a casa, inspiração nunca é demais! E a internet facilita o trabalho de reunir ideias, como falamos no post sobre os melhores perfis para seguir no Pinterest.

Andréa é fã de blogs: “Eles são importantes para criar uma relação direta com os leitores, de uma forma rápida e eficaz”, diz. “Por serem mais ‘pessoais’, conversam de uma forma menos técnica e mostrando aquilo que chama a atenção.”

Ela também valoriza o Instagram. Na visão dela, publicar na rede “é feito de forma muito natural, com inspirações para vários estilos. Além disso, é fácil para acompanhar o dia a dia, mostrar obras, lojas, achados de decoração e também lançamentos ou feiras de design”.

Nada melhor do que contar com uma pessoa que está por dentro de todas as tendências para indicar as melhores fontes de informação para quem é apaixonado por decoração, não é? Por isso, a Andréa nos ajudou a selecionar os oito melhores perfis do Instagram e blogs de decoração brasileiros. Confira!

1. Almoço de Sexta

É claro que não deixaríamos de fora o blog da própria Andréa!

O site foi criado em 2011 como uma parceria com Mariana Gurgel, antiga colega do curso de Arquitetura e Urbanismo. O nome foi escolhido porque a ideia para a criação do projeto surgiu justamente durante almoços das amigas.

Elas perceberam o boom dos blogs de moda e decidiram transportar a descontração das blogueiras fashion para o mundo da decoração e da arquitetura. E conseguiram!

post de apresentação do blog dá o tom do trabalho: “Vamos nos livrar dos padrões; vamos sentar, almoçar e crescer. Este é um convite à diversão (…) O Almoço de sexta só quer te desejar um bom apetite e ótimas horas de degustação da nossa arquitetura potiguar [em referência ao estado das autoras, o Rio Grande do Norte]!”.

O site é dividido em editorias que vão além da decoração e da arquitetura, e fala ainda sobre lifestyle e viagens.

Por isso, você encontra temas tão diversos como dicas incríveis sobre estilo escandinavo, ajuda para escolher cabeceira de cama para quartos pequenos, detalhes sobre almoços com lojas parceiras e cobertura de eventos nacionais e internacionais de arquitetura, entre muitas outras coisas. Tudo isso com um toque bem pessoal e descontraído!

Além do blog, o Almoço de Sexta também está no InstagramFacebook, tem lindos painéis no Pinterest e mantém um canal no YouTube!

2. Decor Baby and kids

A Mariana Gurgel, parceira inicial de Andréa no Almoço de Sexta, é “recém-mamãe” e decidiu combinar os conhecimentos em arquitetura ao prazer da maternidade no perfil do Instagram Decor Baby and kids.

Decoração é algo muito amplo, certo? Cada cômodo da casa precisa de um cuidado especial. Grande parte dos blogs e perfis dedica-se a cobrir os aspectos gerais de todos os ambientes, o que é ótimo. Mas também é muito bom encontrar olhares que se ocupam de partes específicas da casa.

O Decor Baby and kids oferece justamente isso, e abrange decoração focada na infância e adolescência. Mariana traz referências de quartos de bebê e ambientes cheios de personalidade para adolescentes para todos os gostos.

3. Casa Casada

Casa Casada é um blog organizado pela capixaba Eduarda Santos. O projeto começou como um perfil pessoal no Instagram, mas se expandiu e, hoje, além do blog e do perfil na rede social, ele se desdobra no Pinterest e no Facebook.

O grande diferencial do blog da Eduarda é a diversidade de temas que ela aborda. A arquiteta se movimenta com igual desenvoltura entre posts sobre casas flutuantes cheias de charme e dicas para decorar a mesa para diversas ocasiões, por exemplo.

Outro ponto interessante do Casa Casada é a atenção especial que a autora dá à arquitetura de lojas. A impressão é que Eduarda repara nos detalhes de onde quer que vá.

4. Lar Doce Casa

Lar Doce Casa segue bem a proposta do título e privilegia tudo o que está relacionado ao conforto de estar em casa.

A “dona do Lar”, como ela mesma gosta de dizer, é a arquiteta Giselle Martos.

Como toda boa blogueira de decoração, ela fala bastante sobre tendências e inovações. Mas, acima de tudo, o leitor do blog encontra dicas para manter um ambiente aconchegante.

A seção sobre mesa posta é ampla e diversa, e Giselle ensina até receitas! Além disso, ela é mestre no DIY, o famoso “faça você mesmo”.

Ela ensina a criar um elegante Espelho Adnet, por exemplo, com base em uma forma de bolo e um cinto com fivela!

No Instagram, a ideia é a mesma, e vem combinada aos “bastidores” dos diversos eventos de arquitetura que Giselle frequenta.

5. Decora Mundo

Andréa recomenda o perfil do Instagram Decora Mundo para quem gosta de ambientes “mais clássicos e cheios de detalhes lindos”.

A descrição é certeira: o perfil mantido pela decoradora Luziane Paulino é cheio de fotos inspiradoras de espaços elegantes.

Em meio a salas de estar refinadas e outros cômodos, é possível perceber aos poucos diversos detalhes de bom gosto para se inspirar, como os pés palito que lembram o estilo retrô.

6. Arquitetura e Decoração

O nome do Arquitetura e Decoração já deixa claro a que esse projeto veio.

Ana Claudia Souza e Carol Fontes utilizam o Instagram e o Facebook para lançar um olhar cotidiano sobre itens de decoração e elementos de arquitetura.

Andréa destaca que a dupla “mescla bem os estilos, sempre com fotos de qualidade e destaque aos profissionais”.

Os ambientes charmosos que elas mostram são uma ótima fonte de inspiração para detalhes e não são difíceis de levar para variados projetos. Como elas mesmas dizem, “pra que regras?”.

7. Apartamento 203

A descrição do Apartamento 203 no próprio blog explica o projeto: “Sabe quando você encontra uma oferta muito boa e manda uma mensagem para o grupo da família para checar quem mais tem interesse? Esse é o Apartamento 203!”.

O projeto começou como um diário de obras no Instagram no início de 2016. Henrique Diamantino e Nathália Candelária são um jovem casal que vive na cidade de São Paulo com o filho pequeno.

Quando começaram a reforma do apartamento, decidiram registrar os prazeres e desafios dessa renovação, a começar pela cozinha, que consideram o “pilar central” do apartamento.

A ideia deu tão certo que o projeto se ampliou e agora figura até como mídia oficial em coberturas de eventos de decoração!

O mais interessante do blog é que tudo o que é postado tem a ver intimamente com o dia a dia e com as observações pessoais da família. Sabe aquele amigo em que você pode confiar para ajudar na decoração, porque ele já passou por uma obra similar e conhece bem os melhores materiais, profissionais, preços etc.? O Apartamento 203 é assim!

8. Viva Decora

Viva Decora aposta na interação mais direta entre arquitetos, decoradores e designers. O blog é recheado de referências que ajudam em tudo: há dicas para criar objetos de decoração DIYdescrição de empreendimentos badalados e muitos exemplos para se inspirar.

Mas o projeto vai muito além disso! No site, é possível enviar e consultar projetos de verdade, construídos por escritórios, arquitetos independentes e designers de interiores.

Você pode entrar em contato com eles diretamente e, se você próprio quiser mostrar os seus projetos, as pessoas também podem procurá-lo para uma conversa ou até um orçamento para um novo trabalho!

Ficou empolgado com esses perfis no Instagram e blogs de decoração brasileiros? Siga também a Portobello nas redes sociais para receber ainda mais dicas sobre esse universo: estamos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Pinterest!

3 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *