22.12.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Sala Oval é um dos destaques da Biblioteca Nacional da França (Foto: JC Ballot/BnF/Oppic)

Biblioteca Nacional da França está de volta após reforma de 10 anos

 minutos de leitura
calendar-blank-line
22.12.2021
Conheça a história e os detalhes da última reforma da Biblioteca Nacional da França, uma das maiores e mais importantes do mundo.
minutos de leitura

A arquitetura está em constante movimento, trazendo renovação, mas sem deixar de lado a história e a tradição. Assim acontece com a Biblioteca Nacional da França (BnF), que ao longo de mais de 300 anos passou por diferentes mudanças em seus prédios e acervo.

A mais recente reforma foi na Biblioteca Richelieu, que durou cerca de 10 anos. O objetivo era atualizar o espaço dentro dos padrões de segurança e acessibilidade do século XXI. Tudo isso garantindo a conservação da arquitetura tradicional e do acervo de grande valor histórico.

Com uma arquitetura do século XIX, o prédio foi totalmente reformado. Além de ser uma estrutura antiga, ele ocupa um quarteirão inteiro na cidade de Paris, o que dá pistas do tamanho da complexidade do projeto.

Para que a biblioteca não fosse completamente fechada durante todo o período, a obra foi dividida em duas fases. A primeira durou entre 2011 e 2016. Já a segunda foi de 2017 a 2021. Saiba mais a respeito no nosso artigo de hoje!

Conheça a Biblioteca Nacional da França

A Biblioteca Nacional da França, na verdade, reúne diferentes prédios históricos que dispõem não só de livros, mas também de manuscritos, mapas, moedas e antiguidades, entre outros materiais e coleções importantes. Os espaços ainda recebem exposições e programações culturais. 

São eles:

  • Biblioteca Richelieu: um dos principais prédios junto ao François-Mitterrand. Abriga salas de leitura, a Biblioteca do Instituto Nacional de História da Arte (INHA) e a Biblioteca da École Nationale des Chartes (ENC);
  • Biblioteca do Arsenal: reúne documentos para consulta em salas de leitura, além de receber conferências, exposições e concertos relacionados às suas coleções;
  • François-Mitterrand: conta com duas bibliotecas, uma para o público em geral e outra para pesquisadores;
  • Ópera: com museu e biblioteca. Além das salas de leitura, abriga exposições permanentes e temporárias;
  • Biblioteca Jean-Vilar: reúne um grande acervo sobre artes.
Detalhe da cúpula da Sala Oval da Biblioteca Richelieu, em Paris
Detalhe da cúpula da Sala Oval da Biblioteca Richelieu, em Paris (Foto: JC Ballot/OPPIC/BnF)

Para arquitetos e designers, a Biblioteca Nacional da França é parada obrigatória em uma visita a Paris. Principalmente a Biblioteca Richelieu, um prédio antigo e suntuoso, cheio de história.

Ela está entre as mais importantes do mundo, ao lado da Biblioteca François-Mitterrand. Sua origem é a Biblioteca Real, com coleções de antigos reis da França. Por isso, reúne títulos de mais de 500 anos.

A Biblioteca Nacional da França começou a ser chamada assim a partir de 1994. Seu objetivo é manter viva a memória e o patrimônio do país, de modo a garantir o acesso às futuras gerações.

Gabinete do Rei está entre espaços reformados na Biblioteca Nacional da França
Gabinete do Rei está entre espaços reformados na Biblioteca Nacional da França (Foto: JC Ballot/OPPIC/BnF)

Confira como foi a reforma da Biblioteca Nacional da França

O Richelieu, que faz parte da Biblioteca Nacional da França, já passou por diferentes reformas ao longo dos anos. Entre 1936 e 1938, por exemplo, foram construídos dois pavimentos subterrâneos na área do acervo central. Em 1959, mais cinco andares superiores foram erguidos.

Em 2011, sob o comando dos arquitetos Bruno Gaudin e Virginie Brégal, teve início mais uma grande reforma da Biblioteca Nacional da França. A intenção era modernizar questões como segurança e acessibilidade, além de restaurar e preservar a arquitetura francesa original.

Imagem em 180º da Salle Labrouste dá a dimensão de seu tamanho
Imagem em 180º da Salle Labrouste dá a dimensão de seu tamanho (Foto: BeyondDC)

Para que o prédio não ficasse fechado por muito tempo, o projeto foi dividido em duas partes. A previsão da entrega final era 2020 — mas, com a pandemia, passou para 2021.

A primeira etapa aconteceu entre 2011 e 2016. Nesse período, houve a remodelação da área que fica ao longo da Rue de Richelieu. Espaços para exposição e educativos, lojas, livraria e café ganharam atenção nessa fase.

Já entre 2017 e 2021, a outra parte da Biblioteca Nacional da França foi renovada. A área ao longo da Rue Vivienne contempla o Gabinete do Rei, um museu e uma sala oval.

Biblioteca Nacional da França ocupa todo o quarteirão e tem formato de quadrilátero
Biblioteca Nacional da França ocupa todo o quarteirão e tem formato de quadrilátero (Foto: Adelphilos)

Restaurações misturam modernidade e referências da arquitetura original

Para definir como seria a reforma da Biblioteca Nacional da França, os arquitetos responsáveis estudaram tanto a história quanto a estrutura do prédio.

Uma das atualizações foi para facilitar o trânsito de visitantes. Modernas passarelas de vidro foram instaladas na parte externa da Biblioteca Richelieu para tornar mais rápido o acesso a alguns ambientes.

Biblioteca Richelieu ganhou passarelas de vidro, escadas e elevadores com a reforma
Biblioteca Richelieu ganhou passarelas de vidro, escadas e elevadores com a reforma (Foto: JC Ballot/BnF/Oppic)

Além disso, escadas e elevadores melhoraram o acesso às coleções, de modo a tornar os espaços mais inclusivos.

Na área onde fica o acervo central, a restauração começou ao remover modificações feitas entre as décadas de 1930 e 1950. 

Essa etapa deixou à mostra a estrutura de ferro projetada pelo arquiteto Henri Labrouste, um dos primeiros a usar metal nas construções.

Assim, foi possível renovar e complementar a arquitetura do local com materiais mais modernos, como aço, alumínio e luzes de LED.

Outro ponto importante da reforma da Biblioteca Nacional da França foi a restauração da famosa Salle Labrouste. 

A icônica sala de leitura, criada por Labrouste, teve suas cores restauradas, o que deu mais vida ao ambiente.

O local tem 400 lugares em uma estrutura ampla, com pé-direito muito alto e farta iluminação natural, que vem tanto de janelas quanto de claraboias. 

Para essa fase, houve o auxílio de Jean-François Lagneau, arquiteto-chefe do Conselho Internacional de Monumentos Históricos.

Visite a Biblioteca Nacional da França

Para quem quer conferir o resultado da reforma da Biblioteca Nacional da França, é possível visitar a Biblioteca Richelieu de segunda a sábado, das 9 às 20h.

O espaço fica na Rue de Richelieu, 58, em Paris. Já os preços variam de € 5 a 50, a depender de quanto tempo você pretende passar no local.

Sala de manuscritos é outro importante espaço reformado na Biblioteca Nacional da França
Sala de manuscritos é outro importante espaço reformado na Biblioteca Nacional da França (Foto: JC Ballot/BnF)

Vale ressaltar que, por ainda estarmos em uma crise sanitária, os visitantes precisam apresentar um certificado de saúde para acessar exposições e eventos. No entanto, ele está dispensado para as visitas às salas de leitura.

Para mais informações, é possível acessar o site oficial da Biblioteca Nacional da França.

A França é, sem dúvidas, um deleite para quem gosta de arte e arquitetura. Além dos atrativos da capital, Paris, há outras atrações em cidades próximas. 

Esse é o caso da Château La Coste, um museu a céu aberto que fica no meio de uma vinícola na região sul do país. Descubra como arquitetura e vinho se complementam por lá!

Foto de destaque: Sala Oval é um dos destaques da Biblioteca Nacional da França (Foto: JC Ballot/BnF/Oppic)

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Biblioteca Nacional da França está de volta...

Biblioteca Nacional da França está de volta após reforma de 10 anos

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies