Menu
Projetos e Obras
Busca

Conteúdo Tendências

Conheça os 15 melhores blogs de decoração brasileiros e estrangeiros

10/04/2019

“Sem dúvida, a internet”, afirma Andréa Alcântara quando questionada sobre a melhor fonte para conhecer tendências. A arquiteta é uma das pioneiras na criação de blogs de decoração brasileiros. É a autora do Almoço de Sexta, referência desse nicho.

Se você se interessa em decorar a casa, inspiração nunca é demais. E a internet facilita a reunião de ideias, como falamos no post sobre os melhores perfis para seguir no Pinterest.

Andréa é fã de blogs: “Eles são importantes para criar uma relação direta com os leitores, de uma forma rápida e eficaz”, diz. “Por serem mais pessoais, conversam de uma forma menos técnica e mostrando aquilo que chama a atenção”.

Ela também valoriza o Instagram. Na visão dela, publicar na rede “é feito de forma muito natural, com inspirações para vários estilos. Além disso, é fácil para acompanhar o dia a dia, mostrar obras, lojas, achados de decoração e também lançamentos ou feiras de design”.

Nada melhor que contar com uma pessoa que está por dentro de todas as tendências para indicar as melhores fontes de informação para quem é apaixonado por decoração, não é? Por isso, a Andréa nos ajudou a selecionar os melhores perfis do Instagram e blogs de decoração brasileiros. De bônus, incluímos ainda algumas fontes estrangeiras.

Desde dicas sobre combinação de cores, diferenças entre estilos de decoração e o que funciona para cada espaço, prepare-se para entrar em contato com um universo riquíssimo de informações! Confira nosso top 15!

1. Almoço de Sexta

blogs de decoração

Blog Almoço de sexta é dividido em editorias que vão além da decoração e da arquitetura / Divulgação

O blog Almoço de Sexta foi criado em 2011 por meio de uma parceria entre Andréa Alcântara e Mariana Gurgel, antigas colegas do curso de Arquitetura e Urbanismo. O nome foi escolhido porque a ideia para a criação do projeto surgiu justamente durante os almoços das amigas.

Na época, percebendo o boom dos blogs de moda, elas decidiram transportar a descontração das blogueiras fashion para o mundo da decoração e da arquitetura. E conseguiram!

O post de apresentação do blog dá o tom do trabalho: “Vamos nos livrar dos padrões; vamos sentar, almoçar e crescer. Este é um convite à diversão. O Almoço de Sexta só quer te desejar um bom apetite e ótimas horas de degustação da nossa arquitetura potiguar!” Sim, Andréa e Mariana são do Rio Grande do Norte.

Os posts do blog falam sobre arquitetura e decoração. Além disso, você pode encontrar posts sobre viagem e lifestyle. Traz, assim, informações amplas tanto para quem quer decorar a própria casa como para arquitetos em busca de novidades ou para quem quer saber sobre dicas de viagem e de como curtir a vida.

Entre os temas discutidos no Almoço de Sexta estão dicas sobre estilo escandinavo, ajuda na escolha da cabeceira de cama para quartos pequenos, cobertura de eventos nacionais e internacionais de arquitetura, entre inúmeros outros. Tudo isso com um toque bem pessoal e descontraído. Vale a pena acompanhar!

2. Decor Baby and Kids

blogs de decoração

Instagram Decor Baby and kids combina os conhecimentos em arquitetura ao prazer da maternidade / Divulgação

Mariana Gurgel, parceira inicial da Andréa no Almoço de Sexta, é mãe. Quando ficou grávida, decidiu combinar os conhecimentos em arquitetura ao prazer da maternidade no perfil do Instagram Decor Baby and Kids. A propósito, o Instagram é uma excelente rede social para acompanhar tendências de decoração, viu?

O detalhe é que decoração é um tema muito amplo, com cada cômodo da casa precisando de um cuidado especial. Grande parte dos blogs e perfis se dedica a cobrir os aspectos gerais de todos os ambientes, o que é ótimo. Por outro lado, também é muito bom encontrar olhares que se ocupam de partes específicas da casa. Pois o Decor Baby and Kids oferece justamente isso, focando na decoração voltada para a infância e a adolescência.

Mariana traz referências tanto de quartos de bebê como de ambientes cheios de personalidade para adolescentes. Ela compartilha estilos de decoração diferentes, a fim de atender a todos os gostos e, assim, inspirar outras mamães e outros papais a decorarem o quarto dos seus filhos como sempre sonharam.

3. Casa Casada

blogs de decoração

O Casa Casada é um blog organizado pela capixaba Eduarda Santos / Divulgação

Blog organizado pela capixaba Eduarda Santos, o Casa Casada é projeto que começou como perfil pessoal no Instagram. Com o tempo, expandiu para outras redes sociais. E já podemos adiantar que o grande diferencial do blog da Eduarda é a diversidade de temas abordados.

A arquiteta se movimenta com igual desenvoltura entre posts sobre casas flutuantes cheias de charme e dicas de como decorar a mesa para diversas ocasiões, por exemplo. Isso sem falar na atenção especial que a autora dá à arquitetura de lojas. A impressão é que Eduarda sempre repara nos detalhes de onde quer que vá.

4. Lar Doce Casa

blogs de decoração

O Lar Doce Casa segue bem a proposta do título e mostra tudo que está relacionado ao conforto de estar em casa / Divulgação.

O Lar Doce Casa segue bem a proposta do título ao privilegiar tudo o que está relacionado ao conforto de estar em casa. A dona do Lar, como ela mesma gosta de dizer, é a arquiteta Giselle Martos. Como toda boa blogueira de decoração, Giselle fala bastante sobre tendências e inovações. Acima de tudo, porém, o leitor do blog encontra dicas para manter um ambiente aconchegante que reflita seu estilo.

Na seção sobre mesa posta, a arquiteta escreve sobre como decorar a mesa para diversas ocasiões, além de trazer inspirações para algumas datas comemorativas. Na seção sobre DIY são exploradas diversas técnicas do famoso faça você mesmo, ensinando a fazer desde um origami de árvore de Natal até uma cama de pallets.

No perfil do Instagram do blog, a ideia é a mesma: Giselle traz inspirações de decoração, além de mostrar os bastidores dos diversos eventos de arquitetura que frequenta ao longo do ano.

5. Decora Mundo

blogs de decoração

O perfil mantido Decora Mundo é cheio de fotos inspiradoras de espaços elegantes / Divulgação

Se você gosta de decoração no estilo moderno, industrial ou escandinavo, vai adorar o perfil do Instagram Decora Mundo, mantido pela decoradora Luziane Paulino, que é cheio de fotos inspiradoras de espaços elegantes.

Em meio a salas de estar refinadas e outros cômodos igualmente belos, é possível perceber diversos detalhes de bom gosto para se inspirar. Indo além de fonte de inspiração para o interior de casas e apartamentos, ainda há composições para jardins e varandas. Dê uma olhadinha!

6. Arquitetura Decoração

blogs de decoração

Perfil de arquitetura da Ana Claudia Souza e Carol Fontes sobre decoração e elementos de arquitetura / Divulgação

Arquitetura Decoração: o nome já deixa claro a que esse projeto veio, certo? Ana Claudia Souza e Carol Fontes usam as redes sociais para lançar um olhar cotidiano sobre itens de decoração e elementos de arquitetura.

Em suas publicações é possível notar a mescla de estilos, sempre com fotos de qualidade, mostrando a beleza de cada estilo de decoração. Os ambientes charmosos que elas mostram são ótimas fontes de inspiração para detalhes. E o melhor: as dicas não são difíceis de aplicar! Como elas mesmas dizem, pra que regras?

7. Apartamento 203

blogs de decoração

Blog Apartamento 203 / Divulgação

O blog Apartamento 203 tem a proposta de oferecer conteúdo mais acessível e proporcionar troca de conhecimento sobre o mundo da decoração. É como se um de seus amigos encontrasse uma grande dica de decoração e escolhesse compartilhar com toda a turma.

O projeto começou como um diário de obras no Instagram no início de 2016. Henrique Diamantino e Nathália Candelária formam um jovem casal que vive na cidade de São Paulo com o filho pequeno. Quando começaram a reforma do apartamento, decidiram registrar os prazeres e desafios dessa renovação. A ideia deu tão certo que o projeto se ampliou, figurando agora até como mídia oficial em coberturas de eventos de decoração.

O mais interessante do blog é que tudo o que é postado tem a ver intimamente com o dia a dia e com as observações pessoais da família. Sabe aquele amigo em que você pode confiar para ajudar na decoração, porque ele já passou por uma obra similar e conhece bem os melhores materiais, profissionais, preços e por aí vai? Pois o Apartamento 203 é assim!

8. Viva Decora

blogs de decoração

O Viva Decora aposta na interação mais direta entre arquitetos, decoradores e designers / Divulgação

O Viva Decora aposta na interação mais direta entre arquitetos, decoradores e designers. O blog é recheado de referências que ajudam em tudo: há dicas de como criar objetos de decoração DIY, descrição de empreendimentos badalados e muitos exemplos para se inspirar. Mas o projeto vai muito além disso.

No site, é possível enviar e consultar projetos de verdade, construídos por escritórios, arquitetos independentes e designers de interiores. Você pode entrar diretamente em contato com eles. Já se você próprio quiser mostrar seus projetos, as pessoas também podem procurá-lo para uma conversa ou até um orçamento para um novo trabalho.

9. Simples Decoração

O blog Simples Decoração nasceu das mãos de Rosana Silva, que, entre tantas especialidades, é pós-graduada em Design de Interiores.

O blog aborda a decoração para os mais diversos ambientes, trazendo dicas de estilo, tipos de móveis e objetos decorativos, além de falar sobre tendências desse universo. Acompanhando as postagens, portanto, você vai saber onde é possível usar porcelanato, quais são os revestimentos ideais para o banheiro e até dicas para salas comerciais, por exemplo.

10. A Casa que a Minha Vó Queria

O blog A Casa que a Minha Vó Queria foi criado em 2008 por Ana Medeiros, que, apesar de não ser formada na área, viu na decoração uma forma de instigar sua criatividade e aforar sua personalidade para se sentir bem morando em uma casa decorada por ela mesma. O nome remete a sua avó, que sempre teve o sonho de poder decorar sua casa do jeito que queria, mas não pôde fazê-lo pela dedicação à criação dos filhos e por não ter priorizado esse desejo.

Ana escreve sobre temas relacionados à decoração, como revestimentos, cores, DIY, paisagismo e até sobre os cuidados na hora de fazer a instalação elétrica. Além desses assuntos, o blog também aborda projetos, estilo de vida e entretenimento. Todos os posts são escritos de forma descomplicada, passando dicas que podem ser facilmente aplicadas. Não deixe de conferir!

11. Doma Arquitetura

O Doma Arquitetura é um perfil no Instagram comandado pela arquiteta Patrícia Pomerantzeff. Lá, ela mostra várias obras que projetou e estão em andamento ou já foram finalizadas. Fora isso, é possível conferir dicas sobre onde utilizar ladrilho hidráulico, quais porcelanatos escolher, como é feito o cimento queimado, a importância de detalhes em madeira para proporcionar conforto, entre diversos outros assuntos.

Além do perfil no Instagram, confira também o canal no YouTube, onde são postados vídeos mostrando cada obra, desde a demolição de paredes até a hora de colocar a marcenaria e finalizar com o paisagismo. Ao longo dos projetos, Patrícia passa várias dicas que podem ser úteis para quem está pensando em reformar a casa ou decorar um ambiente.

12. Apartment Therapy

Assim como os próximos citados a partir de agora, o Apartment Therapy é um blog estrangeiro sobre decoração. Ele é voltado para o design de interiores, trazendo dicas de como ter ambientes confortáveis, funcionais e bem decorados. Por lá, você vai encontrar ótimas ideias para espaços pequenos, banheiros, bancadas de cozinha curvas, estilos diferentes e muito mais.

O grande diferencial desse blog é que as inspirações costumam ser bem acessíveis, o que possibilita a aplicação das dicas em sua casa sem ter que gastar ou se esforçar demais. Não parece ideal?

13. Archi-Ninja

O blog Archi-Ninja foi criado pela arquiteta Linda Bennet. A ideia inicial era auxiliar os estudantes de Arquitetura ao sanar suas dúvidas sobre os mais diversos assuntos ligados a esse universo. Com o passar do tempo, o projeto foi crescendo a ponto de hoje figurar entre os principais blogs internacionais da área.

Nesse espaço, Linda escreve sobre as inovações arquitetônicas e de design, além de analisar projetos e abordar assuntos que fazem parte da sua rotina profissional. Em meio a tudo isso, aproveita para dar diversas dicas sobre reparos, estilos de decoração, projetos e construções.

14. West 8

Quem é estudante ou profissional da área de decoração e arquitetura vai gostar muito do West 8, blog que tem por objetivo compartilhar notícias de construção, design e arquitetura. Por lá, os leitores encontram dicas de lançamentos, congressos e premiações relacionados ao setor.

Além disso, em categoria específica, é possível conhecer diversos projetos arquitetônicos pelo mundo. Você pode optar por ver pontes, parques, construções nas margens de rios, jardins e por aí vai. Ao clicar em um projeto, você tem um breve resumo sobre a obra, desde sua história e os prêmios conquistados até a equipe que a fez. Assim, não só começa a identificar os estilos arquitetônicos como conhece a história por trás de cada projeto.

15. Blueprint

A Blueprint é uma revista (online e em formato físico) sobre arquitetura. Ela conta com a participação de arquitetos e designer que analisam o contexto atual da arquitetura, das artes e do design, dando sua opinião sobre o assunto. Além disso, atua como divulgadora de novidades de uma forma mais aprofundada. A Blueprint é, assim, uma importante fonte de informação para estudantes e profissionais da área.

Com tantos blogs sobre decoração, você pode até ficar perdido a princípio, mas essa confusão não dura. Basta analisar cada um para entender quais oferecem um conteúdo que se parece mais o que você quer. Depois, é só acompanhar as postagens e aprender muito sobre esse universo! E pode ter certeza: muitas das dicas passadas nesses blogs podem ser aplicadas na sua casa ou na casa de seus clientes sem grandes dificuldades.

Ficou empolgado com esses perfis no Instagram e blogs de decoração brasileiros e estrangeiros? Siga também a Portobello nas redes sociais para receber ainda mais dicas sobre esse universo! Estamos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Pinterest.

13 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *