13.12.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Decór clássico em preto e branco fica ainda mais charmoso com os veios do porcelanato que reproduz mármore (Projeto: Jayme Bernardo e Glei Tomazi)

Banheiro: guia completo de decoração e estilo

 minutos de leitura
calendar-blank-line
13.12.2021
Vai decorar o seu banheiro novo? Veja este guia completo com todas as dicas de revestimentos, acessórios, designs e estilos para criar um ambiente único!
minutos de leitura

Para alguns, ele é um lugar de puro relaxamento, para outros, um ambiente único para um momento de privacidade. E ainda há os que digam que é no banheiro que se pode ter grandes ideias, fazendo desse ambiente uma verdadeira fonte de inspiração. Seja lá qual for a sua preferência, os banheiros são um espaço importante da sua casa. 

Para ouvir o artigo completo, clique no play abaixo:

Algumas dicas para construir o banheiro ideal: o gasto no ambiente chega a 30% do total da reforma ou construção de toda a casa, por isso é preciso atenção na escolha dos materiais. Deve-se evitar, por exemplo, o uso de madeiras e priorizar porcelanato, cerâmicas e vidros, que são mais higiênicos e facilitam a limpeza. 

Neste post, trazemos tudo o que você deve saber para aplicar no seu projeto de banheiro e renová-lo com os melhores estilos e materiais. Acompanhe! 

1. Quais são os tipos de porcelanato ideais para banheiro? 

Apesar de serem poucas as opções de tipos de porcelanato para revestir paredes e pisos de banheiro, há muitas possibilidades dentro delas. 

Porcelanato natural ou polido para parede 

O porcelanato confere mais destaque para paredes de banheiro. O motivo é que ele forma um bom jogo de contraste entre o piso levemente brilhoso (polido) e a superfície fosca (natural) na parede.  

Banheiro
Casar texturas e tons é uma boa aposta para revestir banheiros (Projeto: Portobello S.A.)

Para o piso, deve-se buscar os revestimentos menos escorregadios, bem resistentes a impactos e com o menor nível de porosidade. Nesses quesitos, o porcelanato esmaltado do tipo natural (ou acetinado) é perfeito, pois ele consegue atender a cada critério com alta qualidade. 

Acabamentos do porcelanato 

No quesito acabamento, há duas opções de bordas de porcelanato para banheiro: retificado e bold. No primeiro modelo, há perfeição de encaixes entre cada peça, pois ela é bem reta, facilitando a mão de obra e economizando o rejunte. 

Já o porcelanato bold é arredondado, e exige mais rejunte para que se chegue a um bom nivelamento entre cada peça e vão rejuntado. 

Diante dessas opções, não há uma regra estrita para a escolha do porcelanato para banheiro. Porém, ir pelo porcelanato retificado simplifica a obra e garante um visual muito avançado, além de resistente para longos anos.  

2. Por que usar as bancadas de porcelanato no banheiro? 

Trazer mais sofisticação para o seu banheiro implica escolher peças avançadas em muitos sentidos. Atualização, funcionalidade e conceito podem ser destacados como uma tríade obrigatória para esse ambiente. E esses três quesitos são cumpridos facilmente pelas bancadas de porcelanato. 

A bancada é um dos mobiliários mais avançados em porcelanato tanto para o banheiro quanto para outros ambientes.  

Banheiro
As bancadas de porcelanato continuam com a mesma qualidade por muitos anos, dadas as grandes vantagens do material (Projeto: Portobello S.A.)

3. Quais são as vantagens de decorar o seu banheiro com bancadas de porcelanato? 

Quanto maior é o banheiro, mais possibilidades se abrem para decorar com a bancada de porcelanato. Contudo, isso também vale para os ambientes compactos, uma vez que as bancadas conseguem se encaixar em vários espaços. 

Garantem alta qualidade de acabamento 

Com menos rejunte aparente e uniões perfeitas entre cada placa de uma bancada de porcelanato, o acabamento fica singular. Fotos de grandes projetos provam essa afirmação e vão além. 

Reúnem ampla variedade de layouts 

Os formatos e modelos de bancadas de porcelanato são tão extensos como sua matéria-prima. Então, vale conhecer cada design. 

Conheça os principais modelos de bancadas de porcelanato: 

  • Designs inusitados: apesar de não serem concebidas como bancadas, atuam como tal, como as pias da linha Ícaro, criadas em parceria da Portobello com o designer Jader Almeida; 
  • Gabinete em metal debaixo: para apoiar as peças de porcelanato em cima, o gabinete de aço pintado confere um clima industrial para banheiros e lavabos; 
  • Peças modulares: mudar a posição das bases para acomodar sabonetes e outros itens de higiene pessoal conferem um design diferente; 
  • Peça inteiriça: bancadas em estilo monobloco criam uma impressão de grande imponência; 
  • Com gavetas debaixo: unir o útil ao belo é a vertente desse padrão de bancada; 
  • Com cuba e pia: clássica e eficiente para ambientes maiores. 

Têm alta adequação ao projeto 

O porcelanato conserva ajustes finos para qualquer projeto, pois, com técnicas e ferramentas de corte atuais desenvolvidas pela Officina Portobello, é possível cortá-los da maneira como o ambiente pede. 

É o porcelanato retificado que fica responsável pelas uniões perfeitas entre cada “fatia” da bancada. O motivo é que ele tem bordas extremamente retas, que conferem um encaixe único e deixam imperceptíveis as linhas que dividem cada pedaço. 

Reproduzem vários materiais 

Como as bancadas de porcelanato são feitas com o mesmo revestimento de paredes e pisos, elas reproduzem os mesmos materiais na peça. Mármores em sua imensa variedade, madeiras e seus veios e texturas, granito, pedras, entre tantos outros são algumas possibilidades dessa reprodução. 

Bancada de porcelanato em banheiro
O porcelanato esculpido dá forma às bancadas e enaltece esse material sublime da arquitetura e decoração (Projeto: Portobello S.A.)

Têm diversos tamanhos 

As bancadas de porcelanato podem ser dimensionadas conforme o projeto do banheiro requer. Assim, tanto os projetos compactos como os grandes podem ser contemplados com essas joias esculpidas no material clássico da arquitetura. 

Facilitam a limpeza 

O porcelanato é bem diferente de materiais como o mármore ou o granito, que são difíceis de serem limpos e acumulam sujeira ao longo dos anos de uso. 

As bancadas de porcelanato repelem líquidos, não acumulam sujeira e podem ser limpas com uma espuma macia e detergente neutro. Não tente usar esponjas abrasivas, pois elas deixam o material fosco. 

4. Quais são os mobiliários que podem ser usados no banheiro? 

Os armários devem se apresentar com portas ou gavetas para evitar que os produtos armazenados sejam contaminados. Uma tendência de mercado é o reaproveitamento de armários antigos que podem ser usados para estes fins e que deixam o seu com um ar de contemporaneidade. 

Se o banheiro for pequeno, um grande espelho bem posicionado e cores claras podem dar a impressão de aumento.  

Decoração com plantas em banheiro
Plantas e flores “quebram o gelo” deste cômodo da casa, dando um ar de aconchego e leveza ao banheiro (Projeto: Fabio Amorosi)

Veja outras ideias e aplicações que estão em alta em banheiros: 

  • Banheira: clássica, ela tem seu quê dentro do que se considera mobiliário para banheiro, portanto, deve ser pensada para reforçar o décor; 
  • Gabinete: em aço, eles sustentam pias e bancadas de porcelanato e outros materiais, compondo e servindo de estética moderna; 
  • Cadeiras: poltronas e cadeiras são bem-vindas em projetos de banheiros amplos, garantindo mais conforto e originalidade; 
  • Prateleiras: perderam um pouco de espaço para os nichos, mas ainda são muito úteis e funcionais para a decoração; 
  • Cabideiro: curinga para pendurar roupas, que pode ser de designs diferentes. 

5. Por que aproveitar a versatilidade dos nichos para o banheiro? 

Há dois tipos de nichos de porcelanato para banheiro: o interno e o externo. No primeiro modelo, é preciso dimensionar a parede para receber a peça embutida. Enquanto no outro, o nicho pode até ser aplicado em ambientes prontos, pois ele vai se adaptar ao espaço. 

Nichos em porcelanato para banheiro
Nichos estão em alta e são práticos para apoiar de itens de higiene a decorações (Projeto: Portobello S.A.

6. Quais são as vantagens de decorar banheiro com nichos? 

Os nichos de porcelanato têm muitos benefícios para serem deixados de lado quando a sua ideia é criar um banheiro único. Depois de descobrir o potencial dessas peças, a chance de que o seu projeto vá usá-los é alta. 

Adaptam-se facilmente ao projeto 

Seja para um projeto que esteja em desenvolvimento ou para um banheiro que precisa de algumas mudanças sutis, decorar com nichos é sempre fácil. 

O motivo de tanta adaptabilidade dessas peças é que os nichos podem ser produzidos manualmente. A partir de lastras com acabamento retificado, cortadas na medida que o ambiente comporta, o projeto é resolvido em pouco tempo. 

Além disso, com a qualidade de ser um material ilimitado em temas, há muitas possibilidades de décor. Use a criatividade e explore a magia das combinações e contrastes dos nichos em seu projeto. 

Garantem muita durabilidade 

A durabilidade do porcelanato também se estende da mesma forma para os nichos. Assim, esses acessórios decorativos para banheiro conseguem se manter intactos por um longo prazo, mantendo sua estética original. 

Facilitam a limpeza

A limpeza do nicho é bem simples e se assemelha à que é feita nos revestimentos de pisos e paredes. Então, deixar o seu banheiro mais limpo e bonito é muito prático. 

Têm diversos temas 

Madeira, mármore, preto, branco, colorido. O porcelanato e as lastras alcançaram quase todas as reproduções de materiais, logo, os nichos também.  

Nicho de porcelanato em banheiro
Nichos são “braços” dos porcelanatos esculpidos, e se estendem na mesma proporção (Projeto: Portobello S.A.)

São fáceis de instalar 

Os nichos são bem simples de serem instalados, e isso vale para os modelos interno e externo. Com uma mão de obra especializada ou ao estilo DIY, a partir de vídeos e manuais de instrução, tudo é resolvido em pouco tempo. 

Têm vários layouts 

Os nichos não são restritos ao layout clássico de serem tipo uma gaveta na parede. Eles podem simplesmente funcionar como uma extensão de um móvel, em alto ou baixo relevo, assim como formar gabinetes quando são usados em maior escala. 

Portanto, não faltam estilos decorativos quando a proposta do banheiro vai ao encontro de usar nichos de porcelanato na parede. 

7. Quais são os acessórios que podem decorar o banheiro? 

Você deve dar foco total à porta, pia e louça quando estiver na fase de acabamentos da obra. 

Cuba para banheiro, linha Michelangelo Portobello
Os acessórios são as “cerejas” do banheiro, porque mostram a atenção aos detalhes (Projeto: Portobello S.A.

Veja os principais tipos de acessórios que podem ser agregados ao banheiro: 

  • Cestos: muito úteis para o banheiro, são encontrados em materiais como o vime, plástico, aço inox, entre outros, em dezenas de cores e designs; 
  • Plantas: cuide para que elas recebam as regas e a luz solar ideais, além de ficarem em vasos que combinem com o décor; 
  • Porta-toalhas: modelos arrojados em cores como o rose gold, cobre ou o preto, devem ser somados a designs diferenciados; 
  • Quadros: se o ambiente comporta e há paredes que pedem por um preenchimento a mais, pode apostar neles; 
  • Aromatizadores: em cima da pia ou escondidos, basta escolher a essência que combina com aquilo que o ambiente expressa; 
  • Velas: para decorar e ainda servir de iluminação à noite, para deixar a casa mais aconchegante; 
  • Registros: escolha modelos que vão ao encontro do estilo adotado no ambiente; 
  • Lixeira: um item que não precisa ser expressivo, mas que deve ser notado e prático; 
  • Luminária: ela vai ressaltar a primeira impressão do banheiro; 
  • Maçaneta: invista nesse acessório que compõe a decoração. 

8. Quais são as vantagens de usar pastilhas no décor do banheiro? 

Para dar um ar de contemporaneidade ao seu banheiro, as pastilhas para banheiro são uma das melhores aliadas. Há bons motivos que tornam esses pequenos revestimentos cerâmicos uma das melhores alternativas para fazer uma decoração original. 

Banheiro decorado com pastilhas Portobello
Saber aplicar as pastilhas em seu projeto de banheiro fará dele mais do que o cartão de visitas, a estrela da casa (Projeto: Portobello S.A.

Confira quais são as melhores vantagens das pastilhas para o seu banheiro: 

  • Materiais: as pastilhas são feitas em cerâmica, porcelana ou vidro, entregando soluções adequadas para diversas áreas do banheiro; 
  • Formatos: redondos, quadrados, cúbicos, hexagonais ou disformes, há uma variedade de formas dessas pequenas cerâmicas; 
  • Entregam uma sorte de cores: dos tons neutros aos mais vivos, há sempre mais de uma opção para combinar com o seu estilo; 
  • Facilidade de aplicação: são tranquilamente assentadas sob paredes, unindo o útil ao agradável em vários sentidos; 
  • Desenhos à sua escolha: crie mosaicos com as pastilhas e traga o poder da arte para o banheiro; 
  • Diferentes acabamentos: brilhoso, fosco, arredondado, retificado, entre outros. 

9. Quais são os layouts de decoração com pastilhas? 

As pastilhas oferecem uma gama imensa de layouts para banheiro. Ou seja, essas pequenas peças de porcelana se mostram com possibilidades ilimitadas tanto quanto os grandes formatos e as lastras de porcelanato. 

Faixa ao meio da parede 

A clássica faixa que divide a parede ao meio pela horizontal é uma das primeiras imagens que vem à mente quando se trata de pastilhas para banheiro. Em suma, elas combinam com decorações mais práticas, mas podem ser incorporadas a estilos ousados. 

Revestimento de peças 

Se o seu projeto de banheiro pretende receber uma banheira, gabinete abaixo da pia e cuba, entre outros mobiliários e peças aparentes, vale revesti-los com pastilhas. Essa jogada ressalta a peça em questão e traz as vantagens do porcelanato. 

Uma união perfeita entre peça, tom e formato, que cria um efeito surpreendente para esse cartão de visitas de casas e apartamentos. 

Metade da parede 

Instalar pastilhas do meio da parede até o piso vai além de garantir uma estética clássica.  

Tais peças têm superfície fácil de limpar e repelem água, ou seja, duas coisas altamente requisitadas na conservação de um banheiro. Portanto, se quiser somar estilo e facilidade de manutenção, esse layout 50/50 é uma boa aposta. 

Parede inteira 

Uma parede inteira feita de pastilhas atrai atenção. Nos projetos, esse layout é usualmente feito em apenas uma parede, pois, mesmo em tons neutros, há uma mão de obra considerável para a execução. 

Pastilhas em banheiro, linha Cúbica Portobello
Usar pastilhas em uma parede inteira deve ser bem calculado, para não causar um efeito sobrecarregado (Projeto: Portobello S.A.

Detalhes 

Tais revestimentos funcionam muito bem para servirem de detalhes na parede. Esse layout garante uma rápida instalação de outros revestimentos, como o porcelanato. 

Enquanto um revestimento atua como o principal no banheiro, a pastilha é a “cereja do bolo” que finaliza o ambiente. 

Mosaico 

Os mosaicos e outros desenhos que podem ser criados com as pastilhas são mais um dos diversos layouts que estas joias em porcelana permitem. Nesse quesito, vale usar a criatividade e apostar em imagens que combinem com o visual do ambiente. 

Banheiro
A linha Bonbon, da Portobello, possui formas irregulares que remetem à forma de pequenos doces, criando um mosaico único (Projeto: Portobello S.A.)

Contar com a ajuda de um profissional da área é essencial nesse momento, pois eles irão dimensionar a imagem e definir o que será criado, de acordo com seus gostos. 

10. Quais são os principais tipos de acabamentos para usar na decoração de banheiro? 

Revestimento linha Gouache Portobello, decora banheiro
O acabamento do porcelanato é essencial no efeito visual do conjunto da obra (Pro: Portobello S.A.)

No mundo do porcelanato há muitas alternativas que podem ser colocadas à mesa para a sua escolha. 

Conheça os principais tipos de acabamentos para usar: 

  • Brilhoso: brinca com a ilusão do alto relevo; 
  • Monocromático: fica chapado e uniforme; 
  • Aquoso: dá um efeito de tinta guache; 
  • Vivo: confere mais realce; 
  • Fosco: o mais discreto. 

11. Como decorar com revestimentos de personalidade? 

No que diz respeito ao revestimento para banheiro, há várias possibilidades para adornar o ambiente com a garantia de beleza, segurança e alta durabilidade. Abaixo, apresentamos algumas opções que podem rechear o seu espaço com a mesma intensidade. 

Linha Nordik

Se a madeira sofre com as condições úmidas de um banheiro, optar pelo porcelanato que reproduz esse material é a solução ideal. Pois o vapor d’água e a umidade típicas de banheiros não agridem o porcelanato.  

Banheiro
Nordik é uma lastra de porcelanato que reproduz a madeira em tons castanhos e veios escuros (Projeto: Portobello S.A.)

Linha Atmosfera 

Espectro, Eclipse, Ar, Aura, entre outras formam a Atmosfera, a linha de porcelanato esculpido da Portobello. Tais obras foram criadas em parceria com o designer de joias Antonio Bernardo, e são capazes de cravar uma grande identidade sensorial ao banheiro. 

Lastras 

As lastras são as grandes joias da Portobello, literalmente. As peças de porcelanato em medidas acima de 90x180cm transbordam possibilidades de decoração para qualquer banheiro. 

Banheiro
Seja para os banheiros compactos ou grandes, a coleção de lastras da série Unlimited tem soluções perfeitas (Projeto: Portobello S.A.)

12. Como garantir a sustentabilidade no projeto de banheiro? 

Pensar na sustentabilidade como uma das características que o seu banheiro deve ter é uma ótima forma de conquistar um ambiente alinhado ao que o meio ambiente exige. 

Nesse sentido, dê vazão às novas tecnologias, materiais e designs que privilegiam a economia e valorizam os recursos naturais. 

Porcelanato como o material principal 

Sustentabilidade quer dizer que a cadeia toda de um produto está imersa em formas menos agressivas de uso de recursos naturais. E também com formas inteligentes de aplicação e descarte. 

Banheiro, linha Marea Portobello
O porcelanato conserva em todas as suas etapas, os menores impactos ao meio ambiente (Projeto: Portobello S.A.

Conheça os principais atributos sustentáveis do porcelanato: 

  • Gera pouco entulho, especialmente em grandes formatos e lastras, que garantem amplo preenchimento de áreas; 
  • Não deteriora grandes áreas para ser extraído, como na mineração de pedras para extrair o mármore e o granito; 
  • Garante conforto térmico, reduzindo o uso de ar-condicionado e outros sistemas de climatização; 
  • Reproduz diversos materiais com alta fidelidade. 

Sistemas hidráulicos econômicos 

Investir em um banheiro de qualidade deve priorizar sistemas que são desenhados com o foco na economia. Isso vale principalmente para o vaso sanitário, chuveiro e banheira. 

Desse modo, busque produtos que sejam econômicos no uso da água. Duchas, registros e redutores de pressão, assim como torneiras inteligentes, são opções sustentáveis. 

Iluminação de LED 

Conferir mais requinte ao seu banheiro pede por uma boa iluminação artificial. Assim, a melhor estratégia para fazer uma iluminação que seja ao mesmo tempo econômica e espetacular é apostar em um projeto luminotécnico.  

Este deve ser projetado por um profissional da área, que vai buscar os melhores formatos, quantidades de luzes e layouts no ambiente. Nessa hora, priorize a luz de LED, que é econômica e traz um ótimo resultado quando tem um projeto por detrás. 

Iluminação natural 

Garantir uma boa iluminação natural, seja através de aberturas no teto ou por janelas, é um meio eficiente de trazer mais beleza ao ambiente, além de economia. 

Um dos motivos é que com mais luz natural pelo espaço, menos é preciso usar lâmpadas. A outra razão é que espaços que recebem boa luminosidade entregam uma sensação de bem-estar maior. 

Banheiro
A luz do sol é ainda mais importante quando o assunto é qualidade de vida e bem-estar

13. Quais são as principais inspirações e estilos de decoração de banheiro? 

Há diversos estilos que você pode conferir ao seu banheiro, como o contemporâneo, minimalista e o moderno. Cada um revela um aspecto diferente do mesmo ambiente. 

Contemporâneo 

Revestimentos claros e que reproduzem pedras, bastante iluminação natural e elementos que remetem à modernidade compõem alguns dos guias desse estilo. 

Banheiro contemporâneo
Invista em peças que demonstram vivacidade ao mesmo tempo em que trazem uma sensação de equilíbrio (Projeto: Patricia Pomerantzeff

Preto e branco 

O estilo em preto e branco dialoga bem com o clássico e o moderno, e pode ser trabalhado dentro de qualquer perfil de decoração de banheiros. 

Dessa maneira, usar um piso branco e revestimento de parede preto, tanto nos grandes formatos, pastilhas ou lastras, tem ótimo caimento.  

Banheiro com decoração preto e branco
Seja com os temas de mármore, madeira, pedra ou em cor chapada, as combinações tendem funcionar muito bem (Projeto: Jayme Bernardo e Glei Tomazi)  

Cores vivas 

O banheiro é um ótimo espaço para brincar com os tons vivos. Contudo, eles devem ser usados com moderação para não causarem um impacto enjoativo. 

Experimente usar revestimentos claros ou aplicar tons como o azul, laranja, vermelho ou amarelo, com pastilhas no layout de faixa ou parede inteira. 

Para incrementar a aposta, você também pode ir pelo caminho das decorações e acessórios revestidos em tons mais expressivos. 

Minimalista 

O minimalismo invadiu o Ocidente, especialmente na decoração de banheiros. Estes espaços só precisam de poucas peças e um toque de natureza para que esbanjem a essência do décor oriental. 

Moderno 

O moderno abre espaço para o inusitado, que pode tanto mesclar vários estilos como se valer do perfil modernista, no qual ele se apoia com mais força. 

Acessórios em madeira, tons claros e vivos para causar contraste e acessórios metálicos fazem parte de um banheiro modernista. 

Clássico 

Porcelanato que reproduz mármore, cor branca ou preta, espelhos grandes e janelas em estilo clássico.  

Banheiro, revestimento Bleu de Savoie Portobello
Peças robustas como as lastras, mostram a força desse estilo que perdura por muitos anos com a mesma solidez (Projeto: SP Clay Rodrigues

Japandi 

Mais uma decoração derivada do Oriente, ela provém do encontro bem sucedido do minimalismo japonês com o décor escandinavo. Cores predominantemente neutras, uso de madeira, arranjos florais e grandes espaços vazios dão o corpo do Japandi. 

Conforme a arquitetura, o design de interiores e os materiais de construção evoluíram, os banheiros ganharam novos conceitos ao longo do tempo. Assim, esses ambientes estão muito envolvidos com o bem-estar e a sensação de aconchego que pode ser transmitida através de uma boa decoração.  

Nesse sentido, para imprimir as melhores sensações no banheiro, você deve usar ao seu modo as dicas deste post. Combiná-las à sua personalidade é o que vai transformar o seu banheiro em uma referência em décor. 

Para fazer um projeto bem delineado de banheiro, você também deve contar com a ajuda de bons lojistas. Conheça a solução completa das lojas Portobello Shop para banheiros! 

Capa: Decór clássico em preto e branco fica ainda mais charmoso com os veios do porcelanato que reproduz mármore (Projeto: Jayme Bernardo e Glei Tomazi)

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Banheiro: guia completo de decoração e esti...

Banheiro: guia completo de decoração e estilo

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas
Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies